Geral

O que significa a palavra kawaii? Definição, história e exemplos

Kawaii é um adjetivo proveniente da língua japonesa que, traduzido para o português, significa algo “fofo”, “bonito”, “meigo”, “educado” etc… A pronúncia do termo é “cauai”.

O termo serve para designar objetos, acessórios, roupas, animais e pessoas, incluindo crianças e mulheres de aparência atraente. Já os homens são descritos como “Kakko-ii”, que significa “boa aparência” ou “legal”.

Veja também – Significado de cronograma capilar

Pode-se dizer que kawaii é a cultura da fofura japonesa que acabou se popularizando pelo mundo inteiro através de animes e mangás orientais.

Quem criou o Kawaii?

Yamane Kazuma foi quem criou esse termo na década de 70.

A palavra tem o mesmo kanji chinês, “可爱”, que possui o mesmo significado. Mas a origem real da palavra é o termo japonês “Kawayui”, que também significa “fofura”.

O termo foi usado pela primeira vez para descrever um estilo de escrita usado por adolescentes colegiais, o qual precisava ser uma escrita semelhante com a de uma criança. Essa escrita era denominada burikko-ji.

Junto com a escrita fofinha, os adolescente acrescentavam, ainda, figurinhas arredondadas e rostinhos parecidos com emoticons. No anos 80, quase metade da população entre 12 e 18 anos faziam o uso do burikko-ji. 

Essa tendência passou a ir além dos cadernos juvenis, e começou a ser utilizada em anúncios publicitários, revistas e afins. Desse modo, a escrita nesses tipos de veículos de comunicação, antes muito comum, passaram a ser mais arredondadas e com estilo mais infantil.

A partir daí, diversas empresas influentes no Japão, como a Sanrio, criadora da Hello Kity, passaram a se apropriar dessa cultura de fofuras, facilitando ainda mais a popularização pelo país.

Como é uma prática comum, principalmente entre adolescentes e jovens-adultos, muitos dizem que o ser kawaii surgiu como uma “válvula de escape” para as meninas. No Japão, costuma-se cobrar muito das adolescentes quando se atinge certa idade, para fugir disso, muitas adquirem um estilo de vida mias infantil para suavizar a pressão.

O que é um estilo Kawaii?

O termo Kawaii, como já foi explicado, refere-se à tudo aquilo que emana fofura, beleza e delicadeza. Desse modo, o estilo Kawaii conta com todas essas características.

Tons pastéis e cores mais amenas fazem parte da paleta do estilo. A maquiagem também não passa despercebida, precisa ser algo bem leve e que demonstre o máximo de fofura, com a bochechas coradas e lábios bem rosados e, muitas vezes, olhos bem grandes.

Nos animes o ser kawaii é facilmente notável, porque isso vai além da aparência física, conta também com as diversas atitudes dos personagens, como voz fofinha e delicada e ações infantis, que muitas vezes são imitadas pelos espectadores.

Como se tornar uma pessoa Kawaii?

Se você é um grande fã da cultura pop japonesa, se tornar kawaii não vai ser uma grande dificuldade, levando em conta toda a influência kawaii que essa cultura emana e preza.

Para se tornar kawaii é preciso usar roupas mais claras e não muito reveladoras, em tons pastéis e que deixam evidente a delicadeza. Além disso, atitudes mais doces e calmas também contam na hora de aderir ao estilo. Mas essas são as opções para quem prefere aderir pelo estilo clássico.

Há também dentro do kawaii outras vertentes, como os estilos lolita, gótico, punk e sweet, que variam um pouco na escolha de roupas e paleta de cores, mas sempre prezando pela fofura que o visual vai transparecer.

A palavra-chave do kawaii é, sem dúvidas, fofura.

Desenhos Kawaii

Como é um estilo bastante explorado no Japão, muitos animes possuem essa estética fofa. Além disso, muitas empresas também produzem produtos voltados para esse estilo de vida, e toda a identidade visual da marca é baseada nessa fofura.

Confira abaixo alguns desenhos típicos desse estilo.

kawaii

kawaii

kawaii

A cultura Kawaii continua fortemente ativa, ainda mais entre a comunidade Otaku e, obviamente, no Japão.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice