Expressões em inglês

No pain no gain: o que significa? Qual a tradução?

O uso da expressão “no pain no gain” começou a ser disseminada entre os praticantes de exercícios físicos. O significado, “sem dor, não há recompensa”, serve para indicar o esforço que deve ser feito para se alcançar os objetivos que se deseja.

Em academias de ginástica, fisiculturismo e halterofilismo do mundo todo passou-se a adotar esta frase como mantra motivacional para reafirmar a importância de ser perseverante frente à dor e os desafios para que se possa se recompensado futuramente.

A frase foi disseminada pelas redes sociais e hoje é comum ouvirmos a expressão em diferentes contextos. Porém, seja qual for a ocasião na qual é usada estas palavras sempre tem a mesma intenção que é motivar e valorizar o esforço.

Assim, tornou-se comum usar estas palavras para incentivar alguém que ameaça a desistir de um projeto, que está desanimado ou que ainda não percebeu os ganhos que sua dedicação possa estar proporcionando.

Qual a tradução de “no pain no gain”?

Utilizando uma tradução literal a expressão “no pain, no gain” pode ser traduzida como “sem dor não há ganho”. Porém, é frequente encontrarmos outras traduções (não-literais) que trazem interpretações como: “sem esforço, não há resultados” ou “sem dor não há vitória”.

É a lembrança de que as conquistas somente ocorrerão depois de abdicação, muita dedicação e algumas dores. Esta expressão, que começou a se popularizar nas academias, também é utilizada em diferentes locais e contextos, sempre com o mesmo sentido: reverenciar a persistência e determinação daqueles que se dedicam ao máximo para alcançar um objetivo.

Nas academias, passou-se a se usar esta expressão para motivar os atletas que sentiam dores após os períodos de exercícios físicos. Neste sentido, se reafirmava que somente através da dor os exercícios ajudariam a alcançar o corpo desejado.

Esta frase motivacional também pode ser entendida como “sem trabalho nada se consegue”, “sem esforço não há vitória” ou “não há bônus sem ônus”. Em todas traduções o sentido é sempre o mesmo, lembrar que para se alcançar um objetivo é necessário sacrificar-se, trabalhar com esforço, submeter-se às dores.

Palavras sinônimos de “no pain, no gain” são: dedicação, esforço, determinação, sacrifício. Já os antônimos seriam desânimo, desistir, cansaço, preguiça.

No pain no gain

O que significa a expressão “no pain no gain”

No pain no gain é um termo em inglês cuja tradução literal é “sem dor, sem ganho”. É uma frase utilizada como mantra que afirma que sem trabalho e sem dedicação não é possível alcançar vitórias.

Apesar de ter se popularizado inicialmente nas academias, não se pode afirmar que foi lá que esta expressão surgiu pois há registros em textos do século XV em que estas palavras já eram usadas para expressar a necessidade de perseverar frente aos desafios.

No mundo das academias de ginástica e musculação a expressão passou a designar a importância do sofrimento, da dor ao fim do treino para se obter os benefícios desejados. É uma maneira de se motivar frente ao sacrifício físico que estas atividades impõem.

Aos poucos, a expressão passou a ser utilizada por pessoas de fora das academias em outros contextos, mas sempre com o mesmo significado. Pessoas que estudam horas e horas para concursos públicos ou vestibulares, trabalhadores após longos períodos de atividade ou pessoas que enfrentaram grandes desafios passaram a adotar este lema.

Desta maneira, a frase ganhou uma utilização mais ampla, mas sempre se referindo a necessidade de se dedicar, resistir ao sofrimento e não desanimar para se alcançar um objetivo, seja na vida pessoal ou profissional.

Então, passou a ser comum vermos mensagens na internet, anúncios publicitários e até pessoas usando o termo em suas conversas para se referir a importância do esforço e da dedicação se quisermos termos sucesso.

A frase também passou a ser utilizada para explicar os resultados alcançados, ou a falta deles. No pain, no gain justificaria porque alguém obteve sucesso ou porque fracassou. Ou seja, seria a explicação de que sem trabalho duro, sem empenho não há ganhos.

Com o aumento do uso essa frase também passou a ser utilizada de uma forma mais ampla, e aplicada em outras áreas da vida e não apenas na área do exercício físico. Nestes casos, “pain” não implica necessariamente uma dor física, mas pode querer dizer um esforço, afinco ou empenho.

No pain no gain

Exemplos de uso da expressão “no pain no gain”

A frase “no pain no gain”, como vimos possui o sentido de justificar o esforço necessário para se alcançar o sucesso e pode ser usada em vários contextos. Vamos acompanhar alguns exemplos que demonstram a utilização desta expressão.

Em inglês:

“Vision stays normal, and there is no pain.”

A visão permanece normal e não se sente nenhuma dor.

“Yeah, man! But no pain, no gain.”

É, cara! Mas sem dor, não se consegue nada.

“I can’t stand studying on the weekends but no pain, no gain.”

Eu não suporto estudar nos fins de semana, mas, não há vitória sem esforço.

“No pain, no gain, as they say.”

Sem dor não há vitória, dizem.

“I believe it was the United States which gave the world the expression No pain, no gain”.

Creio que foi precisamente nos Estados Unidos que foi criada a expressão conhecida mundialmente “Sem dor, não há lucros”.

“It’s as they say in the gym: no pain, no gain.”

É como se diz na academia: sem esforço nada se consegue.

“Little work results in few gains. The results are in the pains that we bear.”

Pouco trabalho resulta em poucos ganhos. Os resultados estão nas dores que suportamos.

“I understand that the changes do not please everyone, but it is as they say, without pain there is no gain.”

Entendo que as mudanças não agradem à todos, mas é como dizem, sem dor não há ganho.

Em português:

Sempre que eu me queixava na academia meu professor lembrava: No pain, no gain.

É cansativo o treinamento dos braços, porém, me lembro sempre: no pain, no gain.

Devemos aplicar o lema “no pain, no gain” em todos aspectos de nossas vidas.

Tenho me esforçado bastante na malhação. Apesar das dores os resultados já são visíveis. “No pain no gain” é o meu mantra.

About the author

yasmin