Meio Ambiente

Equinócio de outono: entenda o que é e como funciona

O equinócio de outono é um fenômeno sazonal que ocorre ano após ano. Assim sendo, suas particularidades são basicamente as mesmas. No entanto, algumas mudanças sempre acontecem.

Descubra hoje o que significa esse curioso termo e de que forma ele exerce influência em nossas vidas. Não deixe para ler mais tarde e aprenda agora tudo sobre o termo.

O que é o equinócio de outono?

Assim como o equinócio de primavera, o equinócio de outono é um momento em que o Sol cruza o Equador Celeste. Sendo assim, é o exato momento em que vemos o Sol atravessar a linha do Equador e iluminar igualmente ambos os hemisférios. O Sul e o Norte compartilham, então, dia e noite por doze horas igualmente.

Como assim? O equinócio de outono significa que o dia e a noite tem a mesma duração em tempo. Isso porque a inclinação da Terra é de 23,27 graus e durante o processo de translação, há um único momento que o Sol atinge igualmente os dois pólos terrestres. Por um dia inteiro, o equinócio evidencia um fenômeno único e dono de diversos mitos.

Durante um equinócio, o Sol ilumina especificamente uma das doze constelações conhecidas pela Astrologia. No de outono é em Peixes e no de primavera é em Virgem. Dessa maneira, percebe-se que o equinócio ocorre apenas duas vezes ao ano e não é tão simples assim decidir o seu dia.

Através de uma análise profunda a respeito dos astros, seus comportamentos e o movimento da Terra, pode-se ter uma ideia do dia em que o equinócio de outono acontece. No ano de 2020, por exemplo, ocorrerá no dia 20 de Março exatamente a meia noite e cinquenta, enquanto que em 2019 ocorreu no mesmo dia, mas no horário das vinte e uma e cinquenta e oito.

As datas e horários diferentes se explicam pelo tempo da Terra com relação ao tempo dos astros. Como não são os mesmos e consideramos o ano bissexto em nosso calendário, a data tende a se alterar em alguns anos. Desde 1950, por exemplo, apenas em 21 anos a data do equinócio de outono ficou no dia 21 de Março e não no dia 20.

Equinócio de outono

Que importância tem o equinócio de outono?

Equivalente ao solstício de verão, por exemplo, o equinócio de outono é um marco crucial para as estações. Nesse caso em específico, o equinócio que ocorre em Março marca o dia em que o outono se inicia. Além disso, marca um dos dois únicos dias em que o sol e a noite tem a mesma duração.

No entanto, é preciso estar atento a um detalhe sobre a inclinação da Terra. Ainda que a inclinação permita que os dois hemisférios recebam igual intensidade de luz solar durante dois dias o ano inteiro, as estações não são idênticas. No Brasil, o equinócio de outono marca, de fato o outono, e isso se estende para todos os países do hemisfério Sul. No Norte, entretanto, o equinócio marca o início da primavera no mês de Março.

É preciso lembrar também que os solstícios também ocorrem de maneira diferente. Enquanto no Sul o equinócio de outono é seguido pelo solstício de inverno, o contrário ocorre no Norte, em que a primavera é seguida do Verão nos meses de Março e Julho, respectivamente. isto ocorre justamente por conta da inclinação da Terra, que incide raios diferencias durante os solstícios.

Em Julho, a inclinação da Terra torna o Norte mais próximo do Sol e portanto o dia dura mais que a noite. Enquanto isso, o Sul não recebe a mesma incidência de luz solar e é a noite que dura mais tempo, entendeu?

Curiosidades sobre os equinócios

Antigamente, era comum que os povos comemorassem os equinócios de diversas formas, A celebração era regada com muita comida e , afinal, era um dia único na Terra. Sendo assim, o equinócio de outono em específico era celebrado mais pelos nórdicos e os cristão com relação a Páscoa.

Há quem  acredite, ainda, que o momento de equinócio fornece uma energia igual entre a luz e as trevas e, portanto, deve ser aproveitada. Dessa forma, a energia que circula pelo planeta Terra neste momento é tão única que é capaz de se ser utilizada para diversos fins.

Com o equilíbrio da espiritualidade e com algumas pedras e cristais, meditar em dia de equinócio de outono pode mexer com a energia conhecida como Aura.

Dessa maneira, é um momento único que deve ser celebrado em silêncio e apenas entre o indivíduo. O equilíbrio depende apenas daquela pessoa e a energia utilizada do Sol que incide sob a Terra nesse momento deve ser aproveitada com sabedoria.

A importante mudança no clima também se reflete em nossas vidas. O nosso humor acompanha a névoa que se forma durante o outono e o clima mais seco parece mostrar a nós que pouco existe esperança no mundo. É o momento de recolhimento e reflexão para muitas pessoas até que o solstício de inverno inaugure uma nova fase.

Assim, é importante se resguardar, garantir que as energias fiquem em nosso interior. É o momento em que mais se precisa ouvir a si mesmo para a celebração. Apenas desse modo, algumas religiões acreditam, que se pode evoluir junto da natureza.

Equinócio de outono

Tá, mas e se não acredito em nada?

Se você não acredita em nenhuma religião ou filosofia de vida, pode parecer que essa data é insignificante. No entanto, a data é representativa para qualquer pessoa, uma vez que marca o ritmo do clima. Assim sendo, é no momento do equinócio e do solstício que conseguimos elaborar nossos calendários e prever as posições dos planetas.

Saber dessas informações não é importante apenas para a Astrologia, mas para a ciência como um todo. O equinócio de outono é um importante marco e suas variações demonstram como tentamos compreender o funcionamento do tempo e do clima em nossas vidas. Não é apenas um dia como qualquer outro, é importante para compreender melhor tudo que nos norteia no Universo.

Você sabia de tudo isso sobre o equinócio de outono? Sabe mais alguma curiosidade que queira compartilhar? Comente abaixo suas opiniões!

About the author

yasmin