Língua Portuguesa

O que é assunção? Veja conceitos e significados

O termo que analisaremos neste artigo, assunção, tem maior constância no âmbito religioso, por descrever uma ação ocorrida com Nossa Senhora da Aparecida, a mãe de Jesus, evento conhecido como assunção de Maria. No entanto, apesar de mais frequente nesse contexto, assunção também é empregado no Direito, na esfera judiciária para se referir a um gesto, um acordo relacionado a pagamento de dívida.

Assunção também dá nome a uma importante cidade do Hemisfério Sul e não raro é confundida com o termo ascensão.

Veja também – Significado de autocarro

Qual o significado exato dessa palavra que a faz ser utilizada em situações tão diversas? De que maneira seu sentido se distingue em cada caso? Quais são os significados que a palavra encerra? Qual a diferença com em relação a “ascensão” e qual a história por trás do nome de batizo de uma importante capital da América Latina?

Todas essas dúvidas relacionadas, referente ao termo assunção dedicaremos o presente espaço para respondê-las e, assim, esclarecer suas dúvidas.

Saiba mais sobre o significado e as histórias que envolvem a palavra assunção a seguir. Prossiga com a leitura dos tópicos abaixo.

Confira!

Significados de assunção

Há mais de um significado da palavra assunção. Para começar a explicar cada um, iniciaremos com a que mantém relação com o significado original do termo que a palavra origina.

A origem da palavra assunção

O termo na qual estamos dedicando atenção para analisar, explicar os seus múltiplos significados descende, tem a sua origem no latim. Vem de “assumptio”, de “assumere”. Tais palavras em nosso idioma são o mesmo que “aceitar, dar por garantido”.

E o que essa ação descreve exatamente, qual a sua aplicação prática.

assunção

Dar por garantido seria o mesmo que assumir uma responsabilidade, assumir algo, de tomar para si o dever, a obrigação de se executar uma tarefa, uma ação, de arcar com uma despesa, uma punição.

Exemplos de frase de assunção nesse sentido:

  • “Ele está fazendo assunção do acidente”.
  • “Eu manifesto minha assunção de culpa”.
  • “Eu assumo a assunção pelos atos praticados por ele”.
  • “É o seu dever a assunção da culpa”.
  • Reitero a minha assunção pelo incidente”.

Essa significação da palavra assunção, nos leva a comentar o seu uso no âmbito das leis, do Direito, pois a lógica de uso é parecida senão idêntica.

Vejamos.

Assunção no Direito

O termo é recorrido para descrever uma ação ocorrida em situação muito específica, disputa judicial envolvendo pagamento de dívida. O Código Civil prever em seus estatutos uma prática chamada de assunção da dívida ou cessão de débito.

Esse proceder se refere ao caso em que um devedor transfere a responsabilidade do pagamento da dívida a um terceiro, desde que esse terceiro esteja de acordo em assumir a dívida.

Se voltamos a analisar o significado original de assunção, “aceitar, dar por garantido”, vemos que seu emprego respeita, é condizente com tal origem, afinal, uma das partes envolvidas está aceitando o papel de arcar com uma dívida, está assumindo a responsabilidade em quitá-la em prazo acordado ou determinado.

O segundo significado de assunção

O termo recebe também uma segunda significação e provavelmente de uso mais corrente, popular, graças ao um evento de cunho religioso. Assunção, além de representar a aceitação, o assumir de uma responsabilidade, carrega o sentido de elevação, ascensão a posição hierárquica superior.

Ou seja, refere-se a uma progressão, o desenvolver de algo, que pode ser usado como figura de linguagem ou para se referir ao progresso, a prosperidade de outrem.

Esse segundo significado de assunção está estritamente ligado ao episódio mais famoso do emprego do termo, embora não seja inédito dentro da mitologia que se origina.

assunção

Assunção na religião

O uso de assunção no contexto religioso está sempre ligado a elevação de uma figura considerada santa para o céu após a sua morte. Mas nesse caso, não se trata de uma ascensão aos céus por meio de uma energia espiritual que representaria nossa alma, mas o do corpo físico em plena atividade.

Mas essa assunção não ocorre após a morte do santificado? Sim, mas ocorre que, segundo os relatos bíblicos, o evento ocorre em situações muito especiais, raras, após a morte e ressurreição do escolhido.

O caso mais famoso de assunção no catolicismo é a Assunção de Maria ou Assunção de Nossa Senhora.

Trata-se do evento que, segundo a doutrina ensinada no catolicismo e por algumas igrejas ortodoxas, Maria, mãe carnal de Jesus Cristo, teria ressuscitado assim como seu filho Jesus, após ter falecido. Pouco depois desse retorno do mundo dos mortos teria sofrido a assunção, isto é, teria sido alçada, levada aos céus, não só espiritualmente, mas em carne e osso.

Apesar dessa doutrina, desse ensinamento, ter se iniciado no século VI foi somente no século XX, por meio do Papa Pio XII, em 1950, que foi proclamada de modo oficial.

A diferença de assunção e ascensão

Na verdade essas palavras são sinônimos, detém o mesmo significado, ao menos um deles, de elevar-se, progredir, mas na seara religiosa, há uma diferença sutil e que se tem certeza que poucos notam.

Por exemplo, o que difere a assunção de Maria com a ascensão de cristo, sua subida aos céus depois de ser crucificado?

Pode não parecer tão evidente, mas logo nota uma pequena diferença nos dois casos. No caso de Cristo vemos, interpretamos de que ele ascendeu aos céus de acordo com a sua vontade, usando de sua força, já no caso de Maria, relata-se que a virgem santíssima teria sido elevada aos céus não por intermédio de sua força, mas por obra de graça divina.

Então nesse aspecto religioso temos:

Ascensão ato ou efeito de elevar-se por livre e espontânea vontade, bastando seu querer.

Assunção é o ato ou efeito de elevar-se aos céus pelo intermédio da graça, mas não por inteira espontânea vontade.

Assunção é também o nome que se dá a capital do Paraguai, Asunción, a maior do país.

Gostou desse conteúdo sobre assunção?

Então, por favor, curta, compartilhe, avalie, opine.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Leia mais artigos relacionados conferindo nosso conteúdo!

About the author

yasmin