Geral História Religião

Tatuagem maori: O que é? Origem, significados e exemplos

Há muitas pessoas, principalmente homens, que curtem o estilo de tatuagem tribal. A tatuagem maori se encaixa nesse nicho. Os desenhos são originários de um povo nativo da Nova Zelândia, e representam diversos significados, que vão além da estética. Para os povos da tribo, os desenhos têm a finalidade de contar a história da vida da pessoa tatuada.

O que é a cultura Maori?

Os povos nativos da Nova Zelândia são chamados de Maori. Segundo alguns relatos históricos, os maoris vieram, originalmente, da Polinésia. Na língua maori, a palavra maori representa toda uma cultura. Maori era a forma como os participantes da tribo se referiam a si mesmos, mas anos depois o termo começou a ser usados por estrangeiros e não-participantes da tribo.

Veja também – Austeridade

Os maoris foram os primeiros a povoar as terras do que hoje é conhecido como Nova Zelândia, por volta do século X. Como a Nova Zelândia foi o último país a ser explorado pelos europeus, podemos dizer que os maoris foram, também, os últimos a receberem as influências da cultura europeia.

Os primeiros europeus que exploraram as terras da Nova Zelândia, por volta do século XVII, descreveram os maoris como uma raça de guerreiros ferozes e orgulhosos. Além disso, perceberam a peculiaridade da tribo em suas danças e práticas canibais. Depois dos anos 1800, a convivência de europeus com maoris na Nova Zelândia passou a ser mais habitual. Nessa época, o povo maori tinha por hábito pegar as cabeças tatuadas de inimigos mortos em guerra, e colocavam em caixas bem ornamentadas como se fossem troféus como um símbolo de poder, conquista e proteção.

O capitão James Cook foi quem criou a palavra “tattoo”, a partir da cultura deste povo. A palavra, hoje bastante conhecida, é uma adaptação da expressão polinésia TATAU, que representa uma onomatopeia do som que o bambu faz enquanto se está tatuando: TA TA TA TA TA.

Após a colonização, os europeus tentaram introduzir a cultura cristã na tribo e até incentivaram o uso de armas e munições pelos povos. Depois de um tempo, toda essa influência acabou gerando muito desentendimento desnecessário entre as tribos, isso porque os europeus ofereciam as armas em troca de cabeças tatuadas. Logo, aquele que derrotava um maior número de oponentes, recebia munições e armas em maior quantidade.

Essa disputa desencadeou muita briga entre as tribos, antes aliadas.

O que é Haka?

Além das tatuagens, os maoris também possuem uma dança tradicional, o Haka. A dança ficou bem popular depois que a Seleção Neozelandesa de Rugby “AllBlacks”, começou a fazer uma performance antes de cada jogo para intimidar os adversários. A Haka era dançada entre os nativos guerreiros maori para amedrontar os inimigos.

Tatuagem Maori

A cultura maori ficou popular por conta de seus desenhos expressivos. As tatuagens, para os maoris, possuem um valor muito significativo. A tatuagem maori apresenta desenhos geométricos, e costuma contar a história da pessoa que a carrega.

Existem duas variações para as tatuagens maori. O Kirituhi, é o tipo comumente aceito como apropriado para todas as pessoas em geral. Por outro lado, existe o Ta Moko, que é restrito aos orgulhosos maoris que procuram mostrar sua cultura.

tatuagem maori

Cada desenho que compõe uma Ta Moko representa um significado diferente. Por esse motivo, você não pode adicionar qualquer projeto que deseja.

É importante lembrar também que o estilo Ta Moko, o que carrega a verdadeira essência dos maori, pode ser feito somente na Nova Zelândia. Você pode contactar um estúdio da Nova Zelândia por meio de um site, como o Zealand Tattoo, e preencher um formulário, contando sua história de vida, seus dados pessoais, local onde quer fazer a tatuagem etc. Após isso, um representante da tribo irá traçar o esboço da sua tatuagem, e você poderá pedir para um tatuador tradicional finalizá-la em seu corpo.

Além disso, a tatuagem maori era comum apenas entre os homens da tribo. As mulheres maori não carregavam os mesmos hábitos, mas se expressavam por meio de pinturas faciais bastante características do povo.

Exemplos de tatuagem maori:

Lembre-se: A história de cada pessoa irá determinar os símbolos e padrões que vão aparecer no desenho. Portanto, não existirá duas tatuagens maoris iguais no mundo.

tatuagem maori

tatuagem maori

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice