Língua Portuguesa

Longânimo é alguém amável, paciente e afetuoso

Muitas palavras na língua portuguesa podem apresentar ter um significado e ser algo completamente diferente. Esse é o caso de Longânimo, que quase nada tem a ver com o que parece. Afinal, nem tudo é exatamente como imaginamos, certo?

No caso, a palavra não é nem um pouco parecida com o caso da definição de Ignóbil, por exemplo. Isto porque este termo diz respeito a esse significado única e exclusivamente. E parece ser uma palavra difícil, mas tem significado até que simples. Infelizmente, não é isso que ocorre quando se trata do termo Longânimo.

Veja também – Currutela

Para tanto, convém conhecer melhor o termo e sua significação, não é mesmo? Leia o texto a seguir e descubra o que significa essa palavra.

O significado de Longânimo

Em primeiro momento pode parecer que Longânimo significa algo ligado à tristeza, ou seja, sinônimo de lânguido. Isto porque o modo como a palavra é escrita influencia bastante em nossa percepção. Porém, o significado deste termo está mais ligado à noção de respeito entre indivíduos.

Assim, caracteriza uma pessoa de extrema paciência, gentil e que está disposta a lidar com os outros. É caraterística presente em pessoas que lidam com o público continuamente, como a área do comércio ou da educação. É preciso muita paciência para lidar com os estresses diários e com tudo aquilo que aparece no meio do caminho. Portanto, cabe ser uma pessoa longânima sempre que possível. Essa característica está presente nas pessoas mais calmas e seu antônimo é a impaciência.

O termo também pode ser utilizado em termos formais ou literários para construção de caracterização de uma personagem. No entanto, o seu significado mais comum se encontra no ambiente religioso. Ainda mais naquele que é conhecido como o Cristianismo.

O Longânimo na religião

A característica de uma pessoa calma, gentil e extremamente paciente vem da religião cristã. Assim sendo, o temo Longânimo é geralmente aplicado como uma explicação da personalidade de deus ou seus ensinamentos. Entende-se aqui, porém que esse Deus não é exclusivamente o cristão, mas essa definição não se aplica aos Orixás afro-brasileiros.

O termo é utilizado pelos religiosos que optaram por seguir a Bíblia como livro sagrado, tais como os evangélicos, judeus e cristãos. No entanto, isso não significa que essa seja a única religião válida. É preciso sempre respeitar todas as vertentes, filosofias e modos de entendimento sobre a vida espiritual.

Além disso, Longânimo não é um termo exclusivamente dessas religiões. É mais comum, sim, porém não é exclusivo e pode ser utilizado em diversos contextos. Aliás, o termo se refere a uma forma de puro amor, de paciência e gentileza, seria errado proliferar ideologias equivocadas por conta do termo. Desse modo, não se deve utilizar essa significação para privar, insultar ou deslegitimar a opinião de outra pessoa.

Exemplo de uso

Ao se considerar que é um termo mais encontrado na religião, é comum que as pessoas confundam o seu significado. Desse modo, Longânimo não adquire novas significações no campo da religião. Ou seja, permanece sendo uma referência a pessoa com extrema paciência, gentil e calma. É aquela pessoa, portanto, que tudo suporta no mundo e ainda assim não insulta ninguém.

Esse ideal de paciência é baseado na própria imagem de Deus, que fez os homens a sua semelhança. Dessa maneira, essa característica é prezada por todos que decidem seguir o caminho do Senhor. Apenas dessa forma, a pessoa é capaz de compreender a realidade do outro e praticar a definição de empatia.

Logo, a palavra é utilizada para denominar as ações mais puras de Deus e que devem ser seguidas pelo homem. O exemplo mais famoso a respeito do termo é o momento em que se fala do amor e como ele deve se portar para que realmente seja considerado amor. Assim, o amor é longânimo, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Longânimo

O problema da escrita dessa palavra

Como já dito anteriormente, Longânimo sofre um pequeno problema em sua escrita que faz parecer que seu sinônimo é languido. É preciso esclarecer, porém, que não é exatamente um problema, mas uma característica da língua que acaba por causar um pouco de confusão. Assim sendo, não se trata da questão da polissemia, visto que não tem diversos significados.

Muitos menos esse detalhe está interligado aloque se conhece como homônimo, porque não é uma palavra com escrita parecida. Entretanto, é uma questão que está, sim, ligada ao som dessa palavra. Nesse caso, o uso da estilística da palavra se fez e maneira um tanto quando equivocada ao falar de sua definição.

Pode ser que isso tenha ocorrido por conta da derivação da palavra e sua mudança ao longo do tempo. Tanto é que a palavra acabou por cair em desuso e raras são as vezes em que se emprega o termo Longânimo. Ainda mais se você considerar as situações cotidianas, é mais comum usar a palavra “paciência”.

De todo modo, a causa dessa confusão se encontra na escrita da palavra, uma vez que a letra L juntamente do O dá essa ideia de algo mole, triste, preguiçoso. É justamente por isso que se costuma acreditar que languido é sinônimo do termo, porque a composição é quase que a mesma.

O desuso do termo

Ao se considerar a estilística do termo Longânimo e como está mais ligado a um ambiente religioso, a palavra caiu em desuso. Sendo assim, começou a deixar de ser usada pela maior parte da população com o passar do tempo. O que é normal e acontece com diversos termos o tempo todo. Aliás é comum que muitas palavras apareçam e depois desapareçam, caindo em desuso rapidamente, como é o caso das gírias.

Com Longânimo, por outro lado, a palavra ainda sobrevive em um ambiente específico, o que é ótimo. Isto porque demonstra a confiança e um linguajar próprio dessas comunidades. Logo, essas pessoas podem se diferenciar pelos termos utilizados e caracterizar sua identidade a partir disso.

Infelizmente, apenas demonstra como Longânimo deixou de ser utilizado pela maioria e fica a cargo apenas de comunidades religiosas. No entanto, isso não á um problema ou demonstra como estes são superiores a outras pessoas. Apenas significa que há preservação quanto ao termo, que há respeito e que não houve substituição pelo sinônimo “paciência”, “respeitoso” ou “afetuoso”.

About the author

yasmin