Expressões em inglês

TGIF: a sigla significa Thank God It’s Friday; saiba mais

Qual é o significado de TGIF?

TGIF é uma expressão da língua inglesa que significa “Thank God It’s Friday” e, traduzindo para o português, quer dizer “Graças a Deus é sexta-feira”.

O significado da expressão é bem intuitivo. Significa simplesmente a comemoração pela chegada do dia mais esperado da semana, o último dia útil, a sexta-feira. É uma expressão bastante popular nos Estados Unidos e, por meio da internet, também ficou um tanto conhecida no Brasil.

Quem inventou?

Nos Estados Unidos, existe uma rede de restaurantes nomeada T.G.I Friday, que foi inaugurada na década de 60. No entanto, a verdadeira origem das siglas como uma expressão popular é original do ano de 1978, devido ao lançamento do filme musical “Thank God It’s Friday”, que tem como foco a cultura musical disco.

Veja também – Open bar: significado, tradução e conceito

Em 2011, a cantora norte-americana Katy Perry impulsionou ainda mais o uso da expressão com sua música “Last Friday Night (T.G.I.F)”, onde canta sobre a chegada da sexta e sobre os festejos que aconteceram na noite do dia.

TGIF

TGIF nas redes

O uso da sigla é mais comum entre os americanos. No entanto, não há restrição de nacionalidade para comemorar a chegada da sexta. O jornalista Chico Pinheiro, em um edição do jornal matinal Bom dia Brasil, também fez uma citação usando a famosa expressão americana.

Usar o TGIF como uma hashtag nas redes sociais é ainda mais comum na sexta-feira e, também, é a forma mais popular de fazer o uso da expressão.

Ressignificando o TGIF

Além disso, TGIF é o nome de um bloco de séries, exibidos pelo canal americano ABC em horário nobre desde os anos 80. Também é o nome do single lançado em 1996 pelo cantor de R&B, R. Kelly.

Veja também:

About the author

Vitória Alice