Geral

Amor incondicional: ato de amar profundamente sem esperar nada em troca. Saiba mais!

O que significa amor incondicional

Quando fazemos referencia a um amor tão intenso, profundo e que não impõe qualquer tipo de retorno, estamos falando de um amor incondicional. Não é incomum ouvirmos que esse é um amor que apenas as mães possuem, pois ao dizer isso, estamos afirmando que um amor que supera tudo, que perdoa tudo, que ama apesar de erros, que é simples e não espera algo em troca é o amor que só quem te gerou sentiria por ti. Mas não é bem assim.

Qualquer pessoa é digna de ser amada incondicionalmente. No entanto, apesar de dizermos que esse é um ‘amor de mãe’, nem todos possuem esse amor materno, mas ele pode vir de um avô, uma avó, um pai, uma tia, um tio, um irmão, de uma esposa, etc.

Algumas religiões utilizam a expressão para tentar caracterizar o amor de Deus pela humanidade, como o cristianismo, por exemplo. Ele prega que o amor de Deus é tão grande e tão intenso, que não faz diferenciações, que é capaz de perdoar qualquer tipo de erro e é tão grande que permitiu que o sacrifício de Jesus acontecesse em favor da salvação de seus outros filhos.

Na bíblia cristã, mais especificamente em 1 Coríntios 13, é possível encontrar características desse amor. A passagem diz o seguinte:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”

Ainda nessa vertente religiosa, o amor descrito acima não é somente o amor que Deus sente pelos seus filhos, mas também o amor que devemos ter uns para com os outros, não apenas para os nossos semelhantes, mas sim para com todos os seres vivos.

De qualquer forma, esses são exemplos de amor incondicional. Ou seja, aquele amor que permanece em primeiro lugar apesar de tudo, aquele amor que é absoluto, que é dado livremente e que é altruísta.

Em um relacionamento, o conceito do amor incondicional é semelhante ao do amor verdadeiro. Quem ama incondicionalmente, ama sem razões ou definições. São aqueles que se dedicam à (ao) parceira (o) a (o) conquistando todos os dias de diferentes formas independentemente de erros ou acertos.

Amor condicional, por sua vez, é o inverso de amor incondicional. O primeiro requer algo em troca. É um sentimento baseado em condições impostas por algum dos envolvidos, seja de uma forma consciente ou não.

Amor incondicional frases

  • Ser mãe e receber de Deus o dom do amor incondicional
  • O amor dela por mim é incondicional. Lutarei por toda a minha vida para merecê-lo.
  • O meu amor pelos meus irmão é incondicional. Não posso viver sem eles.
  • Amar incondicionalmente alguém é se doar sem esperar algo em troca.

Amor incondicional filme

O filme ‘Amor incondicional’ conta a história de dois lideres de jovens de uma igreja que saem para acampar com alguns adolescentes. No entanto, durante esse retiro duas das jovens começam uma verdadeira confusão. Um dos lideres para tentar resolver o problema, começa a fazer com que os adolescentes repensem suas ideias de vida a partir de uma história bíblica.

A tal história é a de Oseias, um homem que recebe uma revelação de Deus e casa com uma prostituta, que logo cansa da vida de casada por receber mais bens matérias na antiga vida. Oseias, por ser um homem de Deus, segue o exemplo do amor incondicional de Deus e vai atrás da esposa para perdoar, cuidar dela e salvá-la do mercado de escravos, onde o amante dela a havia abandonado.

Amor incondicional música

Uma das músicas que fala sobre amor incondicional mais procuradas na internet é a do cantor Regis Danese. Confira a letra:

Amor incondicional – Regis Danese

Sentimento grande sem igual
Não dá pra medir nem calcular
O seu amor é puro e infinito, vê o coração do aflito
Ore e busque que ele te ouvira
Deu seu filho pelo mundo pra que todo o que nele crê
Sejam salvos pela força do seu poder
Não espera nada em troca de você

Não há ninguém que possa nos amar assim
Sem reclamar sofreu por nós, morreu por você e por mim
O castigo que nos trás a paz no seu ombro carregou
Enfermidades e iniquidades com seu sangue purificou.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica