Tecnologia

Entenda o que é o modem e quais são suas funções

“Depois de três minutos, reinicie o modem” é uma frase bastante comum para quem procura soluções de um determinado problema. Afinal, sempre que o wi fi oferece qualquer tipo de problema, essa parece ser sempre a solução oferecida.

No entanto, é comum que muitas pessoas não saibam exatamente de que se trata esse produto. Ao se basear nessa questão, a matéria de hoje explica não o que é o equinócio de primavera, mas o que é o modem em si. É a partir de conhecimentos tecnológicos que nos moldamos também, não apenas dos conhecimentos geográficos e físicos, certo?

Conheça agora exatamente o que é o que oferece esse produto.

Identificando o modem

Se você é a pessoa que recebeu o profissional para a instalação do seu sistema de internet com base no wi fi, deve se lembrar de algumas coisas. Primeiro, talvez esse profissional tenha aparecido com diversos fios como o HDMI e precisou conectar em lugares diferentes.

Veja também – Home office: o que quer dizer?

Depois, é provável que você tenha respondido qual era o local com mais uso na casa e testado a distância do sinal com o seu celular ou outro aparelho, certo? Bom, no fim das contas, você deve ter notado que um produto ficou em sua casa e ele tem várias luzes piscando.

Esse é exatamente o modem que existe em sua casa de uma determinada operadora de telefonia ou serviço de internet. O produto existe por um motivo muito específico e quase todas as soluções dos nossos problemas se encontram no modo como entendemos e cuidamos dele. É somente com o bom cuidado que ele pode funcionar plenamente sem que ofereça riscos ou chegue a falhar.

Modem

O que exatamente faz o modem?

Se você teve que testar a sua internet pela casa e em que pontos ela fica mais fraca ou forte, foi por causa do modem. Ele não apenas fornece o acesso a internet, como é o responsável por enviar o sinal a uma determinada distância.

Infelizmente esse sinal pode perder a força a medida que suas ondas invisíveis a olho nu se encontram com objetos físicos. Assim sendo, paredes, portas e objetos grandes atrapalham o sinal e fazem com que ele perca força. É possível que seu modem fique na sala, por exemplo, e o sinal não fique tão bom na cozinha dependendo da distância e dos objetos entre os cômodos.

O software próprio do modem estabelece essa conexão com a central daquela empresa para que através das autorizações necessárias, forneça sinal. O modem é, mais ou menos, como uma antena que capta o que é necessário para converter o sinal na residência das pessoas.

A diferença dele para uma antena é muito simples. Primeiro, o tamanho de ambos é significantemente diferente já que o modem é extremamente menor e portátil. Em segundo lugar, a diferença se encontra no modo de funcionamento.

A antena serve para, em suma, levar o sinal de diversas redes (rádio, televisão, etc) para grandes áreas. O modem só consegue oferecer um trabalho menor em pequenas áreas e por isso é colocado em diversas casas. É exatamente por esse motivo também que cada residência tem o seu próprio aparelho.

No entanto, o modem não necessariamente pode ser portátil e simples. Grandes empresas pagam mais caro e melhoram o funcionamento dessa antena, o que o torna maior e mais potente. Assim sendo, a internet de determinados lugares pode ser mais veloz devido ao fato de que o aparelho da sua distribuição de sinal seja maior.

Os maiores problemas do aparelho

Como é um aparelho de hardware e não o conhecido adware, ele converte determinados dados em um sinal de internet, é comum que alguns problemas apareçam. Desse modo, é comum que, enquanto antena, algumas interferências aconteçam. Além disso, a central pode passar por mudanças que alteram a velocidade da internet.

Em casos de chuva ou falta de conexão sem nenhuma explicação aparente, pode ser simplesmente por dois principais problemas. O primeiro é que seu problema na fiação da rua e, quanto a isso, você poderá fazer pouco. O segundo problema mais comum é a sobrecarga do aparelho bem como fios que se deslocam diariamente.

A solução para o segundo problema, que é mais comum, é simplesmente desligar o aparelho por uma média de três minutos. Enquanto o aparelho esfria, retire os fios e os coloque adequadamente, encaixando tudo que estiver solto por acaso. Não é necessário desligar direto da tomada, a maior parte dos aparelhos oferece um botão específico para isso.

Depois desse tempo, pode religar o aparelho e aproveitar ao máximo o seu sinal renovado. Caso o problema não resolva, ligue na central de atendimento e fale com especialistas. É provável que a instabilidade do sinal seja por conta de mudanças e manutenção do sinal na área, então, é só esperar o tempo necessário da manutenção para voltar a usufruir do sinal.

Modem

Não apenas para a internet

Se você já parou para observar o seu modem, pode ter percebido que o pequeno aparelho tem diversas funções. As luzes que aparecem no produto são referentes a diversos tipos de sinais. Mas isso só ocorre para quem contrata diferentes serviços de uma mesma operadora de serviço.

Assim sendo, para quem contrata telefonia com internet e televisão, o que é o mais comum de acontecer, o aparelho mostrará todas essas funções. Mas como o uso da internet é mais comum e apresenta maior instabilidade, o problema referente a esse sinal é comum e fácil de se identificar.

Isso não retira, no entanto, os problemas acarretados na telefonia e na televisão. O que ocorre exatamente é que não são problemas tão comuns assim e podem ser resolvidos direto no aparelho que deu problema.

Além disso tudo, o aparelho estabelece uma conexão apenas de um computador (central) para outro aparelho. Isso não significa que esse sinal não possa ser expandido uma vez que costuma ter interferência de objetos externos.

O produto é comumente utilizado na maior parte das casas brasileiras por conta de sua versatilidade. É exatamente por esse motivo que o modem pode ser conectado a outros aparelhos de forma a mexer em seu programa. Assim, o sinal é expandido para garantir maior conforto para as pessoas que utilizam dele.

About the author

yasmin