Religião Geral

Conheça o conceito e significado de transgressão

O que é?

Transgressão significa transgredir, violar, infringir algo ou alguma coisa. A palavra está relacionada ao ato ou efeito de ultrapassar ou exceder normas ou condições predeterminadas ou que estabelecem limites para fazer algo ou alguma coisa, como violar as leis do estado, de trânsito, etc.

Definição

  • Origem: Do latim “transgretio.onis”.
  • Sinônimos: Desrespeito, infração, contravenção, desobediência, delito, crime, incumprimento, descumprimento, rompimento, quebra, violação.
  • Antônimos: Respeito, submissão, obediência, sujeição, subordinação.
  • Classe gramatical: Substantivo feminino.

Saiba mais sobre o significado de transgressão

Significado de transgressão

significado de transgressão pode ser empregado em diferentes sentidos, desde quando falamos de uma concepção geográfica, ao estipularmos um limite fixado para adentrar as águas do mar, por exemplo, até no âmbito ético-filosófico, que abrange preceitos religiosos e morais.

É possível empregar o uso desta palavra até mesmo em assuntos dentro da sociedade civil, como, por exemplo, em relação às leis do estado. Daí, é que surgem outros conceitos, tais como contraposições entre o bem e o mal, código e infração, mandamento e pecado.

Veja também – Piercing: história, significados e conceitos

Quem pratica uma transgressão é chamado de transgressor, enquanto quem ou o que sofreu esta ação é o transgredido. E a transgressão não necessariamente significa algo ruim. Um transgressor que busca inovar, fazer algo novo, tentar o ainda não ousado, está praticando uma transgressão.

Inclusive, ao longo da história, nós vimos vários transgressores romperem as normas vigentes de sua época e revolucionarem o mundo com grandes feitos, como é o caso de Galileu Galilei, por exemplo.

Portanto, nem sempre o significado de transgressão será usado como algo necessariamente negativo, a não ser em termos judiciais e religiosos, como vamos falar mais a seguir.

O que significa transgressão na Bíblia?

Significado de transgressão

Uma dúvida muito comum é sobre o significado de transgressão na Bíblia, ou seja, transgressão do preceito religioso. Apesar de parecer complicado, o fato é o que o sentido desta palavra sofreu algumas traduções na Bíblia Sagrada, o que acabou gerando alguma confusão na hora de interpretar os textos.

No Antigo Testamento, o termos originais utilizados são o “pesha” ou “pasha”, enquanto no Novo Testamento, eles são substituídos pela palavra grega “paraptoma”. Em português, todos eles, sendo no Antigo ou Novo Testamentos, são traduzidos como “transgressão” ou “rebelião”, que substituiu a palavra “crime” usada em versões mais antigas deste livro sagrado.

Em todo o caso, o significado de transgressão na Bíblia é empregado sempre quando as pessoas violam a confiança dos outros. No Antigo Testamento, a palavra “pesha”, do verbo “pasha”, por exemplo, é utilizada 93 vezes no texto original para descrever a traição dentro de um relacionamento, seja qual for o tipo, e não somente amoroso.

Por exemplo, no livro de 2 Reis 1, lê-se a seguinte passagem: “Depois da morte do rei Acabe, Moabe pasha com Israel”, que, traduzindo para o nosso idioma quer dizer “Moabe se rebelou/FOI TRANSGRESSOR contra Israel”. Para você entender ainda melhor, no hebraico bíblico, você não pashacontra alguém, você pashacom alguém. Isto é, você rompe/TRANSGRIDE a confiança com alguém.

Outro uso dessas palavras no original se refere a roubo. Em Gênesis 31: 36,Labão, tio de Jacó, procura todos os pertences do sobrinho e não encontra nada. Então, Jacó grita: “Qual é o meu pesha? Como eu violei sua confiança?”. Poderíamos traduzir como: “Quem é meu TRANSGRESSOR? Como eu violei sua confiança?”.

Já no Novo Testamento da Bíblia, os termos “pesha” e “pasha” passam a ser substituídos por “paraptoma”, quando o apóstolo Paulo se refere aos “quebradores de confiança”. Ele diz em Romanos 5:15: “Pois se muitos morreram por causa da paraptoma de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!”.

Da mesma forma, poderíamos traduzir como: “Pois se muitos morreram por causa da TRANSGRESSÃO de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!”.

Entendeu direitinho o significado de transgressão? Então, compartilhe esse artigo!

Até a próxima!

Veja também:

About the author