Uncategorized

O que significa talarico? Exemplos e definição

Talarico

Existem determinados termos que ouvimos outras pessoas falarem na rua e não fazemos ideia do que se trata. Uma nova gíria, uma nova forma de se expressar em uma determinada situação ou simplesmente algo que tem se tornado popular.

Muitos desses termos são efêmeros, ou seja, aparecem e desaparecem em um determinado período, mas existem alguns que chegam para se tornarem termos oficiais da nossa língua. É o caso da palavra talarico, por exemplo, que é muito falada e entendida por muitas pessoas hoje em dia.

Mas o que ela realmente significa? Como surgiu? Por que se popularizou tanto? Essas e outras perguntas serão respondidas no texto de hoje. Confira!

O que significa talarico, afinal?

Na linguagem informal, talarico significa aquele que cobiça uma mulher que já está comprometida, que tem intenções de ficar com a namorada ou esposa de alguém ou mesmo que pratica este ato.

Uma pessoa que é chamada de talarico muitas vezes é considerado próxima de quem “trai”, como um amigo. Por essa razão essa atitude da pessoa quase nunca é considerada perdoável.

Um talarico não é visto com bons olhos pela sociedade e é considerada uma pessoa imoral. Esse tipo de julgamento faz parte da nossa cultura cristã-ocidental de monogamia e de não cobiçar a mulher do próximo. É algo que está enraizado em nós e por isso não costumamos aceitar que uma pessoa tome esse tipo de atitude.

O próprio talarico sabe que não está fazendo uma coisa certa, mas, por algum motivo, ainda assim o faz. É claro que isso não é considerado um crime, mas é importante saber que esse tipo de atitude não é visto com bons olhos por ninguém.

Apesar de ser constantemente usada como um adjetivo masculino apenas, também se pode utilizar o termo “talarica” com a mesma finalidade, mas como adjetivo feminino. Nesse caso, você se refere a uma mulher que tenta ficar com uma pessoa compromissada ou que faz ou já fez esse tipo de coisa.

Talarico

Origem do termo talarico

Não se sabe exatamente a real origem do termo talarico, ainda que existam algumas evidências que possam apontar sua aparição no dialeto popular. Especula-se, por exemplo, que essa palavra tenha origem germânica e que significa “Senhor do Vale”. Apesar desse significado não ter nenhuma ligação com a forma como utilizamos a palavra hoje em dia, é interessante saber como ela surgiu no contexto da nossa língua.

Talarico também é um sobrenome italiano e, inclusive, é nome de um bairro na cidade de São Paulo, a “Vila Talarico”. Esse nome foi dado em homenagem a Giuseppe Talarico, um imigrante italiano que chegou na cidade no século XIX e que ajudou a fazê-lo crescer. Portanto o uso dessa palavra pode ter se originado de qualquer uma dessas duas coisas.

A verdade é que esse termo se popularizou após o canto Zeca Pagodinho gravar uma canção chamada “Talarico ladrão de Mulher” para o seu álbum “Um dos Poetas do Samba”, de 1992. A letra dessa música fala sobre um sujeito que cobiça a mulher do eu lírico. E foi a partir dessa canção que o termo começou a ser usado como conhecemos hoje em dia.

Exemplos de uso da palavra

Uma vez que você já entendeu o que significa talarico e como a palavra se originou, podemos mostrar alguns exemplos de uso dessa palavra para que você perceba, na prática, como ela pode ser usada e como as pessoas a entenderão.

Exemplos:

“O homem da rua de trás é um talarico, deu em cima da mulher do meu amigo”. – Nesse caso, o próprio complemento da frase já explica por que esse termo foi empregado.

“Você pode ficar com quem quiser, mas não vá talaricar”. – Aqui, o termo é utilizado como um verbo, “talaricar”. Isso significa, na prática, exercer a função de talarico, ou seja, cobiçar ou dar em cima da namorada ou esposa de outro homem ou do marido ou namorado de outra mulher.

“Sai de perto da minha namorada, seu talarico”. – Já nesse caso, o motivo pelo qual a palavra está sendo usada está implícito, já que percebemos que uma pessoa está dando em cima da namorada de outra.

“Se você for um talarico, as pessoas vão te olhar com maus olhos. ” – Esse exemplo funciona da mesma forma que o anterior, deixando a intenção implícita.

“Nenhuma das minhas amigas é talarica”. – Uso da palavra como adejetivo feminino, que é muito mais raro, como já falamos, mas que também existe na linguagem informal.

“Eu não vou ficar com aquela menina, não quer ser um talarico. ” – Assim como em outros exemplos já dados aqui, o complemento da frase ajuda a explicar porque a palavra foi usada nessa situação específica.

Talarico

A palavra “talarico” na cultura pop

Talarico é uma gíria que se popularizou muito e que é conhecida por muitas pessoas. Existem diversos produtos da cultura pop que utilizaram esse termo e que ajudaram a fazer com que ele ficasse tão popular.

Exemplos:

  • A canção “Vida Loka parte I” do grupo de rap Racionais Mc’s possui um trecho em que a palavra é citada.
  • A própria canção de Zeca Pagodinho, que deu origem ao novo significado dessa palavra, também é um elemento da cultura pop.
  • O cantor de funk Mc Kauan possui uma música chamada Talarico.

Sinônimos de talarico

Alguns dos sinônimos mais conhecidos desse termo são:

  • Fura-olho
  • Amigo da onça
  • Xavequeiro
  • Cara-de-pau
  • Ricardão

Considerações finais

Entender como termos como talarico são utilizados no dia a dia agrega o nosso conhecimento sobre o mundo e sobre como a linguagem é construída e modificada a partir de elementos da cultura e do ambiente em que vivemos.

Pensando dessa forma, certos termos carregam muito mais do que o seu simples significado e uso informal, mas também um traço de sua época e um marco na forma como as pessoas se referem a outras por algum motivo, nesse caso, por cobiçar a mulher do outro.

Por isso, nunca deixe de pesquisar e entender mais sobre a nossa língua, tanto os termos formais quanto os informais.