Geral

O que é xeque mate? Definição, origem e aplicação no xadrez

A expressão xeque mate é comumente usada em disputas de xadrez para indicar o lance final da partida. O xeque mate é anunciado quando a peça do rei é finalmente encurralada pelo adversário, sem possibilidades de escape.

Qual a diferença entre o xeque e o xeque mate?

Xeque mate e xeque têm designações diferentes no jogo. Quando o rei está sob mate, ele está sendo encurralado, mas ainda há uma possibilidade de fuga. Já o xeque mate indica o ataque decisivo, que resulta no final da partida com a derrota do rei adversário.

Origem do xeque mate

A expressão tem origem na palavra árabe xāyh māka, derivada do persa xāh māt, que significa: o rei está morto ou a redenção do rei.

Veja também – Austeridade

Contudo, houve um rei persa que proibiu o xadrez por um tempo, por conta da expressão xāh māt. Anos mais tarde, seu sucessor voltou a permitir as jogadas, mas com um expressão diferente, passou-se a usar, então, Nefs-mât, que traduzida significa: a pessoa está morta.

Como escrever “xeque-mate”?

A grafia correta para a palavra traduzida no português é xeque mate, com X. Sendo assim, escrever “cheque-mate” está gramaticalmente incorreto.

Regras de xeque-mate no xadrez

A peça a qual o xeque mate deve ser direcionado é a do Rei, pois com sua queda, o jogo é finalizado, e a vitória é declarada à quem anunciou o ataque.

Os mates básicos são aqueles em que um lado tem apenas o Rei e o outro lado tem um conjunto mínimo de peças para dar o mate. Assim, quase todas as peças podem executar um mate, são elas:

  • Rei e Dama contra Rei
  • Rei e Torre contra Rei
  • Rei e Dois Bispos contra Rei
  • Rei, Bispo e Cavalo contra Rei

A única combinação que não possibilita a execução é um mate é Rei, Bispo e Cavalo contra o Rei.

Segundo as regras, “em todos os mates descritos acima é preciso forçar o rei adversário a mover-se para uma área específica do tabuleiro (Em “Dama e Torres” para as laterais e em “Bispos e Cavalo” para os cantos), com o objetivo de que os movimentos não venham a abrir casas de fuga ao rei adversário.”

O objetivo do xadrez é detonar o rei adversário, e para isso é possível fazer as mais diversas jogadas. Lembre-se de mover as peças com sabedoria, tanto para o ataque, quanto para a defesa. Qualquer movimento mal pensado pode expor o seu Rei e levar o adversário à vitória.

Qual jogada de xeque mate mais rápida?

Existem duas maneiras de declarar xeque mate de formas rápidas no xadrez. A primeira é a chamada “xeque mate pastor”, que consiste apenas em quatro movimentos feitos pelas peças brancas através dos peões, do bispo e dama.

A outra forma é chamada de “mate louco”, que consiste em apenas dois movimentos, executados pelas peças pretas, que finalizam a partida.

Outros significados para xeque-mate

A palavra pode designar um chefe de uma tribo muçulmana, e também possui algumas outras atribuições, como por exemplo em situações constrangedoras e de grandes decisões.Quando você se vê em meio à uma escolha decisiva em sua vida, pode-se dizer que você está em uma situação de xeque mate.

Além disso, a expressão também pode ser utilizada com o sentido de “pôr em risco” ou “pôr em perigo”.

Exemplos:

  • Com esse comportamento de risco, você está pondo em xeque sua própria vida! (ameaçar)
  • Estou me sentindo em xeque-mate, não sei o que fazer!

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice