Expressões em inglês

Fandom significa legião de fãs: entenda mais

O que é fandom?

Todo artista minimamente conhecido tem alguém que o admire, e que está sempre acompanhando seu trabalho. Os fãs são admiradores de artistas, e o seu coletivo é nomeado de fandom.

Os artistas mais reconhecidos, que lideram as vendas de álbuns e obras mundialmente, possuem os maiores fandoms, e, muitas vezes, o trabalho do artista é mais bem divulgado pela legião de fãs, do que por meios publicitários.

Origem

Ser fã é um atributo que nasceu com o ser humano. Todo mundo já teve alguém que admirou com bastante fervor, alguém que você fez questão de acompanhar o trabalho e aplaudir de pé. E, por isso, vai sempre haver outra pessoa que compartilha das mesmas opiniões que você sobre determinado ídolo. O fandom é isso, uma junção de fãs que têm um alvo admirado em comum.

Fandom

O significado de fandom é sinônima à de fanclube. Nos anos 90, era comum a junção de fãs de artistas da época ser chamada de fanclube. No entanto, com o surgimento e impulsionamento das redes sociais, essa designação sofreu uma pequena alteração no nome. A única diferença é que, no fandom, a interação acontece quase que completamente via internet.

Veja também – Open bar: significado, tradução e conceito

Hoje em dia, é comum ouvir falar de fandom nas redes sociais, principalmente no Twitter. Com essa grande massa de seguidores nas redes sociais, o crescimento de muitos artistas na indústria se dá por conta do fandom.

O fandom, muitas vezes, é responsável pelo sucesso ou fracasso de algum lançamento. Também há muita interação entre os fãs e, com certeza, brigas entre fandoms rivais.

Como funciona um fandom?

Não há restrição de áreas de interesse para se criar um fandom. Qualquer coisa voltada para o entretenimento tem um certo volume de pessoas que acompanham, sendo assim, o fandom. Séries, filmes, livros, cantores… Para todas essas categorias, existem fandoms diversos por dentro.

Contudo, como a interação entre os fãs acontece dentro da internet, é nas redes sociais que eles se encontram e debatem os gostos em comum, e também demonstram seu apoio para com o “ídolo”.

O fandom é responsável por todo o apoio necessário que um artista precisa para alavancar. O fandom também está apto a defender o artista com unhas e dentes, e amá-lo de maneira incondicional. Muitos artistas demonstram amor imenso aos fãs, como forma de gratidão por todo o seu trabalho nas redes.

Fandom

Os maiores fandoms

Certamente, um dos primeiros maiores fanclubes da história foi o da banda The Beatles, no final dos anos 50. A banda britânica atraiu uma legião de fãs em todas as partes do mundo, quebrou diversos recordes, e marcou a história musical.

No século XXI, outros artistas também ficaram bastante famosos e atraíram muitos fãs ao redor do globo, como, por exemplo, a banda mexicana RBD, em 2004, que fez sucesso inicialmente por causa da novela “Rebelde”. Anos depois, em 2010, Justin Bieber explodiu entre os jovens da época, e foi um dos primeiros a ter um “fandom” nas redes sociais, juntamente com a banda britânica One Direction.

Artistas mais atuais como Demi Lovato, Selena Gomez, Taylor Swift, e até grupos de música coreana, que estão conquistando certo espaço na mídia mundial, como o BTS, são os que acumulam maior volume de fãs nas redes sociais. O fandom ARMY, do BTS, foi eleito o maior fandom da atualidade, no MTV EMA 2018.

Características de um fandom

Todo fandom, obviamente, possui um nome, que é escolhido pelo próprio ídolo ou que os fãs mesmos designam. Também é muito comum existir uma cor característica de cada fandom. Piadas internas e maneiras diferentes de tratar um artistas também são um requisito entre um grupo de fãs.

Além disso, quando há algum novo lançamento, o foco é essencial para alcançar os números desejados nos rankings musicais, e levar o ídolo ao topo. E, quando não se trata de meio musical, o fandom sempre está unido para discutir teorias de alguma história e interagirem sobre o gosto compartilhado.

Dentro do fandom também há quem produza entretenimento, como muitos escritores que se dedicam à criação de fanfics, que são histórias criadas e direcionadas para os fãs.

Veja também:

About the author

Vitória Alice