Expressões em inglês

Drive Thru: O que é? Confira definição, origem e exemplos

Às vezes a rotina é tão pesada que mal dá tempo de parar para comer direito, né? Para isso que o drive thru foi foi pensado. É um serviço rápido oferecido, normalmente, por muitos restaurantes, onde você pode pedir e retirar seu alimento sem que você precise sair do seu carro.

Quando surgiu o drive thru?

O serviço de drive thru se deu início pelas grandes franquias de fast food nos Estados Unidos. O método se expandiu mundo afora, e hoje é bem comum muitos restaurantes apresentarem a opção de drive thru.

Embora seja mais comum o uso de drive thru, o termo completo, na verdade, é drive-through. O thru é derivação do trough, que significa “através” em português.

Além disso, também pode ser usado a expressão “drive in”.

Não há uma tradução exata em português, já que drive e through, traduzidos de maneira literal, compõem uma palavra um pouco incoerente, “dirigir através”. Desse modo, a palavra inglesa foi simplesmente encaixada no vocabulário brasileiro.

Como funciona o sistema drive thru?

O drive thru foi criado para facilitar a vida de muitos clientes de redes de fast food e afins. Em restaurantes que oferecem esse sistema, o cliente, dentro de seu carro, dirige até uma área específica para realizar seu pedido, e após um tempo de espera, ainda dentro do carro, o cliente é direcionado até a área em que o pedido é retirado.

Na Europa é comum o uso do termo drive-in, e é designado para todos os serviços em que o cliente é servido dentro de seu carro. Nos países europeus, esses serviços não são exclusivos apenas para redes de restaurantes fast food, mas também à farmácias, supermercados, e até bancos.

Já nos Estados Unidos, usa-se drive-in para aqueles serviços onde os clientes são encorajados a pedir e consumir no interior de seu carro. Ou seja, há um local de estacionamento específico para esse tipo de serviço. Diferente do drive thru, onde o cliente é encorajado a deixar o estabelecimento após a retirada do pedido.

No Brasil, é mais comum os estabelecimentos, principalmente restaurantes, oferecerem os serviços de drive-thru. Mas ainda assim, existem áreas que apresentam serviços drive in, como cinema drive-in, que o espectador aproveita o filme no interior de seu carro, em um largo estacionamento.

Veja também:

About the author

Vitória Alice