Geral

Significado da palavra ratificar: explicamos aqui

Ratificar é uma palavra que possui a classificação dentro da gramática como um verbo que é bitransitivo. No entanto, ela também pode tomar o sentido de um verbo que é pronominal.

Além disso, a mencionada palavra possui exatas 9 letras, dentre elas 4 são vogais e 5 são consoantes. São as vogais: a, i. São as consoantes: r, t, f, c, r.

Veja também – Significado de Old School

A palavra pode também ser escrita de outra forma, mas com igual sentido e significado: racifitar.

Sendo assim, levando em consideração o que ela quer dizer, entende-se por ratificar, algo que confirma e reitera o que foi dito anteriormente.

O que significa exatamente ratificar

Ratificar é um termo que provém do verbo ratificare em latim. Considera-se um meio de confirmação, validação, aprovação, verificação. Mas também é possível usá-lo como forma de reafirmação daquilo que já foi prometido ou apenas dito por meio de atos ou meios escritos.

Exemplificando:

  • “Com certeza, eu confirmarei o que disse anteriormente”. (Reafirmação);
  • “O governador reafirmou veementemente a sua postura diante da atual situação da segurança pública”. (Confirmação);
  • “O aluno teve suas sérias reinvindicações confirmadas tanto para os colegas quanto para o professor”;
  • “A testemunha ocular precisou ratificar as suas declarações”.

Além do mais, o termo tem o significado totalmente pautado na autenticação de atos e compromissos. É uma palavra usada de forma ampla em convenções de cunho internacional, onde acordos, tratados, contratos e diversas outras documentações governamentais serão validadas.

Exemplificando: “Os indivíduos se recusaram a ratificar o Acordo de Paz.” (Aprovação, validação).

Ratificar, portanto, é basicamente o resultado e todo o processo de ratificação. Esta palavra refere-se ao que se pode defender, afirmar ou sancionar de alguma forma.

Um discurso, um evento, um texto, uma regra, etc., comumente precisam ser ratificados, o que quer dizer que precisam ter sua validade ou exatidão confirmada.

ratificar

Palavras parônimas

Por conseguinte, ratificar e retificar são palavras ditas como parônimas. Isso significa que elas têm a pronúncia e a escrita até bastante semelhantes, no entanto, o significado delas é distinto.

Tanto por isso que esses termos são frequentemente confundidos. Ao passo em que a retificação pode ser considerada como meio de correção, alinhamento, endireitamento, ratificar, por conseguinte, pode significar confirmação, validação.

Exemplificando:

  • “A ratificação das pautas sugeridas pelo primeiro Ministro dos Transportes demonstraram o quão poderoso ele é dentro do atual governo”;
  • “Essa continuará sendo a ratificação do presidente da associação, mas ao que tudo indica, o gerente vai permanecer comandando a equipe”;
  • “Ele não acha que Morrison seria capaz de comentar qualquer coisa que seja, mas, após ouvir a ratificação desta, ele teve que se convencer“.

Ratificação dentro do direito

Já no âmbito do direito, diz-se uma ratificação como sendo onde o indivíduo é consciente de que um ato jurídico traz consequências que, à princípio, não afetam a sua forma de alcançá-lo.

Isso quer dizer que o ato jurídico posto em pauta, quando se dá a sua origem, não possui qualquer ligação que seja com os indivíduos proporcionando, dessa forma, a ratificação.

Pois, o que se conhece como sendo o princípio da autonomia, a instauração dos efeitos sobre o indivíduo, só é possível depois da ratificação, ao passo em que as partes que restam já se atingiram pelas consequências legais.

Em resumo, logo, a resultância de um ato entendido jurídico, tratará de um terceiro quando este conceder a aprovação.

Suponhamos que exista uma promessa relativamente estranha para um indivíduo, se esse indivíduo dá a ratificação, irá acrescer um bom grado ao âmbito da aplicação da tal promessa, embora, à princípio, não tenha ocorrido o consentimento por parte desse indivíduo.

Os sinônimos da palavra ratificar

Os sinônimos da palavra ratificar são os seguintes: afirmar, confirmar, reafirmar.

Os antônimos da palavra ratificar

Os antônimos da palavra ratificar são os seguintes: revogar, descumprir, anular.

Os exemplos de frases e usos

Ele precisa ratificar junto à secretaria da escola a sua matricula para que não venha a enfrentar desacertos futuros.

É preciso ratificar os devidos documentos do gerente para que se possa ingressar com o processo de indenização sem que se tenha mais um desagradável encontro com ele.

Minha esposa vai ratificar o que ela me disse há 10 anos quando demos entrada nos papeis do divorcio: Eu não quero nenhum dos seus bens.

ratificar

Qual é a diferença entre retificar e ratificar?

Retificar e ratificar são ótimos exemplos de palavras que são parônimas. Ou seja, essas palavras possuem a grafia e a pronúncia semelhantes, como dissemos anteriormente, de forma que podem ser confundidas. No entanto, os seus significados são totalmente divergentes.

Ratificar resulta de um composto que vem do latim “ratus”, que possui o conceito de válido, e o verbo “facere”, em tradução “ser feito”, que possui o conceito de reafirmação, confirmação, validação ou comprovação.

Ratificar, portanto, sempre apresentará o sentido de concordância com algo, de confirmação ou aprovação. Para citar alguns exemplos de como se pode utilizar a palavra ratificar, conforme os seus variados sentidos:

  • Comprovação: Os eventos ratificaram as previsões;
  • Confirmação: O réu fez questão de ratificar os argumentos da defesa;
  • Reafirmação: A moça ratificou suas premissas;
  • Validação: A ratificação dos termos da reforma agrária foi feita por intermédio de alguém influente.

Retificar igualmente vem do latim, com a união de “rectus”, cujo conceito é correto, reto, acertado, com o verbo “facere”, cujo conceito é de fazer. Isso lhe concede o significado de emendar, de corrigir, ou mesmo de endireitamento de algo que não fora executado de maneira correta. Para citar alguns exemplos de como se pode utilizar a palavra retificar, conforme os seus variados sentidos:

Correção: É preciso retificar os termos do contrato;

Emenda: Precisamos retificar as informações que não foram citadas.

About the author

yasmin