Geral

Illuminati é uma sociedade secreta da época do Iluminismo

Você com toda certeza já ouviu falar sobre sociedades secretas. E muito provavelmente sobre uma em específico, que é bem conhecida nominado inteiro. Os Iluminati são conhecidos desde o século passado como uma sociedade super secreta que sabe os mais obscuros segredos do universo.

Vale lembrar, no entanto, que muitas vezes as teorias conectadas ao que são os Iluminati, não necessariamente apresenta uma metodologia científica. Para tanto, é necessário conhecer um pouco melhor sobre essa sociedade e o que exatamente ela faz. Dessa forma, não há como você se enganar da próxima vez em que comentar sobre em uma conversa.

Portanto, conheça agora um pouco melhor sobre essa definição.

Uma introdução aos Iluminati

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que os Iluminati nada tem a ver com a religião hinduísta ou qualquer outra religião. São uma sociedade secreta que nada tem a ver com um culto religioso em específico. No geral, basicamente nada tem a ver com um grupo religioso.

Além disso, é preciso esclarecer que os Iluminati também nada tem a ver com uma supremacia branca. É comum que muitas pessoas confundam esse termo com a sociedade envolvida na ou Ku Klux Klan (KKK). De forma que muitas vezes acusam essa sociedade secreta de estar ligada a essa supremacia. O que é completa e totalmente equivocado uma vez que a intolerância não faz parte do que essa sociedade deseja se envolver.

De certa maneira, a sociedade dos Iluminati está extremamente ligada ao que se entende do significado da palavra. É advinda do latim antigo e é o plural de iluminado, o que e certa maneira já revela como eles se auto enxergam, como os iluminados. É por isso, então, que muitas vezes são enxergados como um grupo queda-se os mais profundos segredos do universo.

Aliás, muitas figuras, reais e imaginárias do universo humano, já foram associadas com esse grupo em específico. O que certamente não está de todo certo, considerando que quase não se sabe sobre como perpetua esse grupo e sua organização hoje. Não se sabe ainda se eles realmente existem hoje.

Illuminati

Como os Iluminati são vistos hoje?

Como pouco se sabe sobre a existência dessa sociedade secreta hoje em dia, muitas pessoas acabam por não entender exatamente quem foram. Atualmente, não se tem como saber sobre a continuidade deles após o período de formação e seu apogeu.

Nesse caso, por conta da ideia ligada de que eles são pessoas iluminadas com conhecimento. Costuma-se acreditar que eles sabem de mais coisas que outras pessoas que não estão nesse meio. Portanto, hoje estão muito conectados a essa ideia de teoria da conspiração, quase como se ainda existissem e soubessem de tudo.

Dessa forma, sempre que ocorre um grande evento que mexe com as relações sociais do mundo, como o 11 de setembro. As pessoas costumam associar com os Iluminati tudo aquilo que elas não sabem, como se mesmo eles pudessem antecipar a tragédia. Claro que isso vai completamente contra o que essa sociedade realmente é, uma vez que não trabalham com a ciência para tratar dessa teoria.

As pessoas costumam esquecer que os Iluminati não são uma sociedade religiosa ligada a ideia de louvor a algo. Ou esquecem que não são uma sociedade super secreta que trabalha para algum governo e sabe mais do que nós. Essa é uma ideia muito antiga e pouco realista a respeito de quem são os Iluminati, já que não existem mais hoje. Claro que no sentido estipulado em sua criação.

Como surgiu essa sociedade?

É errado falar que os Iluminati existem hoje no mesmo sentido de sua criação. Porque hoje estamos em um contexto completamente diferente de quando aquela sociedade resolveu iniciar uma discussão. Desse modo, sem saber de sua existência exata, a maior parte das pessoas costuma achar que eles existem hoje ainda com o mesmo princípio. Quando, hoje, se ainda existem, são vários grupos de pessoas dispersas que gostam de criar teorias da conspiração.

O primeiro grupo de Iluminati existente é aquele que é referente aos Iluminati da Bavária. Fato que já os coloca em outro contexto histórico e social completamente diferente do atual. Dessa forma, em época do Iluminismo francês, esse grupo em específico surgiu como uma forma de reiterar o discurso que começava a aflorar na França na época. Logo, as discussões ficavam em torno do cientificismo e da filosofia, como maneira de compreender o mundo, o homem e sua criação.

Claro que essa discussão já existente há muito tempo, desde as civilizações gregas e romanas antigas, mas agora há uma diferença. Que é de suma importância para a compreensão dos Iluminati como sociedade pensante.

Illuminati

O que buscavam discutir os Iluminati?

Muito diferente da ideia de Oráculo, os Iluminati não viam o futuro de maneira alguma. Apesar de símbolos próprios, encontros secretos e discussões limitadas a um assunto, eles não eram capazes de ver o futuro. E muito menos eram capacitados de saber mais dos acontecimentos que qualquer outro ser humano que vivia na mesma época. Que é o que se costuma pensar que a sociedade Iluminati é, aliás, ainda hoje se tem esse pensamento antigo.

Assim, os Iluminati na verdade representavam uma nova visão de se ver algumas discussões já existentes. Com base na ciência em específico, desconsiderando o ocultismo que era presente na sociedade da época. Essa sociedade, então, costuma salientar o uso da ciência contra os achismos existentes. É uma forma de crítica que existe da Idade Média.

Por que foi importante?

Na época, a sociedade que surgiu na época representa uma importância muito grande para o pensamento crítico. Pois é conhecido como uma forma de lançar a luz do conhecimento em discussões antigas e que são pautadas em ideias retrógradas.

Deste modo, são uma forma de se combater o pensamento sem nenhum conhecimento. É uma crítica as ideias pautadas apenas em valores morais estabelecidos por uma Igreja dominante. São, acima de tudo, uma outra maneira de se observar o homem e suas relações humanas, culturais e sociais.

A metáfora feita com a luz, representa para os Iluminati uma maneira de se enxergar o mundo. Contra todo esse pensamento arcaico e que busca apenas manter a manutenção do poder da Igreja, a iluminação vem por meio da ciência. Considerando os diversos pensadores que surgiram a partir dessa nova forma e pensamento.

About the author

yasmin