Geral

O que é pansexual? Descubra a definição e mitos

Nos tempos modernos, coisas como identidade de gênero e orientações sexuais viraram pautas mais corriqueiras em diálogos, principalmente na vida dos jovens, mas também deixa uma pulga atrás da orelha de quem é dos tempos mais antigos. A definição de pansexual é um exemplo.

Com o costume de haver somente as orientações heterossexual e homossexual, surge uma dúvida quanto às outras orientações que, sim, existem. Entre elas está a pansexualidade e a bisexualiade, que por incrível que pareça, são duas orientações sexuais diferentes.

Veja também – Austeridade

Mas, afinal, o que é uma pessoa pansexual? Quando uma pessoa de autodenomina pansexual, ela quer dizer que todos os sexos a atraem, independente da identidade de gênero. Ou seja, uma mulher cisgênero, que se denomina pansexual, aceita o fato de gostar de um homem transgênero, por exemplo.

O que é pansexual?

Pansexual é a orientação sexual mais fluida. Ela não está restrita a apenas os dois gêneros existentes, feminino e masculino, tem mais a ver com a personalidade e o que a pessoa aparenta ser por dentro. O pansexual não se importa com a genitália, mas, como costuma-se dizer, com o sentimento que pode se desenrolar no relacionamento, e a personalidade do parceiro ou parceira.

Segundo o Manual de Comunicação LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI e Rede GayLatino “A pansexualidade é uma orientação que rejeita especificamente a noção de dois gêneros e até de orientação sexual específica”. Em outras palavras, a pansexualidade vai além dos gêneros masculino e feminino.

Além disso, é um mito afirmar que pansexuais sentem atração por tudo e por todos, isso está completamente errado e é uma afirmação equivocada. Confundem a definição da orientação fluida com alguns distúrbios sexuais, como a pedofilia e a zoofilia.

O pansexual não sente atração por objetos ou por animais. O que está em jogo é a relação entre pessoas, sem envolver as identidades de gênero.

Diferença entre bissexual e pansexual

Muitos erram ao afirmar que pan e bissexual são as mesmas coisas. Embora tenham definições parecidas, diferente da bissexualidade, a pansexualidade não se prende somente ao sexo feminino ou masculino. Como foi explicado acima, uma pessoa pan não se importa em namorar uma pessoa trans ou uma cis. Já o bissexual relaciona-se apenas com homens e mulheres.

Muitos pansexuais se definem como bissexuais, para poupar explicações alongadas e evitar preconceito, já que a definição de pansexual ainda é uma coisa pouco explorada e de difícil compreensão para alguns.

Contudo, a pansexualidade existe, e é uma das vertentes que a sigla LGBTQI+ engloba.

Bandeira pansexual

Como quase toda orientação sexual, a pansexualidade também tem uma bandeira própria para representar as pessoas do grupo. A bandeira foi criada em 2010, e possui três cores que significam:

Rosa: pessoas que se identificam no gênero feminino, sendo elas trans ou cis.

Amarelo:pessoas não binárias.

Azul: pessoas que se identificam no gênero masculino, sendo elas trans ou cis.

pansexual

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice