Uncategorized

Qual a tradução de insight? O que significa?

A língua portuguesa é repleta de mistérios e extremamente rica em termos que podem definir diversos tipos de coisas. Porém, em um mundo globalizado como o que vivemos hoje em dia, é muito comum também utilizarmos termos em outras línguas, como os em inglês, para nos referirmos a coisas específicas. Esse é exatamente o caso da palavra insight, que é utilizado por muitas pessoas. Mas você realmente sabe o que ela quer dizer? Qual sua tradução? Em que contextos ela pode ser utilizada? Responderemos essas e outras questões acerca do tema no texto de hoje. Confira!

O que é um insight?

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer que teve um insight, principalmente na área profissional, já que essa palavra é amplamente utilizada hoje em dia. A tradução literal de insight do inglês, é “percepção”. Etimologicamente falando “in”, significa “dentro” e “sight”, significa visão, o que pode ser traduzido como “visão de dentro” ou “visão interior”, sempre relacionada com a visão que uma pessoa tem dentro de si mesma.

Não se sabe exatamente qual é sua origem, embora estudos apontem para que ela seja uma palavra provinda do escandinavo ou do alemão arcaico. Em todo caso, esse sentido de percepção pode nos dizer muito sobre a forma que a palavra insight é utilizada hoje em dia e por que ela possui diferentes significados.

O uso desse termo como um substantivo dentro da nossa língua designa um momento em que alguém teve uma ideia ou teve a percepção geral do que está ocorrendo naquele momento. Em outras palavras, podemos dizer que insight é a compreensão de determinada situação de uma só vez. Na filosofia, um insight é definido como uma visão súbita que pode fazer com que um animal resolva determinado problema.

Esse termo está diretamente associado a ideias ou ao momento em que alguém teve uma ideia. Em desenhos animados, por exemplo, é comum vermos uma lâmpada em cima da cabeça de alguém que teve um insight. Porém, além do sentido de ideia, também podemos associar esse termo com conhecimento e intuição, apesar de serem coisas diferentes, assunto que iremos abordar mais adiante.

O uso da palavra no mundo dos negócios

A palavra insight é frequentemente usada no mundo dos negócios, adquirindo o sentido de ideia que pode ser inovadora ou que pode ser a solução para determinado problema da empresa. Quem trabalha com criatividade, por exemplo, costuma utilizar a palavra insight para falar sobre ideias que podem resolver uma campanha publicitária ou até mesmo sobre ideias para terminar textos ou para alavancar uma campanha de marketing.

Um insight, nesse sentido, pode surgir a partir de uma reunião, de um trabalho anterior, de uma palestra, de um vídeo, de uma apresentação ou de muitos outros lugares. A ideia de que insight é algo que aparece “do nada” faz parte apenas do senso comum e, hoje em dia, acredita-se muito mais na força da criatividade como um exercício mental.

Uso da palavra na psicologia

Além do uso no mundo dos negócios, que é o mais comum de ouvirmos no nosso dia a dia, a palavra insight também é utilizada na psicologia, com um sentido diferente, mas que tem alguma relação com o seu significado original.

Na psicologia, insight significa a capacidade de uma pessoa de julgar a si mesmo com objetividade. Ou seja, através da “visão de dentro”, da visão que ela possui do seu interior, ela pode olhar para si mesma e adquirir autoconhecimento e uma percepção real de quem é e de como faz parte do mundo a sua volta.

Esse é um termo utilizado desde o início do século XX para saber se pacientes da psicologia tem noção de suas condições, ou se eles têm conhecimento sobre determinadas patologias que podem ter. Podemos, então, definir insight com a capacidade de uma pessoa de definir sua condição psicológica.

Diferença entre insight e intuição

Como já falamos anteriormente, a palavra insight muitas vezes está ligada a outros termos, como intuição, por exemplo. E apesar dessa proximidade delas, existem diferenças cruciais que deixam claro por que elas não devem ser confundidas, principalmente em seu uso mais comum no mundo dos negócios.

Enquanto insight tem um sentido de compreensão, ou seja, de compreensão da realidade que te cerca para que você tenha uma boa ideia, a palavra intuição está muito mais ligada a pressentimentos que você tem sobre determinada coisa. Ainda que a sua intuição também não seja fruto do acaso, o uso dessa palavra não costuma ter embasamento sólido e está muito mais relacionado a manifestações do inconsciente para ter ideias também, por exemplo.

Por isso, quando se usa o termo insight, ele acaba sendo mais forte do que intuição, no que diz respeito a ideias, já que ele surgiu a partir de uma construção objetiva e que influenciou sua mente de alguma forma para que você pudesse o ter.

Exemplos do uso da palavra

Existem diversos casos em que a palavra insight pode ser usada hoje em dia, tanto no sentido de ideia para o mundo dos negócios quanto no sentido de compreensão de si mesmo da psicologia. Daremos alguns exemplos para que você perceba como ela pode ser empregada.

“Após a reunião de ontem, eu tive um insight que pode ajudar a empresa a fechar negócios com novos clientes”.

“Mesmo depois de tanto tempo, não consigo ter um insight para terminar o meu livro. ”

“Este paciente que apresenta sintomas de psicose possui ausência de insight”.

Considerações Finais

Compreender o que significa a palavra insight pode te ajudar a emprega-la da maneira correta nas diversas situações em que isso pode ocorre, como nos exemplos em que demos aqui. Além disso, o estudo da origem das palavras, no geral, faz com que você conheça algo que vai muito além de seus simples significados, mas também te ajuda a compreender heranças e influencias culturais que o mundo sofre o tempo todo. Ao se aprofundar no significado de uma palavra, então, você está se aprofundando também na cultura e na história. E esse tipo de conhecimento é muito valioso.