Língua Portuguesa

Significado de peculiar: o que quer dizer?

Peculiar

Você provavelmente já escutou alguém usando a palavra peculiar. É um adjetivo e pode ter várias aplicações e significados. Nesse artigo você aprenderá um pouco mais sobre a etimologia da palavra e como poderá utilizá-la. Leia o com atenção para que faça o uso correto da palavra.

Definição

Significa o que caracteriza algo, o que lhe confere características próprias.

Na gramática da língua portuguesa é um adjetivo comum de dois gêneros. Ou seja, ele não possui flexão de gênero caso seja usado para masculino ou feminino. Assim, uma mulher será peculiar e um homem também será peculiar.

Entre seus sinônimos podemos encontrar próprio, inerente e característico.

Já entre seus antônimos os mais comuns são comum, igual e ordinário.

Em inglês e espanhol peculiar possui a mesma grafia e o mesmo significado. Já em francês seria particulier, o que pode facilitar o entendimento em português. Pois a palavra em francês assemelhasse a particular. Um dos sinônimos de peculiar.

Significados da palavra peculiar

Essa palavra deriva do latim,peculiares. Seu significado mais comum refere-se ao que é próprio a alguém ou a alguma coisa. Aqui colocaremos alguns exemplos:

  • O comportamento do João é peculiar.
  • O carro do Fabrício é peculiar.

Nos dois casos acima, a palavra significa que existe algo que caracteriza o João e algo que caracteriza o carro de Fabrício. Pode ser que João tenha manias diferentes do padrão. E que o carro possua alguma decoração incomum.

Em ambos casos, é algo que foge da normalidade, do esperado. É algo que surpreende. Ou mesmo que não seja uma surpresa, é uma característica que merece ser destacada e observada. Uma paisagem muito bonita também pode ser considerada peculiar. Pois possui seus próprios traços que a torna diferente de qualquer outra coisa.

Uma experiência sua também pode se encaixar neste adjetivo por ser algo que você nunca tinha realizado antes e agora teve a oportunidade. A palavra peculiar sempre ressalta algo, destaca para que os outros também observem. Atenta ao que sempre passa batidos aos olhares comuns. E informa a qualquer um que há uma diferença, seja ela positiva ou negativa.

Sendo assim, a palavra também pode ser usada com ironia. Pode dar a entender que alguém é considerado feio ou até mesmo que o carro pode ser sujo.

Peculiar

Peculiar e seu sentido negativo

Por se referir a alguma coisa característica própria a alguém ou a um objeto, a palavra peculiar pode ser entendida de diversas maneiras. Nos exemplos seguintes veremos outras aplicações que ela possui:

  • Esse bolo não me agrada. Ele é um tanto peculiar.
  • Por não funcionar direito, a bicicleta era peculiar.

Em ambos casos acima, o peculiar é um complemento para comprovar como as coisas eram ruins. No primeiro exemplo o bolo que deveria ser de um sabor desagradável. No segundo exemplo, a bicicleta poderia ser velha ou estar quebrada, sendo peculiar por ter a característica de não corresponder ao esperado.

Se pensarmos em outro exemplo como quando alguém pergunta a outro se o cabelo está bonito, ou mesmo as vestimentas, pode escutar como resposta que é peculiar. Ou seja, pode significar, a depender do tom da resposta da pessoa que é feio.

Você também pode usar como um eufemismo. No lugar de dizer que algo é feio, que não gosta de alguém, use o termo peculiar. Isso fará com que evite o suo de palavras mais pesadas que podem lhe render maio desentendimento.

Mais informações e outros usos

A palavra também pode ser vista em suas variações, como peculiaridade. Tendo como significado designar aquilo que é peculiar. Usamos a palavra peculiaridade também para pessoas ou coisas. Ou seja, a única diferença é que nessa opção trata-se de um substantivo feminino.

A seguir vemos um exemplo para compararmos com peculiar:

  • A peculiaridade da situação nos fez voltar para casa.

Nesse caso não se trata de adjetivar a situação. Mas sim que a peculiaridade é o sujeito. Não se trata de um complemento da frase, mas o que é o destaque. Nesse sentido é diferente de:

  • A situação peculiar nos fez voltar para casa.

Aqui vemos que peculiar é um adjetivo.

Apesar dos sentidos próximos, é preciso ter atenção ao uso para que não cause confusões e seja usado com clareza.

Você também ode usar essa palavra para dizer que alguém ou algo é bizarro. Quando disser que alguém é peculiar pode estar querendo informar que a pessoa é bizarra, ou possui comportamentos que a encaixem neste adjetivo. Vejamos o exemplo a seguir:

  • O cabelo colorido é peculiar.

Tal assertiva pode manifestar que a pessoa que dizer que o cabelo colorido de alguém é bizarro, estranho. Que aquilo lhe surpreende negativamente e discorda com a ação de pintar os fios de cabelo.

Também pode significar que algo é impressionante. Por exemplo:

  • O fogo que consumiu Notre Dame naquela noite era peculiar.

Como o incêndio foi devastador e enorme, a pessoa está querendo dizer que ficou impressionada. Que aquilo lhe causou surpresa. Ao ver como as chamas consumiram Notre Dame viu algo diferente do que já tinha observado antes. Era diferente de qualquer outro fogo e por isso merecia destaque e atenção.

Peculiar

Conclusão

Como qualquer outra palavra, tenha atenção ao usar o termo peculiar. Ele pode te causar confusões. É uma palavra não muito utilizada nas conversas corriqueiras. Por conta disso, pode causar algum estranhamento a quem a escuta.

Seu principal significado seria o que caracteriza algo ou alguém, o que lhe é próprio, o que é diferente, o que causa espanto. Pode ser usado para elogiar como também pra depreciar.

Assim, dizer que alguém tem um gosto peculiar, frase bastante utilizada, pode informar que a pessoa tem escolhas estranhas ou ótimas. Isso dependerá do contexto e das expressões na conversa.

Tenha cautela e preste atenção ao significado que lhe quer conferir quando escreve ou diz algo. A sua aplicação em uma frase pode ser entendida como ironia e sendo absorvida pelo receptor como depreciativa.

Assim, agora que você já conhece os significados de peculiar, lembre-se de usar a palavra com atenção e com mais exatidão naquilo que quer dizer.