Geral Expressões em inglês

O que é DIY? Entenda e saiba como fazer

A sigla DIY é original do termo inglês “Do It Yourself”, que traduzido significa “Faça você mesmo”. Refere-se à uma prática de construção, modificação ou reparação das coisas sem a ajuda direta de especialistas ou profissionais. Ou seja, literalmente um faça você mesmo.

A técnica incentiva a criação própria de objetos, que antes apenas especialistas eram capazes de produzir. Além disso, é uma boa opção para o reaproveitamento de utensílios e até de materiais recicláveis.

Veja também – Significado de cronograma capilar

Na internet a sigla ganhou ainda mais popularidade através de vídeos criativos e divertidos demonstrando diversas maneiras de customizar, renovar e criar itens. E não só isso, o DIY vai além dos objetos, dicas de tratamentos capilares, por exemplo, que antes eram exploradas apenas por especialistas na área e salões de beleza, hoje estão populares nas redes.

Como surgiu o DIY?

Na década de 50 a frase “Do It Yourself” já tinha começado a ser usada nos Estados Unidos. Nessa época, a tendência de customizar a própria casa e produzir projetos de decoração, a fim de reduzir custos e estimular a criatividade, já era bem recorrente.

A técnica ganhou força, principalmente, a partir do cenário punk underground, em que bandas e músicos contavam com uma produção completamente independente (desde a composição até a divulgação e a venda).

Além disso, muitos enxergavam como uma maneira de protestar contra o capitalismo e o consumismo, já que a ideia era fazer com que todos fossem capazes de produzir o que consumissem.

O DIY foi se popularizando através dos anos, e hoje em dia está atrelado à uma técnica de sustentabilidade, já que a reutilização de materiais diminui a quantidade de lixo e desperdício. Desse modo, o DIY amplia a visão de uso dos materiais, garantindo um melhor aproveitamento de peças que antes seriam descartadas.

DIY Ideias

Você pode aplicar a técnica DIY em qualquer objeto que perdeu “a utilidade” em sua casa. A ideia é ressignificar a peça, sem precisar de muitos recursos ou de muitas artimanhas profissionais.

O DIY te permite criar uma peça inteiramente nova, com materiais simples de serem encontrados, ou customizar e recriar. A única coisa necessária, além dos materiais, é a sua técnica e capricho.

A internet oferece diversas dicas de DIY, para qualquer coisa que você precise fazer, desde uma maquiagem até uma mesa para sua sala. Inclusive, atualmente muitos estão prezando por essa ideia e fazendo eles mesmos as próprias decorações de casa.

Um exemplo bem comum é na área da decoração. A única coisa que você precisa se esforçar um pouco é na criatividade. Analise o local que será decorado, e a partir dele pense em materiais que poderiam ser reutilizados para acrescentar uma bela decoração.

Em um quarto infantil, é legal utilizar brinquedos e até desenhos das crianças como uma forma de decoração fácil e criativa, sem tirar muito da carteira. Recortes de figuras em papel podem se transformar em telas de abajur com sombras no formato recortado.

Veja também:

 

About the author

Vitória Alice