Religião

Você sabe o que significa agnóstico? Descubra nesse post!

O que é?

Agnóstico é o termo usado para definir um indivíduo que considerada o sobrenatural ou abstrato inacessível à compreensão humana.

Definição:

  • Origem: Derivada do termo grego agnostos, que quer dizer “não cognoscível” ou “desconhecido”.
  • Sinônimos: Cético, neutro, descrente, herege, ímpio.
  • Antônimos: Crédulo, crente, cândido, ingênuo.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino ou adjetivo.

Saiba mais sobre o significado de agnóstico

Um agnóstico nada mais é que um seguidor do agnosticismo, uma doutrina que acredita que o sobrenatural ou abstrato é algo inacessível à compreensão humana. Uma pessoa agnóstica considera inútil discutir assuntos metafísicos, já que ela considera que estes se tratam de realidades intangíveis para o conhecimento humano.

Para você ter uma ideia de como pensa um indivíduo agnóstico, para ele não é possível para a razão humana fundamental de maneirar racional a existência de Deus. Por outro lado, um agnóstico pode ser teísta ou ateísta.

Neste primeiro caso, o indivíduo assume que não existe nenhum conhecimento que comprove a existência de Deus, mas acredita que possam existir uma ou mais divindades. Já no segundo caso, a pessoa também admite que não há conhecimento que comprove a não existência de Deus, porém também não considera que exista uma divindade.

Dentro da história, o termo agnóstico foi utilizado pelo naturalista inglês Thomas Henry Huxley (1825-1895), em meados do século XIX, ao explicar a sua dúvida em relação a algumas crenças religiosas, no que diz respeito ao sentido da vida e do universo e do poder atribuído a Deus. A partir daí, vários estudiosos passaram a usar a expressão para escrever sobre o assunto.

Vários famosos que nós conhecemos ao longo da vida são ou eram famosos, tais como Charles Darwin, Albert Camus, Charlie Chaplin, Bill Gates, Albert Einstein, Brad Pitt, Chico Buarque e Caetano Veloso, por exemplo.

Qual é a diferença entre ateu e agnóstico?

Apesar de muitas pessoas confundirem o conceito desses dois termos, existe sim uma diferença entre um indivíduo ateu e um indivíduo agnóstico. Dentro de um contexto religioso, este último é considerado aquele que não acredita na existência de Deus ou de qualquer divindade (ser superior), mas que não nega a possibilidade, já que encontra-se em um patamar inacessível à razão.

Já um ateu desacredita de qualquer religião ou crença e, ainda, da existência de Deus ou de qualquer outra entidade superior.

Gostou de saber o que significa agnóstico? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que os seus amigos também descubram…

Até a próxima!

Leave a Comment