Geral

Piriguete: qual o significado e conceito? Como surgiu?

A palavra piriguete ou periguete é uma gíria muito utilizada no Brasil. Ela é um adjetivo feminino exclusivo para as mulheres. Está presente em músicas e de tanto ser utilizado, hoje é um termo que está nos dicionários.

A origem da palavra

Uma das primeiras vezes que o termo foi escutado foi na periferia de Salvador, capital da Bahia.

A palavra é a junção de perigosa com o termo em idioma inglês girl, que significa menina. Para a pronuncia não ficar muito estranha, usou-se o guete enquanto uma derivação de girl.

Designava as mulheres que iam a shows e baladas e que, na visão dos homens, queriam pegar qualquer um.

A palavra ficou famosas em uma canção da cantora brasileira Ivete Sangalo.

Hoje a palavra possui mais variações como piriguetismo, referindo-se ao comportamento da piriguete.

O significado de piriguete

Quando dizemos que uma mulher é piriguete, significa que ela é fútil e que pode ser um perigo a um homem. Pois o usará e depois irá embora.

Uma piriguete também se vestiria de uma maneira sensual para chamar a atenção dos homens que se deixariam levar por isso. Os homens se encantariam por ela, pagando bebidas e roupas para essa mulher que ficaria com eles somente até o momento que pudessem pagar as coisas.

Elas não buscariam relacionamento duráveis, com vistas a um longo namoro ou até mesmo casamento. Mas somente a usar um homem e logo partir para o próximo.

Assim, ela usa o próprio corpo para conseguir o que quer. Para um homem, ele sempre será traído por essa mulher.

A piriguete também pode ser a mulher de um amigo. Por ser muito bonita, um homem acredita que o amigo não conseguiria conquista-la. Mas sim que ela se interessa por ele somente por dinheiro. Assim, utiliza o termo para desqualificar a companheira de outro.

Algumas mulheres também usam o termo para desqualificar outras mulheres. Utilizam de maneira semelhante aos homens. Para dizer que alguém é interesseira e fútil. Que se veste de maneira errada e que a sensualização de seu corpo se dá somente para conquistar mais homens.

Nesse caso, uma mulher que professa isso, se coloca em uma posição de superior à piriguete, mas a encara como um perigo para seu relacionamento. Tem medo de perder seu namorado ou esposo para uma piriguete.

Piriguete

Exemplos do uso da palavra piriguete:

  • Ela usa shorts curto, tem silicone e cabelo oxigenado. Não passa de uma piriguete;
  • A mulher ali na esquina só conversa com quem paga uma bebida para ela. É uma piriguete;
  • Veja o salto alto daquela moça! A bolsa dela não é original. E a roupa dela é muito curto. Com certeza é um piriguete.

Em todos os exemplos, apresenta-se características do que ficou conhecido como piriguete. Se trata de um termo para se referir principalmente a mulheres da periferia. Desmerecendo suas roupas e tentando apontar nela o que ofenderia a moral.

Quem é a piriguete?

É a mulher que anda pela rua com roupas mais curtas, normalmente um batom vermelho e brincos de argolas.

Suas roupas são coloridas e destaca-se no meio da multidão. Está sempre maquiada e atrai a atenção dos homens pelas ruas.

Ela não é bem quista pelos namoradas e esposas. Essas entendem que se uma piriguete chegar perto de seus companheiros, o seduzirão e acabarão com seus relacionamentos. Ou seja, elas são mulheres perigosas para qualquer um.

Ela seria a atualização da piranha, termo muito utilizado nos anos noventa. Também poderia ser chamada de galinha e vaca.

Ou seja, sempre existiu algum termo para designar esse tipo de comportamento feminino, sendo piriguete mais uma de suas variações.

É um termo pejorativo?

Sim, piriguete é um termo pejorativo. Sempre que ele é utilizado, tenta-se diminuir uma mulher.

É uma crítica feita a ela.

Entretanto, não existe termo similar aos homens. Eles podem ser chamados de cafajestes, mas mesmo assim, não há o mesmo peso que piriguete.

Esta palavra estaria mais próxima a prostituta. E carrega toda a significação que as profissionais do sexo possuem. Entretanto, uma piriguete não cobra para prestar serviços, ela seria quem seduz em troca de alguma coisa.

Piriguete

A piriguete na visão feminista

Um termo pode ter várias visões. Com piriguete não é diferente. Se ela pode ser conhecida como um xingamento machista, na visão de algumas feministas o termo pode ser transcriado.

Para algumas feministas a piriguete na verdade é uma mulher empoderada que sabe cuidar dela mesma. Seria um efeito da luta feminista, assim como o Dia Internacional das Mulheres. Pois sendo piriguete a mulher recusaria a moral machista ao afirmar que tem desejos e não é somente um objeto para os homens.

Mas também saberia dizer não quando quisesse. Por isso, a mulher se vestir com roupas curtas não seria que está se insinuando a alguém, mas apenas que se veste como quer.

Ela não estaria interessada no dinheiro de um homem. Mas sim em usar as roupas que bem entende e em sair para aproveitar os shows e as baladas.

Ela seria uma mulher que cuida de si mesma independente da visão dos outros. Veste-se como se sente bem sem dar atenção ao que a sociedade prega como o que seria a moral.

Para outras feministas, a piriguete seria uma forma que uma sociedade machista colocou uma mulher contra a outra. Pois ser piriguete seria concorrer com outra mulher. No lugar das mulheres se apoiarem, fazem uma corrida por um homem.

Nessa visão, é preciso acabar com a piriguete. Seria preciso educa-las para que não fossem uma contra a outra. E sim para se ajudarem. A aprenderem que não precisam disputar pelo amor de alguém.

Assim, não há consenso entre as feministas. O termo permanece em debate. E cada vez mais atual.

Portanto, piriguete é um termo em construção. Possui vários significados e questionamentos.

Entretanto, é importante saber o que você quer dizer quando chama alguma mulher de piriguete. Como é um termo pejorativo, não tente elogiar uma menina com essa palavra, poderá escolher outras mais apropriadas.

About the author

yasmin