Geral

Eunuco: o que é, conceito e definições da palavra. Saiba mais!

O que significa Eunuco

Eunuco é a palavra utilizada para descrever um homem que teve o pênis ou/e os testículos retirados. Em outras palavras, é o termo utilizado para caracterizar um homem castrado.

O conceito da palavra também pode fazer menção (em seu sentido figurado) a uma pessoa que não pode ter filhos, uma pessoa fraca, impotente ou inútil.

Veja também – Quem é Pikachu? Significado e características

A palavra era utilizada antigamente, mais especificamente em algumas regiões do Oriente médio, para caracterizar os homens que eram encarregados de cuidar dos locais onde ficavam as esposas dos reis, os haréns dos reis e onde ficavam as odaliscas (em algumas regiões). Para que esses homens não tivessem nenhum tipo de desejo ou cometessem algum ato de caráter sexual, eles eram castrados e transformados em eunucos.

Sendo assim, em certos casos, alguns homens que demostravam alguma incapacidade sexual, algum defeito congênito nas regiões íntimas ou que sofressem com qualquer tipo de problemas nessas regiões, eram “escolhidos” para se tornarem eunucos, ou seja, para serem castrados.

Como dito acima, durante muitos anos o ato da castração era uma atividade muito “comum” durante os povos antigos. Esse terrível ato de castração era realizado até mesmo com meninos menores de 10 anos, para impedir que suas vozes sofressem mudanças e que permanecessem finas, com o único objetivo de fazer com que esses meninos ‘se tornassem’ cantores com vozes femininas, mais conhecidos como ‘castrati’.

Essa era uma atividade tão comum que acabou perdurando até o ano de 1900, quando foi proibido de uma vez por todas pelo Papa Leão XVII.

Eunuco segundo a Bíblia

Em algumas passagens da Bíblia sagrada, o termo eunuco é abordado. Em Mateus-19, Jesus conta que naquela época existiam três tipos de eunucos. Confira o trecho:

“Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.” – Mateus: 19:12.

O que Jesus está dizendo é que havia homens que já nasciam eunucos, mas existiam outros que se tornavam assim pelas mãos de outros homens e existiam também aqueles que optavam por serem celibatários para viverem exclusivamente para a vida religiosa. E, ainda fazendo menção a esta última, Jesus fala que se você consegue optar por esse celibato, que o faça.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica