Geral

Hand spinner: O que é, como e quando se popularizou

Você provavelmente já deve ter visto por aí alguém brincando com um Hand Spinner, seja adulto ou criança. Pois bem, esse brinquedo tão peculiar e que se popularizou tanto nos últimos anos ficou conhecido no mundo inteiro.

Mas por que um objeto tão simples e comum se tornou um grande fenômeno? Pensando nisso, resolvemos investigar mais a fundo a história do Hand Spinner e mostrar para você o que ele é, como e quando esse brinquedo se popularizou. Confira!

O que é o Hand Spinner?

O Hand Spinner, também conhecido como Fidget Spinner, é um brinquedo composto basicamente por três pontas arredondadas e uma base no centro. O intuito desse brinquedo é fazer com que você possa girar essas três pontas segurando apenas a base com a ponta dos dedos, podendo alterar a força e a velocidade dele.

Veja também – Significado de Oakley

Existem diversos tipos de Hand Spinner, podendo variar de cor e até mesmo de tamanho, ainda que a maioria siga um padrão específico, principalmente no que diz respeito às dimensões.

História do Hand Spinner

Pode-se dizer que a história da invenção do Hand Spinner é ao mesmo tempo irônica e triste. No início dos anos 90, a americana Catherine Hettinger registrou a patente do brinquedo que acabara de inventar, mas a verdade é que ela o criou com o intuito de causar calma e aliviar a tensão de alguma forma.

Catherine Hettinger manteve a patente do Hand Spinner por diversos anos, até 2005, quando desistiu de pagar a taxa que daria a ela todos os direitos sobre sua invenção. A parte irônica da história vem agora, já que o brinquedo se tornou uma verdadeira febre no mundo todo cerca de 12 anos mais tarde, porém, Cathertine Hettinger nunca ganhou nada por isso, pois desistira da patente.

É claro que muitas brigas judiciais ocorrem a partir daí, mas a verdade é que o Hand Spinner como conhecemos hoje é muito diferente daquele brinquedo original criado por Catherine Hettinger. Existem diversas empresas, hoje em dia, que fabricam suas próprias versões do brinquedo, alterando alguns detalhes como o tamanho e as cores, mas sempre mantendo a missão de passar divertimento e aliviar o estresse e a ansiedade, tanto em crianças quanto em adultos.

Hand spinner

A missão do Hand Spinner

Uma primeira versão da história diz que Catherine Hettinger decidiu criar o Hand Spinner depois de ver crianças jogando pedras em soldados em Israel. Segundo uma entrevista para um jornal, sua intenção era criar algo que fizesse as crianças utilizarem toda aquela energia em algo construtivo e tentar promover a paz de alguma forma.

Outra versão da história diz que o brinquedo foi inventado porque ela sofria de uma doença que causava fraqueza muscular. Por não poder brincar muito com sua filha, ela inventou esse brinquedo para que as duas sempre ficassem próximas.

Independente de qual seja a versão real da invenção do Hand Spinner, a verdade é que ele tem um propósito muito claro: aliviar o estresse, ansiedade e até mesmo o TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). E como um brinquedo que combate algumas das doenças psicológicas que mais atingem pessoas hoje em dia, é claro que ele é considerado algo positivo.

Ele realmente funciona?

Existem diversos casos que podem comprovar que o uso do Hand Spinner pode ser benéfico para casos de ansiedade, estresse e até TDAH. Isso ocorre por diversos motivos como:

  • Você treina o foco;
  • Você se distrai com os movimentos;
  • Você se alivia com os movimentos repetitivos.

É necessário falar, no entanto, que ainda não existe nenhum estudo científico sobre a real eficiência do Hand Spinner contra esses males. E até por isso não podemos afirmar com certeza que ele pode funcionar para todas as pessoas, embora existam casos em que seu uso seja benéfico.

Ele faz mal?

Apesar de não existirem provas oficiais de que o Hand Spinner pode ajudar no tratamento de determinadas doenças psicológicas, ele é apenas um brinquedo e não vai fazer mal na maioria dos casos em que for usado. Porém, é claro que devemos tomar cuidado para que a busca por satisfação através dos giros desse brinquedo não se torne uma obsessão, afinal, qualquer coisa em excesso pode fazer mal.

Se você possui alguma dessas condições, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico especialista para que sua doença seja tratada. O médico pode também te dizer se, no seu caso, é ou não uma boa ideia usar o Hand Spinner para ajudar em seu tratamento.

Hand spinner

Como e quando ele se popularizou?

Se pararmos para pensar que os casos de doenças como ansiedade e estresse vêm aumentado cada vez mais nos últimos anos, conseguimos entender como o Hand Spinner se popularizou tanto. Essa popularidade toda se deu mais ou menos em março de 2017, quando diversas revistas e jornais publicaram matérias sobre um brinquedo que ajudaria a aliviar o estresse e a ansiedade.

Junte as notícias, boas ações de marketing e o número de pessoas que buscam alguma saída para seus casos de ansiedade e estresse e você tem um grande fenômeno de vendas e popularidade. Isso explica também porque, ao contrário de muitos outros brinquedos, o Hand Spinner faz sucesso no mundo inteiro e não é um brinquedo simplesmente regional.

Considerações finais

De tempos em tempos, uma nova moda aparece. Mas o mais interessante é quando alguma coisa entra na moda tanto para adultos quanto para crianças, fazendo com que vire um sucesso real. Agora que você já aprendeu um pouco sobre como o Hand Spinner surgiu e quais são seus efeitos, ficou mais fácil saber por que ele se popularizou tanto, não?

Para as crianças, uma grande diversão. Para os adultos, um alivio para o estresse e a ansiedade. Não há como negar que o Hand Spinner tem a fórmula perfeita para captar público de todas as idades. Mas será que isso é apenas uma moda passageira ou algo que veio para ficar? Isso só o tempo irá nos responder.

About the author

giovanna