Geral

Okay: qual o significado? Como usar?

Extremamente utilizada mundialmente, a palavra okay tem uma função básica e até certo ponto popular: dizer que está tudo bem. Mas você sabe mesmo algumas curiosidades sobre esse termo, como a sua origem e em quais condições ele pode ser utilizado? Acompanhe ao longo do texto estas e outras curiosidades.

Está tudo bem

Como todos devem saber, o significado principal do termo “okay” é dizer que está tudo bem, está tudo nos conformes, de acordo com o especificado, exigido.  O termo tem origem inglesa, apresentando diversas histórias, no que se refere a sua origem.

Discussão quanto a origem

São muitas as versões a respeito do termo okay. Talvez a mais aceita e reconhecida versão tenha relação com guerras, nas quais o termo era utilizado para designar um dia sem mortes. A expressão usada era o termo Zero Killed, representado de forma simplificada por “okay”. A forma de identificar, comunicar e celebrar um dia sem mortes era a partir do termo okay.

Veja também – Significado de MVP

Isso acontecia pelo fato de que os muros das casas eram pintados e marcados com o termo 0 kills, identificando as iniciais de ok. Conforme se pode ler em diversas fontes, o objetivo era dizer que havia acontecido uma coisa boa, algo positivo, já que era mais um dia com todo mundo vivo. As iniciais “0” e “k” de kills acabaram formando o ok, como conhecemos hoje.

Essas histórias faziam parte da Guerra do Vietnã e também de outras guerras, como a própria guerra civil dos Estados Unidos, conhecida como Guerra da Secessão norte-americana.

Outras versões famosas para o surgimento da expressão

Capatazes de escravos também usavam esse termo, para designar a expressão auquai. Essa palavra era compreendida equivocadamente pelas pessoas, que achavam que o termo certo era ollkway.

Também há quem acredite que a origem desse termo está vinculada ao idioma alemão. Oll Korrect é uma expressão do idioma alemão, relacionada ao significado “tudo certo”. Essa seria a origem do ok.

Existem várias outras versões. Dentre elas, uma das mais conhecidas é também uma das mais básicas. Esta versão aponta para o surgimento da expressão ok um gesto, utilizado pelos militares, para definir um dia positivo.

Todos sabemos que em um cenário de guerra se faz necessário compreender e apontar alguns sinais que sejam capazes de identificar e fazer comunicações das formas mais práticas e fáceis possíveis. Desta forma, criou-se um método para mostrar que tudo estava bem, que tudo estava nos conformes.

O método constava em usar dois dedos da mão para fazer uma espécie de “o”, aproveitando o resto da mão para simbolizar a letra K, com os outros três dedos restantes. Desta forma, com esse gesto simples, que hoje pode ser bastante mal interpretado – diga-se de passagem – criou-se uma das explicações mais consolidadas para a criação do termo ok.

Okay

Candidato forte

Uma outra história interessante relacionada a aplicação do termo Ok vincula a sua criação a eleições que ocorreram nos Estados Unidos ainda nos anos 1800. Nesta época, havia um candidato apelidado de Old Kinderhook, expressão que significava a velha cidade da qual o mesmo havia surgido.

O nome do candidato era Martin van Burien, que passou a fazer parte, com os seus apoiadores, de um clube, o chamado “OK Club”. Esse clube passou a ser conhecido pelos apoiadores e criticado pelos adversários, de modo a se tornar bastante popular.

Assim, mesmo após as eleições, passou-se a falar muito sobre o Ok. Pouco mais a frente, com o surgimento do telégrafo, se tornou ainda mais comum o uso do Ok, já para determinar algo positivo, certo, adequado, dentro do padrão estabelecido anteriormente.

Diversas classes gramaticais

O termo okay é bastante versátil, podendo estar identificado e definido em várias classes gramaticais. Dentre as quais, podem ser consideradas as seguintes: advérbio, adjetivo, substantivo masculino, dentre outros.

Na língua inglesa, o termo ok também pode ser utilizado como verbo. Desta forma, pode ser aplicado como uma ação, dizendo que a ação está sendo realizada corretamente, adequadamente. Quer dizer que o ok significa fazer aprovação de algo ou endosso.

A-OK

A expressão A-Ok é uma derivação do termo Ok, sendo utilizado pela NASA com um objetivo específico. O objetivo é dizer que todos os equipamentos estão em perfeitas condições. Seria uma espécie de cenário perfeito.

Nesse sentido, a palavra quer dizer algo acima da média, podendo ser traduzido como algo “excelente”.

Okay

Como usar?

No Brasil, esse termo é bastante utilizado. É mais uma dessas palavras da língua inglesa que passam a ser usadas com frequência e se tornam determinantes no nosso dia-a-dia. Como sabemos, até mesmo o atual presidente da República utiliza essa palavra com frequência, não é mesmo?

O termo Ok, aplicado no Brasil, quer dizer que alguma situação está de acordo com o esperado, está adequada, está correta. Uma situação ok quer dizer que corresponde ao previsto, ao que se imaginava anteriormente.

É bastante comum dizer algo e alguém afirmar “Tá ok”. Nesse sentido, significa uma anuência, uma concordância. Quer dizer que a pessoa está satisfeita com a situação pré-estabelecida.

Basicamente, é bem simples utilizar o “ok”. Tornou-se uma espécie de sinônimo para a palavra sim, demonstrando uma afirmação. É uma palavra de fácil e prática utilização, por serem apenas duas letras. Algumas pessoas tendem a utilizar o ok com alguma frequência, entendendo se tratar de uma maneira talvez mais estética ou sofisticada de se concordar com algo.

Sabe-se que é bastante comum a exploração de palavras oriundas do idioma inglês em nossa língua e nossa cultura, para provocar um efeito sofisticado, por assim dizer. É bastante comum e costuma também ocorrer em outros países, como na Argentina.

Em todo caso, ok quer dizer algo compreendido, entendido e que não precisa ser analisado de uma maneira diferente ou reinterpretado.

Curiosidade com relação ao termo

De acordo com o Guia dos Curiosos, a palavra “Ok” teria sido a primeira a ser dita na lua, quando da presença do homem, com Neil Armstrong e Edwin Aldrin.

E então, gostou de nosso texto? Veja também o significado em nosso site de Indeed e Coffee Break.

About the author

yasmin