Geral Política

Terceiro setor: o que é? Para que serve? Qual sua importância? Entenda!

O que significa terceiro setor

A expressão ‘terceiro setor’ vem do inglês ‘third Sector’ e, assim como nos países do exterior, também é utilizado no Brasil para descrever entidades e/ou associações que não possuem fins lucrativos.

Podemos dizer que a nossa sociedade civil pode ser dividira em três setores:

Primeiro setor= é composto pela União, pelo governo.

Segundo setor= é composto pelas empresas e entidades privadas

Terceiro setor= é composto pelas associações sem fins lucrativos

O terceiro setor surgiu para conseguir alcançar locais que o governo não vê, não quer ou não consegue chegar. Portanto, a função desse setor é dar apoio às diversas comunidades através de ações solidárias com o único objetivo de fazer com que todas as pessoas sejam verdadeiramente atribuídas à sociedade de alguma forma.

Veja também – Significado de otaku

Fazem parte do terceiro setor as seguintes entidades:

  • Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs
  • Organizações Não Governamentais – ONG’s
  • Entidades filantrópicas
  • Demais formas de associações civis sem fins lucrativos.

É um setor que é composto quase que totalmente por voluntários, pessoas que se dispõem a ajudar sem esperar nada em troca (não recebem salário).

Apesar disso, muitas entidades que compõe a terceira divisão civil são mantidas através de iniciativas privadas e, dependendo do caso, pelo próprio governo, através de repasses de doações e dinheiro público.

Sendo assim, é correto afirmar que é um setor que possui extrema importância ou até mesmo importância fundamental na nossa sociedade, pois possui como meta melhorar a vida de doentes, crianças, animais, adultos, meio ambiente, etc. Ou seja, de todos aqueles que necessitam de um olhar de compaixão.

Serviço social e terceiro setor

Como vimos acima, não tem como não associar o terceiro setor ao serviço social, pois especialistas dessa área possuem uma importância tremenda no auxílio ao publico alvo das entidades dessa área. Logo, além de todo o trabalho realizado por essas instituições, elas também incentivam o desenvolvimento social.

Terceiro setor no Brasil

Apesar de ter o mesmo conceito e ser destinado para os mesmos fins que os dos países do exterior, o terceiro setor no Brasil não possui tanta força e não é tão valorizado, muito pelo contrário! É uma área que possui poucas associações, pouca ajuda e pouquíssimos voluntários.

Um país subdesenvolvido como é o nosso, precisaria chegar ao nível de ajuda que as associações dos Estados Unidos possuem para que uma verdadeira modificação seja feita na vida de pessoas necessitadas.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica