Religião

O que quer dizer Corpus Christi? Confira mais sobre a tradição!

Corpus Christi é uma comemoração realizada pela Igreja Católica, que acontece todo ano 60 dias depois do Domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. O dia da comemoração não é considerado como feriado nacional, mas sim ponto facultativo.

A palavra em latim “Corpus Christi” significa, em português, “Corpo de Cristo”. Sendo assim, o objetivo da festa é celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É tradicionalmente comemorada através de uma missa e procissões em vias públicas, que geralmente são bastante enfeitadas e atraem multidões de fiéis.

Veja também – Significado de Amém

O feriado é comemorado apenas por praticantes da religião católica. Entretanto, há um evento promovido no mesmo dia, chamado Marcha para Jesus em São Paulo, onde a participação de todos os cristãos é bem vinda.

Origem do Corpus Christi

O Corpus Christi foi comemorado pela primeira vez no século XIII, em 1269. O Papa Urbano IV foi quem instituiu a comemoração pela primeira vez.

O principal objetivo para a criação da data foi porque a Igreja Católica percebeu a necessidade das pessoas sentiu a presença real de Cristo, depois de um sacerdote, que vivia angustiado, duvidar da presença de Cristo na Eucaristia.

Segundo a história, o sacerdote  fez uma peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Após isso, em Bolsena, na Itália, durante a celebração de uma missa, ele recebeu a resposta em forma de milagre: algo como sangue jorrou da hóstia.

Em sequência, o Papa pediu para que todos os objetos santos fossem levados para a cidade, em forma de procissão. E assim foi instaurada a celebração de Corpus Christi.

Tradições de Corpus Christi

Celebrar uma missa festiva e produzir enormes tapetes bem enfeitados, com imagens que representam a figura de Cristo, são algumas das tradições mais típicas realizadas no feriado.

A confecção dos tapetes  de Corpus Christi é uma prática comum em muitas partes do país, e foi implantada pelos portugueses. Os tapetes são ilustrados com símbolos e cenas importantes da fé católica e são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.

corpus christi

Procissão de Corpus Christi em Curitiba. – Foto: José Fernando Ogura/Arquivo ANPr

Além disso, as igrejas também promovem grandes procissões pelas rua, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.

Pode comer carne no dia de Corpus Christi?

Não há nada nas escrituras católicas que proíbam o consumo da carne de aves ou bovina. No entanto, é recomendado que neste dia seja feito o consumo da carne do peixe, que é um alimento bíblico.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice