Língua Portuguesa

Intransigente: significado, definição e conceitos

Intransigente é o oposto de transigente. Seu uso comum refere-se a algo ou alguém que não aceita mudança. Aqui apresentaremos seu conceito, definição e outros possíveis significados para que não reste mais dúvidas sobre o uso desta palavra.

A gramática de intransigente

A classe gramatical na língua portuguesa de intransigente é dupla. Ele pode ser um substantivo como também um adjetivo. Em ambos casos é de dois gêneros.

Isso significa dizer que pode ser antecedido tanto por um artigo masculino como por um feminino. Vejamos alguns exemplos para elucidar o termo enquanto adjetivo de dois gêneros:

  • A moça da loja é intransigente, não dá nenhum desconto;
  • Meu chefe é intransigente, ele não me deixa sair mais cedo de jeito nenhum.

Nos casos acima, a palavra foi usada enquanto um adjetivo e, como é possível observar, sua variação de gênero não modificou a palavra.

Veja também – Significado de ergonomia

Da palavra intransigente também deriva o termo intransigência, que é a característica de algo ou alguém que não flexível.

Entre os sinônimos de intransigente podemos destacar: intolerante, inflexível, teimoso.

E seus antônimos: flexível, passivo, dócil.

Os significados da palavra intransigente

A palavra intransigente possui vários significados e aplicações a depender da frase.

Seu significado mais comum é de ser algo que não cede, que não dialoga.

Certamente você já escutou o termo quando este se referia a alguém. Costuma-se chamar de intransigente a pessoa que não cede. Com alguém que não é possível negociar.

Uma pessoa intolerante também pode ser categorizada como intransigente. Pois, alguém intolerante, é aquele que não admite que nada saia fora de seu controle. O que sair já é tido como um erro e passível de ser punido.

Muitos casos de racismos partem da intolerância das pessoas em aceitar alguém diferente. Isso é um intransigência. Não aceitar alguém de outra nacionalidade ou de outra região simplesmente porque seus costumes não são iguais aos seus.

O intransigente também pode ser alguém rigoroso. Como um professor que não aceita uma resposta meio certa. Mas somente a completamente correta.

Intransigente

Outra aplicação do termo, refere-se a alguém que não desobedece as regras. Alguém que não transgrede nada. Ao contrário, sempre será aquele que segue exatamente o que se manda sem tentar qualquer inovação. Ou seja, é uma pessoa intransigente a qualquer mudança.

Encontramos com pessoas intransigentes a todos os momentos de nossa vida. Se você rever as pessoas que convivem com você, certamente encontrará um exemplo.

Comumente, a intransigência refere-se a um ponto de inflexão. A algo que uma pessoa não abre mão. Quase todas as pessoas possuem um valor que não quebram por nada.

Essa rigorosidade pode tanto ser positiva como negativa, a depender da situação.

Outros significados

Entretanto, não são apenas as pessoas que são intransigentes. Um móvel também pode ser.

Como exemplo, basta ver as madeiras rústicas. Elas são muito mais duráveis do que móveis feitos de materiais que imitam a madeira. Isso faz com que as rústicas sejam consideradas intransigentes por não estragarem facilmente.

Uma barra de ferro também segue o mesmo exemplo. Pois, acredita-se que ela não quebra com facilidade. Não mudará seu formato de maneira fácil. Somente com o uso de muita força.

Prefira a resiliência à intransigência

Uma opção à intransigência é a resiliência. Este último termo passou a ser muito utilizado na psicologia, mas procede da física.

Refere-se a capacidade de um corpo de sentir um impacto e voltar à sua forma original.

Na psicologia, é a capacidade de alguém escutar críticas e ser contrariado. Simultaneamente a pessoa absorve isso para melhorar como ela é.

Um exemplo, é alguém escutar que algo que ela faz está errado. Mesmo ela tendo feito isto a vida inteira. Se a pessoa for resiliente e não intransigente, conseguirá escutar e absorver a crítica.

Entretanto, muitos de nós não temos essa capacidade ainda. Ela é um exercício fundamental principalmente para quem trabalha em grandes corporações. Em que é preciso saber conviver com a pressão e as cobranças e sempre melhorar a performance para cumprir as metas.

Veja mais sobre a resiliência.

Assim, o intransigente, seria aquele que não sabe escutar a crítica. Que arruma confusão quando é contrariado. Ou é até mesmo o cabeça dura que não aceita mudar as coisas.

Caso você seja uma dessas pessoas, tenha atenção às suas atitudes. Você pode estar perdendo a chance de melhorar. Mas somente estar recusando todos aqueles que querem te ajudar.

A capacidade em ser resiliente em alguns momentos pode te trazer mais benefícios. Saber escutar as críticas sem ter uma resposta agressiva fará com que as pessoas ao seu lado também tenham disposição em sempre te ajudar.

Intransigente

Mas o intransigente será sempre ruim?

Não. Ser intransigente depende da situação.

Ao não saber escutar uma crítica existe um problema. Entretanto, há certo momentos em que uma pessoa não pode ceder.

Por exemplo, não é preciso ceder a uma proposta de corrupção. Para manter sua ética, você pode recusar qualquer ato dessa natureza.

Ser intransigente também pode estar na opção em não roubar ou apelar para qualquer outra forma de ganhar dinheiro rápido.

Um outro exemplo, é quando não obtemos um desconto em uma compra. Pode ser que o vendedor não possa dar tal desconto pois assim estará perdendo mais dinheiro que pode para continuar a manter sua loja.

Ou até mesmo pode estar economizando com vistas a algum investimento futuro. A intransigência do comerciante, assim, é para um bem.

Tenha cautela em classificar alguém com esse adjetivo. Por vezes a pessoa está apenas seguindo um sonho, uma convicção, uma necessidade ou uma ideologia.

Meça bem suas atitudes. Pense mais de uma vez antes de agir. Isso garantirá uma balança para que você seja intransigente quando necessário. Em alguns momentos é preciso abrir mão do que não queremos em nome de um bem maior. Ou de um bem para um futuro não tão próximo.

Portanto, por vezes ser intransigente é uma virtude. Porém, não é possível ser sempre assim. Por isso, tenha atenção a sua conduta para que nunca se arrependa de seus atos no futuro, poderá ser tarde demais.

About the author

yasmin