Geral

O que significa ser assexual? Saiba mais sobre!

O que é ser assexual

A assexualidade é o termo referente às pessoas que não sentem nenhum tipo de atração sexual para com outras pessoas. Ser assexuado, portanto, é não possuir nenhum interesse em sexo, mesmo estando dentro de um relacionamento.

É importante frisar que a assexualidade possui uma definição distinta de abstenção de atividade sexual e do celibato, que são comportamentais e geralmente motivados por fatores como crenças pessoais, sociais, ou religiosas de um indivíduo.

Com uma sociedade tão pautada em relacionamentos e sexo, por vezes a falta do interesse nessas interações causa estranhamento em muitos, mas é um conceito que vem sendo cada vez mais explorado e desmistificado.

A assexualidade faz parte do sinal de ‘+’ presente na sigla LGBT QI+.

É comum ser assexual?

Pesquisas afirmam que apenas 1% da população mundial apresenta o desinteresse pelo sexo. Além disso, no Brasil, o Programa de Estudo da Sexualidade (ProSex), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, chegou a conclusão que 7,7% das mulheres e 2,5% dos homens na faixa entre 18 e 80 anos não tinham interesse em relações sexuais.

Veja também – O que significa ranço? Entenda a origem de uma das gírias mais populares nas redes

Em uma entrevista à BBC, a coordenadora do ProSex na época, Carmita Abdo, explicou que:

“Para classificarmos a pessoa com uma dificuldade ou com disfunção sexual, ela precisa sofrer com isso. Quando não existe interesse pelo sexo e isso não afeta o indivíduo, como no caso dos assexuais, não há motivos para classificá-lo como disfuncional. Os assexuais têm a libido canalizada para outros aspectos, que não o erotismo e o relacionamento. Todos temos libido, mas não necessariamente voltada para sexo. Para eles, ela pode ser focada no trabalho, nos estudos ou em outra coisa”

Como identificar alguém assexuado?

O principal sinal a ser notado em um assexual é a falta total do interesse pelo sexo no decorrer da vida. Não é algo que acontece em um momento e depois é sanado, é um aspecto recorrente de toda a vida do indivíduo, ou seja, este nunca se sentiu atraído por nenhuma forma de relacionamento humano, e muito menos por relações sexuais.

Contudo, é importante saber que um assexual pode sentir amor por outra pessoa, mas a conexão é mais emocional e não envolve atração física. Afinal, assexuados também são seres humanos comuns, com sentimentos. Desse modo, pode existir sim pessoas assexuadas que mantêm uma relação amorosa estável.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice