Geral Expressões em inglês

O que é Cosplay? Como fazer? Entenda mais sobre a prática

Cosplay é a arte de representar, geralmente, personagens provenientes da cultura pop japonesa. No entanto, com a popularização do “hobby”, a prática do cosplay se expandiu pelo mundo inteiro, e não mais apenas personagens de animes são representados, vai muito mais além disso, podendo representar personagens fora da cultura oriental. Além disso, para muitos, fazer cosplay ultrapassa um hobby, e vira até profissão.

Normalmente, aqueles que fazem os cosplays, os chamados cosplayers ou cosmakers, são fãs dos personagens que representam, e das respectivas séries, filmes, games ou desenhos a que este personagem pertence.

Veja também – Piercing: história, significados e conceitos

Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação).

Não há uma idade restritiva para produção de um cosplay, a prática engloba todas as faixa etárias e é comum em todos os fandoms.

Como foi criado o cosplay?

Como muitos pensam, o cosplay não é uma prática original da cultura japonesa. Muito pelo contrário, foram os norte-americanos que iniciaram essa maneira de se fantasiar.

A primeira pessoa a se fantasiar de um personagem de ficção científica foi Forrest J. Ackerman, em 1939, na I World Science Fiction Convention, em Nova Iorque.

Depois disso, nos anos seguintes, os fãs de ficção científica começaram a frequentar os eventos fantasiados de seus personagens favoritos, criando o conceito do costuming, fan costuming ou masquerade.

Na década de 90, quando aconteceu a popularização dos animes e mangás japoneses no mundo ocidental, a palavra cosplay ficou relacionada com a caracterização por personagens que pertençam aos desenhos orientais.

Já no Brasil, a técnica ficou popular mesmo depois dos anos 90, quando concursos e competições começaram a surgir no país. Em 2006 o Brasil ganhou o título de melhores cosplayers do mundo.

Atualmente existem grandes convenções e eventos focados nesse tipo de fantasia, com grande premiações. Nesse eventos são avaliadas as melhores representações de personagens, seja pelas roupas ou pela interpretação.

Quanto custa para fazer um cosplay?

O cosplay, por mais que tenha virado uma técnica que muitos levam a sério e pratiquem da forma mais profissional possível, ainda é popular por valorizar os conceitos do “faça você mesmo”, da qual os próprios artistas confecciona a sua fantasia, tais como todos os equipamentos e acessórios que poderão necessitar para a caracterização do personagem.

Desse modo, o cosplay vai custar de acordo com o seu interesse de torná-lo mais bem executado. Para um bom e fiel cosplay, são precisos recursos de qualidade e que se assemelham ao máximo do personagem escolhido.

A prática vai além de uma simples fantasia. É feita com dedicação e vontade de se parecer ao máximo com aquilo que foi escolhido para ser representado.

O que é Cosmaker?

Cosmaker ou Cosplayer é o termo usado definir quem está executando o cosplay, quem tem o hábito de fazer isso ou quem já tem o cosplay como uma forma de trabalho.

cosplay

Existem por aí muitos cosmakers reconhecidos por suas execuções. Geralmente, eles são bastante populares por cosplays bem feitos e bastante presença em eventos.

Além disso, é importante colocar que o cosplayer não se limita em apenas se fantasiar, mas também interpretar a personalidade do personagem escolhido.

Como virar cosplayer?

Para virar um cosmaker ou cosplayer só basta força de vontade e bastante paciência. Você precisa se dedicar ao máximo em todos os detalhes que compõem a fantasia e, em casos mais profissionais, até agir como o personagem escolhido.

Como já foi citado, o cosplay ultrapassa o conceito de fantasia. Por isso tenha bastante dedicação e não desista! A técnica envolve muito treino e conhecimento.

Veja também:

About the author

Vitória Alice