Uncategorized

O que é uma interface? Para que serve? Significados

Vamos descobrir o significado de interface?

A interface significa comunicação. Desta forma, seu objetivo é realizar uma conexão entre dois elementos que, diretamente, não poderiam se conectar.

Por exemplo, quando utilizamos um computador, estamos diante de uma interface, que interage entre o sistema operacional e os comandos realizados pelo usuário. Por meio de uma interface, se torna muito mais fácil (possível, na verdade).

Em cada área, é possível compreender o significado de interface.

Na área de informática, interface significa a possibilidade de comunicação adequada entre dois sistemas que não poderiam se conectar naturalmente, sem um auxílio externo.

O objetivo de qualquer interface é facilitar a interação, a comunicação, entre plataformas distintas.

Interface como dispositivo

A interface corresponde a um tipo de material de ordem lógica e material, a partir da qual são realizadas diversas atividades entre dois sistemas distintos.

A interface pode ser de vários tipos. Existem exemplos, como a interface gráfica, a interface de rede, dentre outras interfaces.

O sistema de informações, no caso, pode ser virtual ou material.

Interface é comunicar

A interface pode ter vários significados, mas tende a ser algum tipo de comunicação. No caso de uma interface gráfica, por exemplo, corresponde a um meio de facilitar a comunicação entre o computador e o usuário, por meio de imagens, desenhos, dentre outras imagens.

A interface de um programa, por exemplo, está relacionada a forma como essa interação entre as duas partes é possível.

É muito importante que a interface entre o usuário e o programa seja a mais amigável possível.

Interface em celular

A grande vantagem de um smartphone, atualmente, é a capacidade de oferecer facilidades para um usuário, com uma maneira de obter informações de uma forma rápida, inteligente e humana. Steve Jobs teve essa capacidade de compreender a necessidade da evolução da tecnologia e da inteligência ao criar uma interface amigável e tranquila para o usuário comum.

Para que serve? Significados

A interface serve para facilitar a relação entre dois sistemas ou entre o usuário e o sistema a ser utilizado. O termo atualmente é designado com mais frequência para falar a respeito da forma como o programa facilita a participação e o uso do usuário / cliente, desenvolvedor.

Quanto mais fácil for a interface, melhor será para o usuário. A interface deve ser simples e servir para realizar adequadamente todos os comandos exigidos para o trabalho.

Antigamente, os computadores não possuíam um sistema operacional amigável, sendo a relação entre o usuário e a máquina extremamente difícil. A tecnologia evoluiu e a interface passou a ser muito mais convidativa e intuitiva, tornando tudo muito mais inteligente para todos.

A interface deve ser competente o suficiente para habilitar usuários a focar o seu esforço no desenvolvimento do produto final.

A capacidade de Steve Jobs para familiarizar a interface

A grande capacidade e o grande legado de Steve Jobs relaciona-se ao papel de humanizar cada vez mais a máquina, observando o alcance desse tipo de tecnologia para o grande público. Facilitar e democratizar o uso de celulares e pequenos computadores mostra a capacidade que uma interface de usuário verdadeira possui.

O sucesso do famoso responsável pela Apple estava em desenvolver cada vez mais interfaces que pudessem fazer a máquina e a tecnologia permitir ao usuário agir de maneira livre e inteligente, intuitivamente.

Graças a pessoas como Steve Jobs, hoje temos interfaces que permitem múltiplas vantagens, como acessar uma câmera em um celular com um mero aperto de botão, dentre outros.

O mérito, evidentemente, não é apenas de Steve Jobs. Todos os conceitos que procuram facilitar estão relacionados com interfaces amigáveis, com interfaces que possibilitam o foco na atividade fim de qualquer pessoa que se envolve com um computador.

Por este motivo, um webdesigner, por exemplo, está focado em ver, graficamente, qual o desenho que será utilizado em seu site ou em sua produção gráfica, como uma logomarca, por exemplo. É a partir de um trabalho de qualidade realizado por um desenvolvedor interessado em garantir interfaces acessíveis que se torna bem melhor realizar a atividade, ganhando tempo e dinheiro.

Bill Gates e a força do Windows com sua interface

O mesmo vale para o caso do homem que ostentou por muitos anos o título de mais rico do mundo. Bill Gates sabia que a possibilidade de oferecer a cada pessoa um computador pessoal era a chave para o sucesso de sua empresa.

Desta forma, foi fundamental investir em uma interface gráfica, para que a pessoa pudesse ver e compreender aquilo que ela estava fazendo, deixando os códigos para os desenvolvedores. Na época em que o MS-DOS era utilizado como o padrão, era praticamente impossível para o usuário comum de um computador atual usar, naquela época.

Não tinha muito o que fazer, não era possível usar aquele computador se você não soubesse qual código era o ideal ou aquele que tinha possibilidade de ser utilizado.

Cada vez é mais fácil notar que o Windows e a Microsoft sempre se baseiam em oferecer facilidades para os usuários, desde o reconhecimento de voz até outros mecanismos que tornem a interface mais inteligente. Sistemas de sincronização são usados constantemente, havendo uma integração quase que natural entre vários elementos.

É muito importante observar hoje o papel dessa humanização da tecnologia, possibilitando inúmeras facilidades, que hoje são vistas como normais e reais, mas que eram praticamente impossíveis até pouco tempo atrás. É só ver, por exemplo, como pessoas digitam textos em planilhas, fazem desenhos, acessam em tempo real imagens gravadas em qualquer lugar do mundo. Todo esse processo é permitido em função de interfaces que foram ganhando espaço e evolução com o passar dos anos.

A interface do futuro

O futuro deve permitir interfaces cada vez mais intuitivas, com a realidade virtual e a realidade aumentada fazendo parte de maneira efetiva de nosso desenvolvimento. É muito comum observar que o desenvolvimento da tecnologia gera impacto na sociedade, mas cada vez mais se torna possível incluir todas as pessoas nessa onda tecnológica. Isso ocorre por conta de interfaces que simulam as características dos seres humanos e os seus meios de comunicação.

Veja também o significado de Colombo e WWE em nosso site!