Língua Portuguesa

Carranca: Qual o seu significado? Para que serve?

Carranca

Você já viu uma carranca? Sabe o seu significado?

Uma carranca é uma escultura semelhante a um rosto humano ou de um animal feita artesanalmente com materiais em madeira, que representam um semblante sombrio e mau.

São representadas por uma variedade de cores e formatos, porém apresentam apenas a parte do rosto de um corpo humano ou animal. Um dos formatos de carrancas mais conhecido é de traços que lembram a cara de cavalo.

Historicamente eram encontradas e colocadas em embarcações que navegavam pelo rio São Francisco, que percorriam navegando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Qual a origem da palavra?

Não se sabe exatamente como foi a origem exata que surgiram as carrancas, se originárias de países e povos africanos ou indígenas.

Alguns historiadores, descrevem a origem da carranca como construídas para diferenciar as embarcações que transitavam pelo rio São Francisco, levando e comercializando mercadorias diversas.

Mas com o tempo, as pessoas começaram a atribuir as imagens como amuletos, onde as mesmas expulsavam maus espíritos como a mãe d’água e surubim-rei que são lendas populares da região.

Sendo está também considerada uma manifestação artística da região, as esculturas na verdade protegiam as embarcações de afundar, das fortes tempestades, e também atraiam muitos peixes.

Mas a função mística de expulsar os maus espíritos, foi e ainda é muito presente entre a população ribeirinha.

Qual o significado da carranca e para que ela serve?

Como já falamos anteriormente, a carranca seria um símbolo muito utilizado em embarcações mineiras, elas são consideradas amuletos que representam um objeto de proteção. Além disso, é um objeto que ainda é muito comercializado.

Algumas vertentes dizem que a carranca também foi usada pelos vikings, só que em suas embarcações, era utilizada um objeto formado em uma espécie de dragão, que eram chamados de Drakkars.

Esse povo acreditava que a imagem era um disfarce, capaz de proteger as embarcações de monstros marinhos como as serpentes e dragões gigantes.

Com isso, as carrancas passaram a ser utilizadas como objetos ornamentais nos lares das pessoas, protegendo cada casa dos maus espíritos e também das visitas indesejadas.

São visualizadas nas salas ou nos jardins das casas, geralmente colocadas em locais onde possam ser vistas de longe, já que suas características são bem evidentes.

Carranca

Como é feito o objeto?

A carranca é feita por um artesão chamado “carranqueiro”, que buscam dar as imagens características antropomórficas, com elementos físicos de animais e seres humanos.

Os elementos característicos da carranca são relacionados a olhos esbugalhados, grandes orelhas com características pontudas, um cabelo ou pelo que se destaca, dentes ou presas afiadas na cor branca, língua à amostra e narizes avantajados.

A ideia é que essas características não sejam para trazer beleza ao objeto, pelo contrário, quanto mais feia for o rosto, mais atrativa será a carranca.

A Lenda que envolve a carranca

Uma das lendas que atribuem a carranca é a lenda folclórica da região: O Nego d´Água ou Caboclo d´Água.

Esta lenda é representada como se fosse um ser mitológico, que possui o prazer de virar as embarcações em que tinham várias pessoas a bordo, afogando a todos.

A função da carranca é combater este monstro mitológico, enfrentando a criatura, transformando-a em um ser vivo e, para assim, se enfrentarem em combate.

Quando não era possível o combate, a carranca avisava os tripulantes através de três gemidos, que indicavam perigo na embarcação. Assim, todos teriam tempo para se salvar do monstro.

A carranca na cultura Umbanda

A cultura Umbanda é originalmente brasileira, com algumas influências do catolicismo, espiritismo e culturas afro-brasileiras.

O significado da carranca dentre essa cultura é que ela representa Exu, um dos guardiões de espíritos que auxiliam em trabalhos espirituais.

Esse é um espírito que se comunica através dos médiuns, enquanto trabalham na Lei da Umbanda. Mas o objeto só poderá ser utilizado no terreiro depois que for consagrado.

Tatuagem de Carranca: Qual seu significado?

Alguns perfis de pessoas gostam de apostar em tatuagens com traços diferentes, seja com uma característica autêntica ou com um significado que represente sua personalidade ou ideologia.

As tatuagens de máscaras de carranca são bem populares entre atores do Nó, que são personagens do Teatro japonês.

Mais conhecidas como Tatuagens de Hanya, são representadas por olhos grandes, chifres e dentes pontiagudos.

Possuem significado que remetem aos sentimentos ambíguos do ser humano, como o amor, o ódio, ciúmes e raiva, entre outros. Acredita-se, que esses sentimentos são responsáveis por transformar as pessoas em “monstros”.

As tatuagens de Hanyas, significam também a proteção do ser humano contra males causados por espíritos maus presentes no mundo humano e sobrenatural.

Carranca

Carranca também é o nome de uma cidade

Sim, Carranca também é o nome de uma cidade localizada em Minas Gerais.

É uma cidade pequena, com aproximadamente 3.952 habitantes, mas suas belezas naturais é que chamam muitos turistas para conhecê-las para desfrutar de suas belezas.

Os lugares mais visitados da cidade são a variedade de cachoeiras, grutas, poços e os pontos mais altos, as serras.

Em 2008, foi eleita a 4ª Maravilha do estado de Minas Gerais.

Sendo está uma bela cidade, ela já foi cenário de novelas globais como: Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009), Amor Eterno (2012), Império (2014), Orgulho e Paixão (2018) e Espelho da Vida 2018.

Também é conhecida como uma cidade com muita tranquilidade, oferecendo uma opção de descanso para seus turistas.

O termo pode ser definido como uma expressão

A palavra carranca é um substantivo feminino, que pode também se associar a uma expressão muito usada na língua Portuguesa: o carrancudo ou a carrancuda.

Essa expressão popular, remete-se ao significado de cara muito feia, sombria, mal-humorado, mal-encarado, severo, fechado ou sisuda.

Considerações finais

De primeiro momento, as carrancas parecem bem assustadoras, mas com o seu significado explícito neste artigo, mostram-se necessárias em algumas situações.

Hoje a carranca espalhou-se pelos estados Brasileiros, e é apresentada como uma arte feita a mão e comercializada como souvenir.

E aí, você já conhecia a história das carrancas?

Compartilhe conosco o que você achou dessa arte construída artesanalmente, e não esqueça de compartilhar este artigo com outras pessoas, para que elas possam conhecer sobre o que são as carrancas.