Língua Portuguesa Geral

O que é um fichamento? E como fazer? Confira!

Fichamento é o termo que define o ato de fichar, ou seja, de reunir um conjunto de dados relevantes sobre alguma coisa. O fichamento é um recurso bastante utilizado para facilitar os estudos, pois ajudam na compreensão do conteúdo e também servem para consultas posteriores.

Pode ser definido também como uma espécie de resumo, porém um tipo mais organizado, pois costumam ser feitos em fichas, a qual contém informações resumidas sobre a obra lida, como a autoria, o conteúdo e onde o material original pode ser encontrado.

O fichamento ajuda na assimilação e memorização de conteúdos, além de ser bastante explorado para pesquisas acadêmicas como TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Veja também – O que é resenha? Saiba todas as definições e como fazer

Como fazer um fichamento

Não existem muitas regras específicas para se fazer um fichamento, já que é uma espécie de resumo. Portanto, primeiramente, você precisa fazer uma leitura breve sobre o conteúdo a ser fichado, e depois disso escolha qual formato ele será feito: fichas de papel, caderno, pastas, arquivo virtual ou em aplicativos.

Ao decorrer da confecção, vá fazendo leituras e anotações com informações relevantes para o conteúdo do fichamento.

Para facilitar a organização é possível criar padrões para o registro das informações, como a utilização de cores, símbolos e palavras-chaves que otimizem a estruturação das ideias;

Em caso de fichamento acadêmico, é sempre importante lembrar das regras da ABNT e acrescentar todas as referências do texto base.

Tipos de fichamento

Os fichamentos mais comuns a serem feitos são divididos em três tipos diferentes:

  • Fichamento de conteúdo ou texto: É um resumo das ideias principais do texto, inseridas com suas próprias palavras, mas também é permitido o uso de citações;
  • Fichamento bibliográfico: Fichamento em que as ideias selecionadas, e que expressam opinião pessoal, são inseridas por temas com a devida indicação da sua localização no texto.
  • Fichamento de citações: É a transcrição literal de trechos dos textos, que são escritos entre aspas.

Modelo de fichamento

Como já foi dito, não existe um padrão de fichamento, apenas quando este é solicitado por um professor, nesse caso é necessário escrever o texto de acordo com as exigências da ABNT.

No entanto, para facilitar, existem uns modelos mais clássicos, como por exemplo as tradicionais fichas pautadas, onde geralmente são colocadas as referências no cabeçalho e a localização da obra na última linha. No meio da folha são escritas as ideias e trechos do texto lido.

Mas lembre-se, contanto que tenha as informações necessárias, um fichamento pode ser elaborado na estrutura que seja mais fácil o entendimento.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice