Geral

Significado de idiota: entenda a origem desta palavra

O que é?

Idiota significa ignorante, isto é, sem inteligência, bom senso ou discernimento. Diz respeito a algo ou alguém tolo, pateta ou estúpido.

Entenda melhor o significado de idiota e a origem da palavra

A palavra idiota vem do termo grego idiótes, que quer dizer “pessoa leiga” ou “pessoa sem habilidade profissional”, ou seja, o oposto daquela que desenvolve algum trabalho especializado. Mas, na realidade, nem sempre a palavra idiota carregou o significado “pesado”, digamos assim, que conhecemos hoje.

O sentido primitivo da palavra idiótes era o de “homem privado”, ou seja, que estava ocupado com os seus próprios afazeres, afastado de qualquer função na gestão pública ou sem interesse em qualquer assunto de ordem pública.

Inclusive, na antiga sociedade grega, dizer que alguém era idiótes era o mesmo que se referir a uma pessoa “sem instrução”, já que só se tomava parte na vida pública quem fosse inteligente.

Somente após o termo se popularizar por meio do latim idiota, ganhando versões em diferentes línguas, foi que a palavra passou a ser utilizada com fins pejorativos. Afinal, naturalmente, como já acontecia no próprio grego, a condição de ser identificado como um “homem privado”, ou seja, de leito no âmbito do Estado, já representava uma marca de inferioridade de classe.

Por isso, quando chegou ao latim, a palavra idiota já trazia, junto ao que se entendia como “pessoa simples, sem instrução, iletrada”, o significado de “pateta, parvo, tolo”.

Veja também:

Significado de idiota

Significado “psiquiátrico” de idiota no século 19

Mais tarde, mais especificamente em meados do século 19, a psiquiatria passou a designar uma pessoa idiota como alguém que sofria de idiotia, isto é, “retardo mental grave”, o que agravou ainda mais o peso da palavra.

Portanto, no sentido psiquiátrico, idiota refere-se a um indivíduo com deficiência mental, com grau avançado de atraso mental, geralmente, ligado à lesões no cérebro. Quando em estado de idiotia, o paciente que sofre dessa patologia possui as capacidades vitais reduzidas, como se estivesse em estado de coma.

Gostou de entender o significado de idiota? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

About the author