Religião

Shiva: entenda a história do deus hinduísta e sua representação

No hinduísmo, a representação de um Deus todo poderoso é dada por uma trindade, a Trimûrti. Shiva, juntamente com Brahma e Vishnu condensam três potências essenciais, conhecidas como gunas. Eles representam, respectivamente, a destruição e regeneração, o criador e o conservador.

Uma das duas principais linhas gerais do hinduísmo é chamada de xivaísmo, em referência ao deus Shiva.

Veja também – Significado de Amém

Qual é o significado de Shiva?

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, também conhecido como o “Destruidor” e “Regenerador”, aquele que destrói para regenerar em algo novo. O significado literal do nome shiva quer dizer “benigno”, “bondoso”, “auspicioso”.

O deus também é considerado o criador do Yoga, devido ao seu poder de transformações, sendo elas físicas ou emocionais, naqueles que praticam a atividade.

A figura de Shiva é formada por diversos elementos com significados relevantes para os praticantes do hinduísmo.

Shiva pode ser representado como uma figura de quatro braços. Dois dos braços permanecem sob as pernas cruzadas, em forma de meditação; um deles carrega um tridente, também significativo; e o quatro braço permanece esticado a altura do peito com a mão aberta em sinal de bênção.

shiva

O Trishula

O tridente que é representado juntamente com a imagem de Shiva representa a arma que ele destrói a ignorância nos seres humanos. Suas três pontas representam as três qualidades dos fenômenos: tamas (a inércia), rajas (o movimento) e sattva (o equilíbrio). Além disso, também pode ser interpretado como uma representação da trimurti.

A serpente

Shiva também é representado acompanhado de uma serpente em suas imagens. Essa serpente na verdade é uma naja, a mais mortal de sua espécie, e simboliza que Shiva dominou a morte e tornou-se imortal.

Jata

Ao topo da cabeça da representação do deus, há um jorro d’água que representa o rio Ganges. Há uma lenda que diz que os fiéis pediram ajuda a Shiva, que permitiu que o rio, antes muito violento e destrutivo, descesse à Terra, amortecendo o impacto com sua cabeça. Depois disso, o rio correu tranquilo sob a Terra.

Lingam

O lingam é o que representa a fertilidade de Shiva, ou seja, representa o seu órgão sexual masculino e está associado ao poder criador do deus.

Damaru

O tambor, que aparece em forma de ampulheta nas representações do deus, simboliza o som que o universo reverberou ao ser criado. É com o som do damaru que shiva marca o ritmo do universo e o compasso de sua dança. Quando shiva para de tocar por um instante, e depois retoma, o universo se desfaz e só reaparece quando a música é reiniciada.

Fogo e terceiro olho

Há também o desenho de um terceiro olho na testa de Shiva, que representa a inteligência. O fogo, também ilustrado, parte do pressuposto de transmutação, pois nada que já passou pelo fogo continua o mesmo.

Nandi

Nandi é o touro branco que aparece no mesmo cenário que Shiva. Ele acompanha o deus como sua montaria e seu mais fiel servo. O touro está associado às forças telúricas e à virilidade. Também representa a força física e a violência.

A lua crescente

O último elemento significativo que aparece nas ilustrações de Shiva é uma lua crescente. A Lua, que muda de fase constantemente, representa as mudanças e os ciclos que todos estão sujeitos. Usar a imagem nos cabelos simboliza que Shiva está além das emoções, ou seja, ele não é manipulado por seus humores, como os seres humanos, ele não se importa com essas mudanças.

Outras faces de Shiva

Além das representações habituais, há imagens que trazem Shiva fora do padrão. Essas imagens também estão repletas de significados para os que seguem a religião hindu.

Nataraja

Shiva Nataraja é conhecido como o Dançarino Cósmico. É uma face desse Deus que ajuda a nos expressarmos melhor, seja na dança, na forma de agir, na comunicação, etc.

shiva

 

O fogo, que também é representado nesse aspecto de imagem, significa a proteção contra más energias e influências. Em seus movimentos dançantes, o deus libera suas forças destrutivas contra cargas negativas, ou seja, medos e traumas.

Além dessa, existem mais outras faces do deus, cada uma com seu significado cósmico e espiritual. Por exemplo a Shiva Shambo, que desperta todos os nossos reais valores, e mostra o caminho do bem estar, do coração leve e da paz interior.

O que é uma Ganesha?

Ganesha, representada graficamente por uma pessoa com face de elefante, é um deus muito adorado Índia pelos fiéis que seguem o hinduísmo. É o deus que atrai a riqueza e fortunas. Ganesha, além disso, é filho de Shiva com sua esposa Parvati.

shiva

Veja também:

About the author

Vitória Alice