Língua Portuguesa

O que é maromba? Entenda o significado da palavra

A palavra maromba é um substantivo masculino. Comumente seu significado refere-se a alguém que gosta muito de ir a academia para malhar. Entretanto, essa palavra possui outros sentidos e contamos algumas curiosidades. Aqui você conhecerá um pouco mais sobre essa palavra e como utiliza-la no seu dia a dia.

Significados de maromba

O termo tem como origem a palavra árabe, mabruma. Que tem como uma de suas significações, exercícios musculares.

A palavra pode destinar-se a uma pessoa, chamar alguém de maromba significa que a pessoa gosta muito de malhar ou, fazer exercícios físicos. A palavra com esse significado também pode aparecer como marombado, para os homens, e marombada para mulher.

Veja também – Significado de prosperidade

Para essas pessoas o que está em jogo e o que dá sentido para a vida é treinar. realizar uma atividade física em que aumente os músculos. Focam suas vidas para melhorarem a cada dia suas performances.

A vida saudável e regrada, é o que lhes traz felicidade. E o lema no pain, no gain, costuma a nortear suas atitudes.

Nesse caso, entre seus sinônimos: sarado, malhado, bombado e musculoso.

E seus antônimos: mirrado, fraco e magrelo.

Não confunda o marombeiro com bomba

Comumente quando nos referimos a alguém que adota um estilo de vida voltado à musculação, o classificamos como um usuário de substâncias químicas. Estas fariam com que seus músculos crescessem mais.

Ou seja, é a chamada bomba na gíria comum. Entretanto, nem todos os atletas fazem uso de tal artifício.

São comuns o uso de suplementos vitamínicos. Mas nem tanto o uso de anabolizantes.

Como já alerta a medicina, o uso de anabolizantes pode ser extremamente prejudicial a saúde. Ainda mais quando muitas vezes se utiliza substâncias destinadas aos cavalos e não aos seres humanos. Por isso que seu uso tem sido cada vez mais combatido.

Dizer que um marombado faz uso de bomba pode revelar um preconceito. Quando na verdade ele somente é alguém dedicado, com dieta rigorosa e focado em ganhar massa muscular.

Em resumo, marombeiro, é aquele que dedica-se ao bodybuilding. Expressão em inglês que designa a pessoa que dedica-se a esculpir o próprio corpo. Assim, pretende que o corpo seja contornado por músculos.

Existem até mesmo competições para essas pessoas. São verdadeiros atletas que fazem sacrifícios para conseguir uma vitória e alcançar o primeiro posto em uma competição.

maromba

Outros significados da palavra maromba

De acordo com a língua portuguesa, maromba também pode ser um substantivo feminino. Mas a palavra é pouco usada seguindo essa definição.

Nesse caso, maromba é a vara que os equilibristas usam para ter equilíbrio quando estão na corda bamba.

Assim, um dos acontecimento do malabarismo foi quando o francês Philippe Petit atravessou as Torres Gêmeas que estavam em construção e ficavam em Nova Iorque em 1974. Ao todo eram mais de quatrocentos metros de altura. Para sobreviver e conseguir o feito, ele  precisou calcular exatamente como seria sua maromba.

Qualquer falha o levaria a uma queda e não havia qualquer rede para segurá-lo.

Portanto, a maromba pode ser também um objeto de extrema importância para uma outra atividade e sem relação direta com a musculação.

Por mais que pareça distante do significado que vimos anteriormente da palavra maromba. Não estão tão longe assim. Afinal, um equilibrista precisa de muita força no braço para segurar sua maromba e assim manter o equilíbrio. Além disso, seu corpo precisa ser bem definido, pois qualquer peso a mais poderá comprometer a atividade.

Um outro significado de maromba remete a sua significação inicial do árabe. Como dito, o termo vem de mabruma, e os mabrumeiros eram os que puxavam cordas para arrastar os barcos.

Por conta disso, ficavam muito musculosos e tinham de ter muita força. Nesse sentido, a palavra marombeiro também faria referência a este termo. Já que se trata de pessoas que possuem muitos músculos.

Maromba na construção civil

O termo também é utilizado por aqueles que trabalham na construção civil. Nesse caso é o nome de uma máquina para a fabricação de tijolos, cerâmica e telhas.

São feitas em aço e costumam processar toneladas por hora. E possui uma engrenagem com lâminas que faz o processamento.

Nas máquinas deve-se inserir a quantidade e os tipo de argila designadas. E na maromba mesmo, serão modelados os tijolos, que poderão ter um nome e uma forma diferentes.

Posteriormente, basta secar o tijolo e passar pelo processo de queima.

maromba

Amazônia e a maromba

A Amazônia possui um ecossistema característico. Diferente de outras regiões do Brasil, no começo do ano ocorrem fortes chuvas por ali. Por conta disso, muitos animais acabam morrendo, tornando ainda mais difícil a sobrevivência da população ribeirinha.

Assim, para tentar contornar a situação muitas famílias abrigam os animais dentro de suas casas. Entretanto, muitas vezes ocorrem enchentes, não adiantando nada para salvaguardar a vida do bicho.

Por isso, constroem o que ficou conhecido também como maromba. Seria uma plataforma suspensa de madeira que pode resistir às enchentes. Assim, os animais podem ficar ali e até que o nível da água baixe. Acaba se tornando tanto a salvação dos animais como das famílias que dependem deles seja para o consumo ou para ajudar em sua vida diária.

O sentido figurado da palavra

Você também pode usar o termo maromba para fazer referência a alguém que está em uma situação complicada. Que se enrolou com algo e não consegue se desvencilhar dele.

Esse sentido figurado quer dizer que não é literal. Assim como a maromba indica uma certa força, para sair dessa situação a pessoa precisará de força também.

Terá de fazer um esforço para sair da situação difícil em que se encontra.

Considerações finais

Existem vários significados para essa palavra. Com cautela, você poderá utilizar o termo maromba para além de sua significação mais comum que refere-se a musculação.

Assim, enriqueça o seu vocabulário e o das pessoas ao redor. Isso te trará mais conhecimento e satisfação que poderão ser compartilhados com qualquer um.

Só use a palavra de acordo com o seu significado, e mostre a todos como a maromba é muito mais do que uma aparente gíria.

About the author

yasmin