Língua Portuguesa

O que significa a palavra sextou? Entenda

O Brasil é uma nação que preza muito pelo lazer e diversão. Não há nada melhor que a chegada do final de semana. A expressão sextou ficou bastante popular entre os brasileiros, sobretudo dentro das redes sociais.

A palavra sextou significa, basicamente, a comemoração da chegada da sexta-feira. Os brasileiros começaram a fazer o uso da gíria para expressar a felicidade pela chegada do fim de semana.

sextou

Por que sextou?

Partindo do pressuposto de que a sexta-feira é o último dia útil da semana, e que é o dia que abre o final de semana, a expressão apareceu como forma de comemorar isso. Afinal, quem não fica ansioso para chegada do fim de semana?! Os brasileiros, como são muito festivos e adoram um fim de semana, não poderiam deixar de encontrar uma maneira descontraída de comemorar isso.

Como surgiu o sextou?

A gíria ganhou bastante popularidade depois do lançamento da música do grupo Forró Pegação, intitulada Sextou. Em seguida, cantores brasileiros bastante influentes, como Israel Novaes e Wesley Safadão, também incluíram a palavra em suas composições e, daí em diante, virou um dialeto comum nos diálogos dos brasileiros, principalmente nas redes sociais, como o Instagram. A música S de Saudade, da dupla Luíza e Maurílio, é também um exemplo que viralizou nos últimos memes. A canção retrata sobre o sofrimento que chegou junto com a sexta-feira.

Veja também – GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar): o que é?

O que quer dizer sabadou?

O “sabadou” tem o mesmo significado que o de sextou: comemorar a chegada do dia que é reservado para o descanso e lazer. A gíria “sextou” ficou tão popular, que logo os brasileiros criaram variações a partir dela. Todos os dias da semana, portando, ganharam uma versão da expressão. As mais comuns, além do sabadou, são “terçou” e “quintou”.

O uso do terçou é um pouco mais irônico, uma vez que a terça-feira é um dia útil comum, e não é tão usual comemorar a chegada do segundo dia útil da semana. Já o quintou é mais usado quando a semana acaba mais cedo, quando há algum feriado na sexta, e os dias seguintes serão de descanso e diversão. No entanto, não há restrições de uso das palavras. O importante é comemorar de alguma forma.

Por ser uma gíria tão popular, a expressão acabou virando, também, uma forma verbal. É comum na linguagem informal fazer o uso do “sextar” ou então “sabadar”. A expressão ganhou as mais variadas formas de conjugação, e assim entrou oficialmente para o dicionário informal do brasileiro.

sextou

Sextou nas redes

A hashatg #sextou ficou bem comum no Instagram aqui no Brasil. Muitos a usam para compartilhar fotos na sexta, como uma forma de comemoração.

Contudo, lá nos EUA, os americanos encontraram outra maneira de interpretar a hashtag, e ela tomou outra proporção, um tanto inesperada. Ela estava sendo utilizada para a propagação de conteúdos sexuais explícitos, já que “sextou” em inglês significa “sex to u” e, se traduzirmos, a maneira literal quer dizer “sexo para você”. Assim, as publicações que continham a hashtag estavam sendo excluídas, já que conteúdos proibidos pela rede estavam sendo compartilhados.

A situação virou motivo de risada entre os brasileiros criadores da expressão. Os internautas foram até o Twitter e fizeram os alertas e, também, brincaram muito com a situação, sempre com bastante memes. Atualmente, não há mais esse desentendido, e os brasileiros voltaram a postar a hashtag em suas legendas.

Exemplos de sextou

  • “Sextou, vamos para balada!”
  • “Dia de se divertir. Sextou!”
  • “Meu sextou é com a Netflix”

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice