Religião

Amuleto: significado e tipos

O que é?

Amuleto é um objeto que traz proteção e sorte. Costuma ser utilizado por pessoas supersticiosas, que atribuem a ele virtudes e poderes que afastam os males.

Definição

Um amuleto é considerado um tipo de talismã, oferecendo proteção e sorte a quem o possui, afastando todos os males. De acordo com as crenças mais supersticiosas, um amuleto concentra em si forças e poderes que agem em planos cósmicos, colocando o indivíduo que o utiliza no centro das forças.

E esse objeto já era utilizado desde o Antigo Egito, quando as múmias eram recobertas por amuletos de ouro, pedras preciosas e bronze, para lhes ajudar a salvaguardar a imortalidade da alma. Além disso, estes também eram utilizados para resguardar a felicidade, a saúde, a vida, a fortuna.

Hoje, um amuleto pode ter diferentes significados, o que deve variar de crença para crença. A função dele será a de proteger ou conferir sorte em um determinado aspecto da vida.

Mas, de um modo geral, todos os amuletos têm como semelhança o fato de serem feitos, normalmente, de peças provenientes de animais ou minerais e que pode ser carregadas junto ao corpo, sob forma de correntes ou pulseiras.

Tipos de amuletos e suas simbologias

Trevo de quatro folhas

Muitas pessoas supersticiosas acreditam que o trevo de quatro folhas afasta o azar e atrai boa sorte.

Hamsá

Também chamado de Mão de Deus ou Mão de Fátima, o Hamsá representa a palma da mão.

Na língua árabe, quer dizer “cinco”, em referência aos cinco dedos da mão. Esse amuleto tem como função proteger contra o mau-olhado e é utilizado principalmente dentro das culturas do Oriente Médio.

Escaravelho

Com origem no Antigo Egito, tem a função de afastar os maus espíritos.

Âncora

Apesar de muitas pessoas considerarem a âncora como um objeto negativo, já que pode significar “peso” ou “estagnação”, há quem a utilize como amuleto por acreditar que ela atrai estabilidade, segurança e solidez à vida.

Olho de Hórus

O Olho de Hórus é um amuleto utilizado por muitas pessoas para atrair prosperidade e saúde.

Olho Grego

Atrai proteção e paz e afasta a inveja, energias negativas e o mau-olhado. Caso o vidro da peça quebre, é sinal de que conseguiu cumprir sua missão proteção. Você deverá comprar outro.

Veja também o significado das palavras abaixo:

Ferradura

A ferradura é usada como amuleto no sentido de atrair proteção e sorte, em qualquer área da vida.

Pé de Coelho

O pé de coelho é um amuleto bem comum, em várias culturas, e tem a função de trazer sorte em todas as áreas da vida.

Figa

Atrai sorte e afasta o olho gordo e agressões espirituais e físicas. A figa tem o poder de “fechar o corpo”, oferecendo nível máximo de proteção, segundo a tradição afro-brasileira.

Patuá

Segundo as tradições ligadas ao Candomblé, esse amuleto tem o poder de proteger quem o utiliza de males e desgraças em geral.

Fita do Senhor do Bonfim

A fita do Senhor do Bonfim é utilizada como amuleto para atrair sorte. Supersticiosos acreditam que é possível fazer três pedidos ao usá-la.

Cada nó representa um pedido, sendo que, de acordo com a tradição, quando a fita se desprende, os desejos foram realizados e esta pode ser descartada.

Gostou de saber o significado de amuleto? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Veja outros Significados: