Língua Portuguesa

O que quer dizer “holístico”? Por que a palavra está tão na moda?

Hoje em dia é muito comum ouvirmos a palavra holístico, muitas vezes, empregada de maneira incorreta. Vamos entender o verdadeiro significado deste adjetivo tão amplo e onde de fato ele deve ser empregado.

A palavra holístico ou holismo como também é conhecida vem sendo muito utilizada com frequência nos dias de hoje, principalmente em assuntos relacionados com as diversas terapias que existem em relação ao corpo e a mente.

Veja também – Significado de pindorama

Criado em 1926 por Jan Christian Smuts, o conceito de holismo é descrito da seguinte maneira, “uma tendência natural de se usar as evoluções criativas com a finalidade de se formar um todo, onde a soma de todas as suas partes é menor do que ele”.

Achou complexo? Em outras palavras, significa apenas, uma maneira de se compreender determinado assunto, sempre analisando o todo, ao invés de uma pequena parte dele.

Este tipo de conceito e maneira de avaliar, pode ser aplicado em todas as áreas do conhecimento como a física, a medicina, a administração, a psicologia e a ecologia.

Mas qual o significado de holístico? Entenda!

Conhecida também como holista, a palavra holístico é um adjetivo que significa a compreensão de determinado fenômeno, analisando todos os aspectos em sua globalidade e totalidade.

Esta palavra foi criada a partir do prefixo holos que veio do grego e significa o todo, aquilo que é inteiro. A partir dessa tradução é mais fácil saber o que esta palavra significa na prática.

Qualquer profissional, de qualquer área pode ter uma visão mais holística de determinado assunto, ou seja, ele analisa o todo, todos os aspectos em volta do assunto para chegar a alguma conclusão. Isso é excelente, pois faz com que o profissional não fique limitado e fechado a novos conceitos.

Existe uma divisão de áreas dentro desse holismo em relação a natureza. Uma é chamada de psicosfera e a outra biosfera. Isso significa que de acordo com essa divisão, as leis biológicas excluem as leis físicas e químicas.

A medicina convencional possui metodologias diferentes da medicina com visões mais holísticas. Ou seja, um médico mais convencional tem a tendência de receitar apenas o remédio para tratar de determinado incômodo do seu paciente, já o médico holístico não. Ele vai querer entender, o porque você ainda desenvolve e contrai determinada doença ou incômodo. Existem dezenas de terapias no mercado que possuem uma abordagem mais holística dos pacientes.

A tendência é que esses profissionais mais conservadores mudem suas visões sobre como tratar seus pacientes. O mundo está mudando e fazer o tratamento apenas da doença, sem entender os fatores que levaram a ela, pode ser decisivo na hora da conquista de mais pacientes.

As pessoas querem entender seus reais sofrimentos e o que pode ser feito para melhorá-los de forma significativa. Ir na farmácia e comprar o remédio, todo mundo pode ir, não tem segredo, mas as pessoas já não aceitam mais esse tipo de abordagem.

Os pacientes querem entender o que está acontecendo, o porque da repetição de antigos padrões.

holístico

O que é a terapia holística?

Terapias holísticas são terapias baseadas principalmente no conceito do holismo, ou seja, trata o problema do ser humano com uma visão mais global do todo e de tudo a sua volta. Ela é diferente das terapias convencionais como explicado anteriormente.

O objetivo principal do terapeuta holístico é que ele atinja a sua totalidade de equilíbrio tanto físico, como mental, energético e emocional.

Existem diversas especialidades para diversos tipos de tratamentos como o medo, pânico, depressão, insônia, estresse, dores musculares e físicas, além de bloqueios chamados de energéticos.

A definição do tratamento mais adequado para o paciente, é feita pelo terapeuta holístico, que por ter esse tipo de visão ampla do ser humano, analisa os aspectos mentais, físicos, espirituais e energéticos. O tratamento é feito de forma individual, pois esse tipo de visão acredita que o ser humano é único em sua totalidade.

Com a modernidade e a descoberta de novos conceitos, a medicina vem se modernizando e é possível encontrar hoje em dia, a medicina holística, ou seja, uma medicina que enxerga o seu paciente com uma visão mais global dos acontecimentos na sua saúde.

Quem pode ser terapeuta holístico?

Se tornar um terapeuta holístico no Brasil é muito fácil, pois essa profissão ainda não é regulamentada, basta fazer os cursos pertinentes com a carga horária determinada e pronto, a emissão da carteira profissional é fácil.

Quem faz uma auto-regulamentação é o Conselho de Auto-Regulamentação da Terapia Holística ou CRT como é conhecido.

É muito importante que a pessoa tenha algumas qualidades se quer de fato trabalhar nessa profissão. Essas qualidades envolvem um despertar de consciência em relação a outra pessoa, para que seja possível compreender de fato, quais são suas aflições reais e internas.

O profissional que é denominado terapeuta holístico, tem o seu trabalho exclusivamente restrito a essas terapias chamadas de holísticas. Existem muitas hoje em dia, a maioria delas vindas da Medicina Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa.

holístico

Conheça algumas terapias holísticas

Como dissemos, existem diferentes tipos de terapias holísticas atualmente, mas listamos a seguir algumas consideradas principais para você conhecer e de repente se te interessar, começar uma nova profissão.

  • Acupuntura;
  • Aromaterapia;
  • Florais de Bach;
  • Dietoterapia;
  • Bambuterapia;
  • Compressas terapêuticas fria e quente;
  • Geoterapia;
  • Shiatsu;
  • Cromoterapia;
  • Auriculopuntura aplicada;
  • Massagens;
  • Fitoterapia;
  • Terapia com cristais;
  • Reflexologia.

Onde encontrar essas terapias?

A maioria das terapias holísticas são encontradas em clínicas particulares e spas especialistas nesses tipos de atendimentos. O SUS ou Sistema Único de Saúde vem oferecendo aos cidadãos, atendimentos em algumas dessas especialidades, consulte a unidade básica de saúde mais próxima a você e se informe.

É bom lembrar que as profissões mais convencionais que lidam com as questões de saúde e bem-estar, também podem ter profissionais que trabalhem com essa visão do holismo.

Questione o seu médico e entenda qual o seu tipo de abordagem em relação ao tratamento da doença.

Em relação as terapias holísticas, um detalhe muito importante é que você verifique a formação desse profissional. Veja se ele é qualificado para te atender, com saúde não se brinca e medicamento só pode ser receitado por um médico formado.

About the author

yasmin