Geral História

O que significa nômade: origem e definição. Confira!

O que significa nômade

A palavra nômade vem do latim ‘normas/namadis’, que significa grupo errante. Nômade, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, é aquele que não possui moradia fixa. Que possui vida vaqueante ou itinerante.

O povo nômade

O nomadismo era muito comum durante a pré-história. O povo nômade era considerado assim justamente por se locomoverem de um lado para o outro em busca de melhores alimentos e pastagens para animais.

Veja também – Austeridade

Outros fatores que influenciavam esse nomadismo dos povos era o clima e os predadores. Sempre que precisavam se defender, os nômades se mudavam para outros locais, a fim de garantir sua sobrevivência.

Esse povo geralmente era formado por caçadores ou pastores de animais. Viviam da caça e da pesca. Se nenhum fator, como clima ou predadores os ameaçassem, os nômades permaneciam em um determinado local até que os recursos daquela terra esgotasse.

Em resumo, era um estilo de vida instável, que dependia de diversos fatores.

Com o tempo, esses povos desenvolveram habilidades e instrumentos que garantiam mais segurança, uma maior facilidade para conseguir alimentos e, consequentemente, mais segurança, o que permitiu que eles pudessem ficar mais tempo em determinado local.

o que significa nômade

Nomadismo x sedentarismo

A vida sedentária se instalou com o início da atividade agrícola.

Com essa nova espécie de desenvolvimento, as pessoas puderam plantar seu próprio alimento, garantindo um maior sustento por uma maior tempo.

Junto com essa ‘nova era’ e com um estilo de vida mais estável, a população começou a aumentar e, para garantir a sobrevivência de todos, foi necessária a criação de construções urbanas e o domínio dos rios.

Nômade digital

Nômades digitais são aquelas pessoas que fizeram da internet seu objeto profissional. No entanto, o nome faz mais menção ao fato de que essas pessoas podem escolher trabalhar de qualquer lugar, apenas utilizando seus celulares e notebooks, por exemplo. A única coisa que eles precisam é estar conectados à internet.

Muitas pessoas viajam todo o mundo e continuam fazendo o seu trabalho, sem ter a preocupação de ter que voltar ou estar todo dia em um determinado local. Essa é exatamente uma característica desses profissionais: ganhar dinheiro com a internet viajando e se mudando de um lugar para o outro.

Sendo assim, graças à internet, qualquer pessoa que possua interesse nesse tipo de profissão pode exercê-la. A única coisa que precisam é de foco e dedicação.

Se você tem interesse em se tornar um nômade digital, confira as dicas a seguir:

Procure aprender as habilidades dessa profissão

  • Seja um freelancer
  • Aprenda a trabalhar de casa
  • Faça cursos online

Ideias para começar seu próprio negócio

  • Venda produtos online
  • Criação de sites
  • Venda o que você saiba fazer (conhecimento)
  • Criação de conteúdo para a internet

o que significa nômade

Nômade festival

O nômade festival é um evento que começou em 2018 na cidade de São Paulo e que conta com shows de personalidades brasileiras, tanto da música quanto da arte, cinema e gastronomia.

A segunda edição aconteceu em 2019 e, até o momento, não há confirmação para a terceira edição.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica