Expressões em inglês

Plot twist é uma mudança inesperada na narrativa de um filme. Confira mais e veja exemplos!

O que é um plot twist?

Plot twist é um termo em inglês que diz respeito à uma mudança inesperada em determinada narrativa, seja ela cinematográfica, literária ou até em jogos eletrônicos.

O termo é resultado da junção de duas palavras inglesas, plot, que quer dizer “enredo”, e twist, que significa “volta”. Desse modo, a tradução ao pé da letra das palavras é “reviravolta do enredo”.

Veja também – Significado de Brainstorming

O plot twist muitas vezes é o que chama a atenção do espectador e o que resulta boas avaliações em alguma obra, uma vez que o enredo está massivo e sem muitas surpresas, com uma reviravolta tudo fica ainda mais interessante. Afinal, quem não gosta de coisas inesperadas?

Um tipo de artimanha para alimentar as expectativas do público é o do falso protagonista. Trata-se de apresentar um personagem no início da história como sendo o personagem principal, mas, em seguida, este personagem é descartado (sendo geralmente morto). Este tipo de Twist é chamado John Red.

Plot twist e spoiler

O conceito de spoiler, que é a antecipação de fatos que acontecem em uma narrativa, muitas vezes pode prejudicar a execução de um plot twist. A explicação para isso é que o intuito da reviravolta é justamente contrariar, na maioria das vezes, toda uma lógica narrativa que o autor provoca no leitor/público. O conhecimento antecipado da reviravolta na trama, em quase todos os casos, compromete a revelação e pode tornar a sequência narrativa desinteressante.

Por esse motivo, o plot twist acontece normalmente no final de uma trama, este é conhecido como final surpresa, o qual induz o telespectador à repassar todos os acontecimentos da trama em sua mente para ligar os pontos e conseguir interpretar bem os novos acontecimentos. Por sua vez, os filmes que apresentam uma reviravolta inesperada são muito bem avaliados.

Plot twist em séries

As séries, por possuir um conteúdo gradativamente mais extenso que os filmes, muitas vezes tendem a apresentar o plot twist logo no início da narrativa, com o pretexto de prender o público e levá-lo a curiosidade. São algumas maneiras de plot twist: quebra da linearidade da narração; continuação inesperada de um aspecto da narrativa – personagem, ação ou história; plot fixo em um episódio específico ou permanente, aparecendo em todos os episódios; reviravolta; mudança de percurso e elemento inesperado ou surpreendente.

Como fazer um plot twist?

Se você é autor e deseja produzir uma história que irá chocar o seu público, é necessário pensar em um bom plot twist.

Primeiramente, junte todas as suas ideias relacionadas à história que está prestes a nascer, e reveja qual é o ponto de maior relevância dentro dessa narrativa. Levando isso em conta, tá na hora de imaginar os cenários e criar as melhores formas de surpreender o público.

Criar um plot twist não é algo fácil, mas, se pensado com bastante calma, pode resultar em um evento grandioso.

Filmes com plot twist

Aqui está uma lista de filmes com boas críticas e boas avaliações, resultantes de suas reviravoltas inesperadas de narrativa:

  • Clube da Luta
  • Jogos Mortais
  • Interestelar
  • O Grande Truque
  • Ilha do Medo
  • Cidadão Kane

Veja também:

About the author

Vitória Alice