Geral

Vegetarianismo: definição, conceito, alimentos e 3 mitos sobre o movimento. Confira!

Vegetarianismo é um regime alimentar focado no consumo de alimentos de origem vegetal, sem nenhum tipo de consumo de alimentos de origem animal, com exceção de lacticínios e ovos. Sendo assim, a prática exclui o consumo de qualquer tipo de carne.

Como começar no vegetarianismo?

O consumo de carne já é algo que está entranhado na cultura de muitas pessoas, e, por esse motivo, as vezes é muito difícil cortar o consumo de algo que você já está acostumado e até gosta.

Além de garantir uma dieta mais saudável, focada, principalmente, em vegetais, o vegetarianismo é uma corrente que defende o fim da exploração animal pelas grandes indústrias de carne.

Não existe uma regra com passo a passo de como começar a ser vegetariano. Para começar um dieta vegetariana, comece pelo básico, tende comer o mínimo de carne durante a semana, e vá cortando aos poucos. Muitos vegetarianos relatam ter iniciado através do movimento Segunda Sem Carne, em que a pessoa escolhe um dia da semana para ser vegetariana. A partir disto a pessoa aumenta o número de dias sem carne e, quando se dá conta, tornou-se vegetariano.

Lembre-se de substituir as proteínas provenientes desses alimentos que você está deixando de fora, para que o regime não afete negativamente a sua saúde.

Veja também – Entenda o que é sustentabilidade e sua importância para o meio ambiente

O que o vegetariano come?

Ao contrário do que muitos pensam, uma pessoa que escolheu adaptar-se ao vegetarianismo não come só folhas.

O vegetariano pode comer qualquer alimento, contanto que não contenha carne. Mas os vegetais são, sim, os alimentos que mais fazem parte da alimentação de um vegetariano.

Existe uma grande variação de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos. A forma mais popular de vegetarianismo é o ovolactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carnes, mas inclui ovos, leite e laticínios. Há também o lactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carne e também o ovo, mas são consumidos leite e seus derivados.

Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

O veganismo e o vegetarianismo são correntes que defendem e prezam pela vida animal, no entanto ainda há algumas divergências entre elas. Como por exemplo, a principal diferença entre o veganismo e o vegetarianismo é que o vegetariano consome, exceto a carne, outras coisas de origem animal, diferente do vegano, que restringe todo e qualquer consumo de algo que provenha de animais.

Em outras palavras, o vegetariano só não consome a carne, mas continua consumindo outros produtos de origem animal, como ovo, leite e etc. Já o vegano não consome nada disso.

Mitos sobre vegetarianismo

Vegetarianos têm deficiência de vitaminas e ingerem pouca proteína

Por mais que dieta de um vegetariano exclua a proteína, é possível balancear, como em qualquer dieta, e repor essa proteína e outras vitaminas com outros alimentos.

Todo vegetariano tem uma alimentação mais saudável

Se a dieta não for equilibrada e não contar com uma ingestão frequente de frutas, legumes e verduras, não há como ser saudável. Não é porque um vegetariano não como carne, que ele vai ser mais saudável.

Comida vegetariana é muito cara

A base de toda refeição comum do brasileiro é arroz, feijão e salada. Desse modo, não há como dizer que quem de adequa ao vegetarianismo irá gastar mais, já que somente o consumo de carne foi cortado.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice