Geral

O que é paisagem? Qual sua definição e conceito?

Paisagem é uma palavra utilizada para designar o conjunto de elementos existentes em um local. Estes elementos podem ser naturais, como animais e plantas, mas também podem significar a descrição de objetos ou símbolos presentes em um ambiente. Neste sentido, paisagem é a representação de um espaço visível.

Desta forma, podemos utilizar a palavra paisagem para descrever um cenário que estamos visualizando, um espaço de um território ou ainda fazer referência à um conceito artístico. Portanto, paisagem pode ter vários e diferentes significados.

A palavra paisagem é um substantivo feminino, no plural se escreve “paisagens” e a separação silábica é composta por pai-sa-gem.

O que é paisagem?

A palavra paisagem é muito utilizada nas ciências como a geografia, biologia e arquitetura, porém outras manifestações culturais, como a literatura e até o senso comum fazem uso desta palavra para descrever um local, um cenário e seus elementos.

O termo paisagem possui diferentes significados dependendo do contexto na qual a palavra é utilizada. Porém, de maneira geral podemos afirmar que paisagem se refere à descrição de um ambiente e dos elementos que formam este cenário. Ou seja, paisagem seria o resumo (ou representação) do que é percebido em um lugar.

Por exemplo, quando dizemos “a paisagem da região é bonita e composta de uma rica flora e uma exuberante fauna”, estamos descrevendo que em um determinado local a vista é bela e o local possui uma diversidade de plantas e animais.

Uma interpretação mais simples seria a de que a paisagem faz referência à um cenário percebido em um espaço territorial. Ou seja, a paisagem seria a vista que nosso olhar alcança ao observar um espaço composto por montanhas, flores, floresta, mar, prédios, etc. Sendo assim, paisagem também é aquilo que nossos olhos conseguem avistar.

Ao se utilizar este termo para descrever um ambiente, a palavra não se resume apenas as características do local, mas também aos vários elementos e aspectos que formam a paisagem como um todo. Por exemplo, ao descrevermos uma paisagem bonita podemos citar, além dos detalhes geográficos, questões como a qualidade do ar, a diversidade de animais e plantas, ou ainda, os sons, cores e cheiros do lugar.

Nas artes a palavra ganha mais significados na medida em que é utilizada para descrever forma, volumes e espaço. Em várias manifestações artísticas, como o desenho e a pintura a palavra paisagem também é entendida como perspectiva.

Paisagem

Perspectiva é a representação visual de algo, é a maneira como um objeto ou organismo é observado e depois desenhado. Primeiro se tem uma perspectiva, uma visão detalhada e tridimensional de algo e, depois desenhamos, projetamos o que enxergamos.

Sendo assim, paisagem também pode ser considerado um ponto de vista, uma perspectiva visual sobre um lugar ou uma cena, a descrição de algo que enxergamos.

Dentro destas concepções, o entendimento de paisagem está fortemente relacionado com os aspectos visuais de algo que está sendo observado. A paisagem é composta por tudo aquilo que estamos avistando, sejam coisas grandiosas ou aspectos muito simples e pequenos. A paisagem seria um “retrato” de um lugar ou uma situação.

Uma concepção mais técnica de paisagem seria aquilo que define para de um espaço territorial, da forma que é percebido pelas pessoas e que é resultante das atividades humanas e das relações entre as pessoas e a natureza.

Outra maneira de explicar o termo cientificamente seria a percepção parcial dos padrões existentes em um espaço e o resultado do contato da natureza com as atividades humanas.

Popularmente, a palavra está relacionada ao espaço alcançado pela visão. Ou seja, de acordo com o senso comum paisagem seria a soma de tudo que conseguimos enxergar. Outra forma popular de usar a expressão é fazer dela uma referência à natureza.

Definições e conceitos sobre paisagem

Dentre as várias definições e conceituações sobre a palavra, algumas são mais conhecidas e aceitas. Entre elas temos as seguintes explicações:

Conjunto de elementos, de ordem natural ou artificial, que podem ser observados de um determinado ponto. Por exemplo, a paisagem vista da areia da praia.

Um espaço geográfico composto pode diferentes aspectos naturais como árvores, rios, montanhas, praias, pedras, etc.

Território percebido pelo alcance da visão. Ou seja, espaço, pedaço ou trecho de um local que pode ser avistado somente pelo olhar.

Paisagem também é a amplitude dada pela visão a partir de um local. Desta forma, ao utilizarmos um local elevado ou distante para observamos algo poderemos ter uma visão geral ou uma paisagem daquilo que estamos observando.

Assim, paisagem também pode exemplificar o ponto de vista de alguém a partir do local onde a pessoa esteja fazendo a observação. Por exemplo, a paisagem vista do alto do prédio, a paisagem percebida próximo ao mar ou a paisagem vista do espaço.

Nas artes a palavra ganha significados ainda mais amplos. Em várias manifestações artísticas como a gravura, o desenho, a pintura e a fotografia se utilizam do termo para fazer referência à natureza, descrever formas e volumes e também aos elementos percebidos em um ambiente, geralmente, um local aberto como uma praia ou campo.

Paisagem

Sinônimos e palavras similares à paisagem

Existem muitas palavras e expressões que são sinônimos de paisagem ou que tem o seu significado muito similar à esta palavra. Dentre estes termos, podemos destacar os seguintes: horizonte, vista, perspectiva, panorama, visão, cenário, cena, painel, desenho, quadro, prospecto, pano de fundo, espetáculo, campo, país, visualidade, aspecto, visual, moldura.

Dependendo do contexto, várias palavras podem ser relacionadas com paisagem, entre elas: janela, natureza, viagem, beleza, fotografia, imagem, descanso, olhar, cidades, campo, distância, saudade, descoberta, surpresa, diferente, região, animais, sensação, moldura, quadro, pintura, desenho.

Traduções da palavra paisagem:

  • Inglês – landscape
  • Francês – paysage
  • Português – paisagem
  • Malaio – landskap
  • Alemão – landschaft
  • Turco – peyzaj
  • Romeno – peisaj
  • Norueguês – landskapet

Como vimos, a paisagem é a descrição de algo que conseguimos visualizar e é o resultado de interações naturais e humanas que transformam, destroem, moldam e criam novos cenários. As paisagens podem ser divididas em:

Paisagens naturais, compostas pelos elementos da fauna e flora de um determinado local. Como os animais e plantas que compõem o cenário de uma região.

Paisagens culturais, que são o resultado da ação humana. Jardins, cidades, prédios e obras de arte são considerados parte de uma paisagem, ou cena cultural. Podemos dizer “paisagem urbana” para fazer referência aos elementos que compõem a vida em uma cidade grande ou ainda “paisagem cultural” para falarmos sobre os diferentes aspectos que formam a cultura de uma cidade ou região.