Geral

O que é um estereótipo? Conceito, definição e exemplos

Estereótipo é a imagem padronizada e generalizada sobre algo ou alguém, proveniente do senso comum, ou seja, não há um conhecimento profundo. É usado principalmente para definir e limitar pessoas quanto a aparência, naturalidade e comportamento. O estereótipo está muito atrelado ao conceito de preconceito.

Os estereótipos surgiram quando as sociedades começaram a se desenvolver, e assim e padronizaram diversos aspectos relacionados ao ser humano e suas ações.

A palavra estereótipo provém do grego “stereos” (sólido) e “typos” (impressão, molde) que significa “impressão sólida”.

O que é preconceito e estereótipo?

Os conceitos de estereótipo e preconceito são semelhantes, e podemos afirmar que um é a causa de outro, ou seja, por causa de um estereótipo, formado através de anos, alguns preconceitos acima deste podem ser desencadeados.

Desse modo, preconceito nada mais é do que uma ideia preconcebida de alguém por alguma questão, pessoa ou situações que possam acontecer.

A pessoa que é considerada preconceituosa, faz um julgamento na maioria das vezes sem ter sequer o mínimo de conhecimento sobre tal questão.

Como o estereótipo é imagem padronizada e generalizada sobre algo ou alguém, é fácil pré conceber uma opinião e uma visão acima disto, acarretando, então, ao preconceito.

Ambas são definições que remete a algo superficial, sem conhecimento aprofundado, e totalmente gerado pelo senso comum.

Veja também – O que é pansexual? Descubra a definição e mitos

Quais os estereótipos?

Estereótipo de beleza

Como citado acima, o estereótipo abarca uma série de limitações relacionadas à algo ou alguém.

O padrão de beleza, o que é visto como belo, o que foi concebido como belo lá no começo da revolução industrial, com o aparecimento das tecnologias e novos meios de comunicação, é o que até hoje leva-se em consideração. Dessa forma, utilizamos os estereótipos de maneira inconsciente, já que são conceitos relacionados com a história, geografia, culturas e crenças de diversas sociedades.

É importante lembrar que os estereótipos de beleza variam entre as culturas existentes no mundo. O que é considerado um padrão de beleza na Coreia, pode não ser o mesmo padrão no Brasil.

Contudo, o que é mais abordado dentro de um padrão de beleza é o aspecto do corpo e peso.

Estereótipo de gênero

Juntamente com o de beleza, o estereótipo de gênero, com o passar dos anos, está sendo mais discutido, a fim de acabar com essa homogeneização do que são os conceitos pre definidos para os gêneros masculino e feminino.

Antigamente, a cor rosa era uma cor predefinida para meninas, assim como o azul era para meninos. Além de cores, também tem todos os padrões de infância imposto para os gêneros, como por exemplo, meninas brincam de boneca, e meninos de boneco, e toda uma relação de atitudes também.

No entanto, sabe-se que a personalidade de alguém vai além disso. Existem pessoas, por um lado, nascidas com o sexo feminino mas que não se assemelham com nada pré definido para atitudes femininas, e vice verso.

Associado aos estereótipos de gênero podemos mencionar a homofobia, o machismo e a misoginia.

Estereótipos étnicos e culturais

Este, talvez, venha ser o tipo de estereótipo mais comum. Todos temos uma imagem predefinida de um chinês, por exemplo, mesmo sem conhecer aprofundadamente nenhum aspecto de dua cultura. Assim, quando pensamos num chinês, logo atribuímos diversos juízos de valor, como se todos os chineses fossem iguais e comessem cachorro e gato. Ou mesmo, que todos os árabes são terroristas, os portugueses são burros ou as brasileiras são oferecidas.

Com o processo de globalização, muitos estereótipos culturais foram desenvolvidos pela sociedade. Relacionado a isso, podemos citar a xenofobia, que é o preconceito aos estrangeiros, ou tudo aquilo que é diferente da nossa cultura.

Também não pode-se deixar de lado os estereótipos relacionados à cor de pele, o qual negros e asiáticos, principalmente, são taxados de diversas maneiras pejorativas.

Além disso, também tem o etnocentrismo, que é um tipo de preconceito, reproduzido pelos estereótipos culturais, o qual é aplicado para definir a superioridade de uma cultura sobre a outra.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice