Língua Portuguesa

O que é sofrência? Qual o significado? Como surgiu e se popularizou?

Você que é mais velho deve ficar ouvindo algumas expressões que a garotada fica falando e se perguntando: “que diacho é isso?”. “É trollagem” pra cá, “camelando” pra lá e parecem que estão falando outra língua. Alguns têm verdadeira aversão por esses neologismos que surgem entre os mais jovens por entenderem que é fruto de ignorância mais ociosidade, mas outros se divertem, gostando de aprender expressões novas e admirando a criatividade da juventude. O termo que surgiu há não muito, quer dizer, se popularizou há não muito e que vamos avaliar hoje, é “sofrência”.

Não faz ideia do que seja, não é? Ou não tem certeza, mas poderia palpitar. Não se preocupe, nem você e nem o corretor do Word, onde se digita esse presente texto, sabe o que é sofrência, vejo um risco vermelho encarnado sob a palavra, e nem adianta procurar no dicionário porque o pai dos burros nesse caso é que precisa consultar o outro dicionário, o das ruas, a linguagem que o povo fala, ou, claro, sites como o Definição.Net que vive pesquisando as definições dos termos que andam mais em alta para facilitar a vida dos que estão pesquisando sobre o assunto na web.

Veja também – Significado de amianto

É um neologismo, a língua é mutante, vive em constante transformação, sofrendo influências de soluções/ideias criativas de populares ou de outras línguas e muitas palavras passam a ser usadas sem reconhecimento dos dicionários que levam tempo para serem atualizados.

Um exemplo é a palavra “ibope”, que hoje significa, está atrelada, a baixa ou muita popularidade de algo ou alguém por causa do serviço desempenhando pelo instituto de estatística que faz pesquisas de opinião e estudos de mercado que avaliam quanto um determinado programa recebe de audiência durante sua exibição. Ela passou a ser de uso popular e por muito tempo ficou a margem dos dicionários até finalmente ser reconhecida como um novo termo de nosso idioma.

Será que o mesmo irá ocorrer com a tal de sofrência? Bem, isso só o tempo dirá. Por ora, vamos nos ater o seu significado para que não fique boiando quando ouvir o seu filho ou neto usando a expressão.

Saiba sobre o significado de sofrência a seguir.

Confira!

Chega de sofrência

Para acabar de vez com essa dúvida, já adiantamos que sofrência é um neologismo. E que é um neologismo, caso não saiba o significado?

É a formação, o emprego de palavras novas que são derivadas de termos já existentes, geralmente, provenientes ou não da língua materna.

Ou seja, sofrência é uma palavra que deriva de outras, é um mistura de dois termos que “deu a luz” a uma terceira, no caso, sofrência. É um mix que teve como base palavras da língua portuguesa.

A saber: sofrimento e carência.

Junte a primeira parte de sofrimento com a segunda parte de carência e, tchan-tchan-tchan-tchãn: habemos sofrência.

Mas em qual circunstância o termo é empregado? Em qual contexto? Qual a ideia central dessa nova expressão que se popularizou Brasil afora?

Veja abaixo.

sofrência

Explicando a sofrência

Pelas palavras na qual se origina já é possível ter alguma ideia, noção do que se trata. Está relacionada a um problema emocional, a um estado de espírito perturbador.

Mas não é uma instabilidade emocional qualquer, porque existem várias, podemos passar por diversas durante o dia ou semana, raiva, euforia, tristeza, apatia, enfim.

A sofrência é empregada para se referir a situação de um abalo emocional derivado de uma decepção ou frustração amorosa. Essa frustração também é conhecida por um termo mais popular, a “dor-de-cotovelo”.

Situação que ocorre quando há grande afeição por uma pessoa no campo afetivo essa pessoa a ignora, seja pela inabilidade de externar o forte sentimento cultivado em relação a ela, seja por circunstâncias, complicadores, impedirem a manifestação desse sentimento, como do objeto de desejo está se relacionando com um terceiro, parente ou amigo, ou a rejeita, execra a ideia, a hipótese de um vínculo mais forte e duradouro, seja por não sentir qualquer tipo de apreço pela pessoa, seja por não sentir qualquer tipo de atração física, desejo, pelo interessado, seja por não esta emocionalmente preparada para uma relação como a que se pretende.

Essa indefinição, esse estado de guardar um segredo amoroso para si, esse impasse gerado internamente por não conseguir simplesmente se desfazer da ideia, do sentimento, ao ouvir uma resposta negativa da pessoa apreciada, é a condição onde se emprega o neologismo de uso corrente pela garotada, sofrência.

sofrência

Como surgiu e como se popularizou?

Aqui pode parecer uma zona cinzenta até para quem é familiarizado com o tema e sabe quando esse termo ganhou força no país e literalmente a boca dos brasileiros de norte a sul.

Como se trata de um neologismo não há um registro do momento, do período exato do advento da palavra. Muitos jovens podem pensar que tenha se originado de uma música de um cantor sertanejo que estourou nas paradas de sucesso em anos recentes, mas o fato é que a palavra sofrência já foi usada em uma música de os Originais do Samba na década de 1960. Ou seja, seu emprego é bem anterior ao momento de sua popularização.

Ela ganha sobrevida e ganha uso mais corrente com as canções do “rei do arrocha”, cantor baiano Pablo. Com o sucesso de uma de suas músicas que gerou milhares de visualizações no Youtube e foi reproduzida nos principais meios de comunicação.

O sucesso ganhou dimensão tal que o termo sofrência passou a designar um estilo musical na qual o cantor se insere, que por sua vez recebeu a classificação de subgênero do sertanejo.

Esse estilo de música se caracteriza por misturar sertanejo, brega e arrocha.

Apesar dessa classificação, não se trata de um novo estilo de música, pois esse estilo de sertanejo existe desde os anos 1970 do século passado e se manteve em alta até os anos 90, quando caiu em desuso. Grandes representantes desse estilo são os cantores Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó, João Mineiro e Marciano.

Gostou desse conteúdo sobre sofrência?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de língua portuguesa.

About the author

yasmin