Língua Portuguesa

Sonso: o que significa? Qual os significados e usos?

Sonso é um adjetivo masculino. Normalmente é aplicado em conversas informais para descrever uma pessoa que pode ser considerada como tola. Aqui apresentamos seus significados e como você pode usar o termo e as diferenças entre ser sonso e se fazer de.

Os significados de sonso

Sonso possui mais de um significado.

Um deles é de que a pessoa pode ser inocente, devagar para compreender alguma situação. Não percebe quando estão querendo tirar vantagens dela. Muito menos compreende quando uma pessoa usa a outra.

Veja também – Significado de ergonomia

Para melhor compreensão, analisemos as seguintes frases:

  • Você é sonso! Ele acabou de por a mão no seu bolso e roubar a sua carteira. Por que você parou para conversar com um desconhecido?

Quando paramos para conversar com alguém que não conhecemos, podemos ter ou não o receio de que ela faça algo. No exemplo da frase, o indivíduo foi inocente e não se atentou que a pessoa com quem conversava poderia lhe fazer algum mal. Assim, acabou sendo enganada e não percebeu o furto.

Vejamos outro exemplo:

  • Ele é tão sonso que não percebeu que ela também estava apaixonada por ele. E ele ainda gosta muito dela. Agora ela foi embora para os Estados Unidos e ele está sofrendo.

Ou seja, nestes exemplo, um rapaz estava apaixonado por uma menina. Entretanto, tanto ele como ela não se declararam um ao outro. A moça acabou partindo e tanto ele como ela ficaram sofrendo por não terem ficado juntos. Aqui, se trata de ser sonso por não ter tomado uma atitude.

A palavra sonso pode ser utilizada com outro sentido. Não enquanto essa inocência, falta de atitude por medo e falta de sensibilidade para compreender determinadas situações mais periclitantes.

Em um sentido ainda mais pejorativo, sonso pode ser encarado como se fazer de inocente para se dar bem de alguma maneira. Ou aparentar ser uma pessoa sem más intenções quando se trata do contrário. Uma pessoa que finge ser bondosa, inocente e que finge não compreender as brigas pode ser sonsa.

No português usamos muito enquanto “se fazer de sonso”. Para melhor compreensão, vejamos os exemplos:

  • Ele se fez de sonso, mas me enganou! Fingiu ser meu amigo para ter acesso aos dados sigilosos da empresa.

No exemplo, se trata de alguém que foi enganado por outra pessoa. Um performou ser alguém confiável e amigo quando na verdade era o oposto e só queria se dar bem e ter acesso a certos dados.

Ou seja, usou alguém em benefício próprio.

Sonso

Vejamos mais um exemplo:

  • Para de se fazer de sonso. Como você não percebeu que ele odeia o outro? Eles nem falam oi um ao outro.

Aqui, são duas pessoas que não se dão bem. O sonso nesse caso finge que não percebe que as pessoas não se gostam. Ao fazer isso, ela pode provocar situações constrangedoras propositalmente. Ou até mesmo alimentar fofocas de um ao outro apenas para ver as pessoas brigarem e se deleitar com isso.

Sinônimos e antônimos

Você poderá usar como sinônimo de sonso:

  • Inocente;
  • Falso;
  • Hipócrita;
  • Enganador;
  • Esperto.

E entre seus antônimos:

  • Honesto;
  • Verdadeiro;
  • Franco;
  • Leal.

Você é sonso?

Se você está se perguntando se está em uma dessas situações, analise suas atitudes.

A primeira questão que deve se levantar é que tipo de sonso você seria. Aquele que realmente é inocente ou o que se faz.

No caso da primeira opção, não se culpe. Isso é comum. Pelo fato de acreditar que as outras pessoas carregam os mesmo valores que você, jamais irá imaginar que será enganado.

Até mesmo não verá maldade nas pessoas. Acreditando sempre nas palavras que elas pronunciam.

Entretanto, se você gosta de se fazer de sonso, é preciso ter atenção. Pois você sente prazer ao manipular as pessoas para conquistar algo.

Ser hipócrita não é uma virtude e não há nada que justifique tal atitude. Entretanto, se você já passou a se questionar, já é um passo para mudar sua prática.

Assim, se você for um stalker que adora usar as verdades que descobre para por as pessoas umas contra outras, questione-se o que isso pode te trazer de benefício. Verá que não te acrescenta em nada. Assim, tenha cuidado. Tal atitude não é interessante para você nem para ninguém.

Se fazer de sonso é somente uma maneira de mentir para as pessoas. Prefira a verdade e assim também conseguirá cultivar boas amizades em todos os setores de sua vida.

Sonso

O sonso é mais feliz?

Uma pessoa inocente é mais feliz? Isso depende da perspectiva de cada um.

Obviamente que ninguém gosta de ser enganado. Entretanto, uma pessoa sonsa também vê menos maldade na ação dos outros.

Não está a espera de uma facada pelas costas. Mas consegue ficar mais calma nas situações do dia a dia. Afinal, ela acredita no que os outros dizem.

Assim, se você é alguém muito desconfiado, talvez entenderá que o sonso jamais será feliz. Que de tanto ser enganado, acabará em ruínas.

Porém para outra pessoa mais positiva. Ser sonso pode ser uma oportunidade de não se estressar tanto. De ser mais good vibes.

Assim, ser sonso e feliz, depende da concepção de vida de cada um.

Como lidar com uma pessoa que “se faz de sonsa”

Porém, a maior dificuldade está em lidar com uma pessoa que quer te fazer mal. Que quer te enganar para conquistar algo.

Caso você tenha de conviver com uma pessoa dessas, fique sempre atento as atitudes dela. Observe quando ela faz muitos questionamentos sobre sua vida e sobre a vida dos outros.

E conte para ela pouco sobre você ou algo. Afinal, ela pode só estar querendo alguma informação, ou querendo provocar desentendimento de você com outras pessoas.

Tenha calma. De nada adiantará se você for para cima da pessoa e tentar tirar satisfações. Afinal, ela se faz de sonsa e poderá mentir alegando uma certa inocência.

Se possível, sempre se afaste daqueles que se fazem de sonso. Eles não acrescentarão nada em sua vida. Ao contrário, apenas te trarão recordações ruins no futuro.

About the author

yasmin