Língua Portuguesa

Mim acher (Aloisio Chulapa): dar perdido, sair de fininho

Mim acher pode ser chamada como uma gíria ou expressão surgida na Internet. Ficou muito popular e difundida nas mídias sociais.

Seu significado é “me ache” e é comumente usada para fazer uma representação da saída de um evento ou para apontar que certo indivíduo não quer ser encontrado por outro. Para que isso aconteça, ele inventa uma mentira de forma que ninguém descubra o seu real paradeiro.

Veja também – Significado de prosopopeia

Observe o exemplo:

— Mas, então, prima, qual vai ser a pedida do carnaval?

— Mim acher!

Desta forma, “mim acher” passa a ser o equivalente a “ir para uma balada” ou até “sair para beber uma cervejinha com os amigos”.

Veja só:

“Amanhã vou cair na gandaia, tomar todas com o galerão do futebol e enfiar um mim acher na D. Maria”.

No exemplo citado acima podemos claramente identificar a representação de uma das atribuições dadas à gíria. A pessoa ia armar determinada situação que fizesse com que fosse difícil ser encontrado pela “D. Maria”, que no caso quer dizer “namorada/esposa”.

Esta gíria foi brilhantemente criada por Aloísio – vulgo “Chulapa”, ex-jogador de futebol. Ele publicou os termos “mim acher” na legenda de uma foto na sua conta do Instagram, onde aparecia cercado de cerveja e amigos.

O sucesso da expressão foi tremendo nas mídias sociais. E não demorou absolutamente nada para o “mim acher” se transformar em um meme.

10 exemplos famosos de “mim acher”

“Mim acher” – conforme informações do dicionário da zoeira – é uma gíria que quer dizer basicamente “dar o perdido”. O futebol foi o esporte que mais deu exemplos de “mim acher” até hoje. Divirta-se com os 10 melhores.

1. O perdido de Marcelo Cabo

Esse foi um dos grandes “mim acher” de todos os tempos. Marcelo Cabo, ex-técnico do time do Atlético-GO, compareceu em uma confraternização junto dos amigos. O fato ocorreu após ele ter comandado o time no amistoso de uma pré-temporada.

O problema é que ele não compareceu na sede do clube mais, tornando-se caso para a polícia de desaparecimento. Contudo, Marcelo acabou sendo localizado com mais de 40 horas de “sumiço” no quarto de um motel. Ninguém até hoje entende direito o que houve, mas, ao que parece, Cabo tinha bebido demais.

Mim acher

2. Dembélé AFP

O jogador estava com uma proposta engatilhada com o Barcelona, mas decidiu que não seria mais preciso jogar pelo Borussia Dortmund. Sem nem ter confirmado a transferência, Dembélé desapareceu do time alemão.

3. Brendon Matheus

O zagueiro Brendon contribuiu para a goleada contra o Batatais nas semifinais da Copinha. Entretanto, fez com que o time fosse desclassificado pela sua irregularidade.

O cara apresentou falsos documentos e se chamava, na verdade, Hélton. Quando foi descoberto, deu um sumiço do clube e de todo mundo.

4. Diogo Vitor

Destaque no Brasileirão de Aspirantes pelo Santos, no time B, o rapaz de 22 anos de repente começou a degringolar na carreira. O jogador tinha o costume de sair por aí, ficar sumido e chegou até a vender seu carro para pagar as baladas que ia.

5. Drogba

Esse “mim acher” foi espetacular. A loja que o Corinthians tem fez uma camisa com o nome do jogador, mas o cara simplesmente desapareceu.

6. Ronaldinho Gaúcho

Nas baladas e nos “dibres”, nosso querido “bruxo” tornou-se um grande especialista no “mim acher”. O problema é que os clubes não ficavam sabendo disso até sua fama de “mim acheiro” se popularizar.

7. Gary Mackay-Steven AFP

Provavelmente você nunca deve ter ouvido falar dele, e também nem irá. O atleta escocês, que jogava no Aberdeen, foi protagonista de um dos “mim acher” mais tensos da história.

O homem saiu de uma balada tão chapado que acabou caindo no rio. Ele só foi resgatado cerca de uma hora depois, apresentando sinais de uma hipotermia.

8. Seleção do Equador

Como o time não teria chances de participar da Copa, alguns dos jogadores resolveram adotar o “mim acher”. Fizeram isso antes do jogo final contra a Argentina nas Eliminatórias. Cinco atletas, incluindo Arboleda, saíram fugidos da concentração, seguindo para uma balada. A punição foi a suspensão por um período indeterminado.

9. Douglas e Edilson

O time do Grêmio estava comemorando o título conquistado na Libertadores. Entretanto, Edilson e Douglas queriam mesmo era dar um “mim acher”. Acabaram ficando ainda mais famosos com o ocorrido.

10. Adriano e Chulapa

Essas duas lendas tiveram um encontro um tanto nada convencional relacionado ao “mim acher”. Isso porque eles queriam dar o perdido, mas documentaram nas mídias sociais.

Provavelmente eles queriam dar um ensinamento para seus seguidores de como não fazer a coisa errada!

Mim acher

Tweets sobre “mim acher”

1.

“Quando cheguei bêbado em casa depois duma cachaçada com amigos, fui ameaçado pela titular que me fez dormir lá no sofá.”

#mimacher #descubra #titular #brasil #giriadefutebol

Observação: Na gíria popularesca, “titular” quer dizer a esposa ou namorada oficial.

2.

“Fica ligado na lei do Afonso, hein, Pedro Junior! Vai dando vacilos aí no Face, porque se tua mulher descobre tu tá ferrado!”

#casacaiu #mimacher #facebook #meretriz #titular #leideafonso #leide

A lei de Afonso é mais uma das diversas expressões divertidas surgidas do Facebook. Afonso era um homem que estava em um grupo sobre zoeira e futebol. Ele vivia dando em cima das mulheres que postavam lá.

Um dia, a namorada descobriu o que ele fazia no grupo. Ela, então, como vingança, entrou no tal grupo, publicou uma foto de calcinha e camiseta com a legenda: “oi sumidos”. A partir daí,  a zoação não acabou até que criaram a lei.

3.

“Hoje vai ter churras depois da peladinha hein! Vamo dá o mim acher nas patroas mais tarde… só tem que ficar ligado na lei do Reginaldo!”

#mimacher #leidereginaldo #futebol #descubra

O conceito da lei de Reginaldo é: não leve carne para o churrasco! Essa lei foi criada quando Reginaldo, o jogador, tirou a foto da sua mulher com um minúsculo biquíni, mandando em um grupo no WhatsApp. A foto vazou, viralizou e o pessoal lotou as redes sociais da coitada de solicitação de amizade.

Considerações finais

Agora que você entendeu o conceito, pode sair por aí dando o “mim acher” em quem precisar… Ou não!

About the author

yasmin