Expressões em inglês

O que é swag? Quais os possíveis significados?

Swag

Pela música, redes sociais e até nos ambientes mais fashionistas, o termo swag tem causado tanto alvoroço quanto dúvidas. E, para você conhecer mais sobre seu uso e possíveis significados, acompanhe nosso artigo e descubra como usar corretamente essa gíria.

O termo swag

Pelo que conferimos, o termo swag é uma gíria de origem inglesa, comumente usada para significar algo maneiro, legal e descolado. Assim, quando alguém diz que certa pessoa possui estilo swag, quer dizer que ela tem aparência e estilo, tanto pela atitude quanto pelas suas roupas.

Analisando sua etimologia, o termo ocorreu de uma contração do vocábulo escocês swagger, que nada mais é do que uma palavra empregada para descrever a moda usual dos habitantes locais. Já para os Estados Unidos, o termo swag foi adotado ao vocabulário como gíria que ajuda a descrever o que é cheio de estilo, bonito e maneiro.

Há ainda uma outra versão, onde swag pode significar muamba ou mercadoria ilegal. Como você pode ver, a palavra varia muito de significados, mas ainda temos muitas dúvidas e curiosidades para você aprender.

Popularização do termo

Assim, como a moda vai mudando, a linguagem também evolui. Foi assim que o vocábulo começou a se popularizar, entrando nas linhas e frases do rap em terras norte-americanas. Dizem que Jay-Z, no ano de 2001, foi o primeiro cantor a utilizar swag no contexto de “ser cool”.

Dessa forma, o termo ganhou fama e, nos dias de hoje, são vários os grandes nomes da cena hip-hop que a empregam no dia-a-dia e em suas letras, como Lil Wayne e Soulja Boy. Claro que tudo isso levou o termo swag para a Internet.

Desde quem quer ostentar seu estilo até fazer elogios, a palavra chegou a ser usada até para piadas, gerando um interesse maciço em redes sociais como o Facebook e sites diversos. Nessa área, a palavra também virou memes e ganhou muitas versões.

Swag

Swag pode ser uma sigla

Outra possibilidade para o termo swag é que ela pode ser uma sigla que significa “secretly we are gays”, embora que a use geralmente emprega o vocábulo mais voltado para definir que certa pessoa tem muito estilo. São tantas as possibilidades e seu uso é tão variado, que ela roda o mundo apresentando usos excessivo e diferentes empregos.

O swag e a moda

Com tanto poder e na ponta da língua, o termo virou muito mais que uma simples palavra nos dicionários. Ela acabou por virar uma mistura de influências entre diferentes estilos, sejam visuais, culturais ou mesmo musicais, como o rap, hip-hop e até mesmo o R&B.

Para chegar ao underground, alguns dos elementos que podem compor seu significado garantem um ar bem moderno e despojado, ressaltando aquele look bem street. No caso dos acessórios relacionados à moda swagger, é comum a galera usar pulseiras e correntes douradas, camisetas bem largas, joias nos dentes e bonés variados.

Enfim, como não podíamos deixar de citar, swag é parte do universo da moda também, apresentando uma definição alternativa para constatar que alguém é maneiro e tem atitudes impressionantes. Assim, ela acabou caindo no gosto de adolescentes e jovens por todo o globo, ficando muito relacionada a pessoas que gostam de se vestir de modo irreverente.

Swag nas redes sociais

Tendo a palavra swag como uma gíria de origem na língua inglesa, ela também chegou rapidamente e ficou popular em todas as redes sociais, representando o conceito de como uma pessoa se veste, reforçando essa tese. Com toda essa popularidade, a internet acabou se tornando área livre para o surgimento de memes criativos e divertidos com o termo swag.

O termo nas músicas e memes

Quer saber onde encontrar o vocábulo swag facilmente? Para quem se liga num hip-hop, vive conectado em redes sociais e é gamer alucinado, fica fácil encontrar este termo de quatro letras. E saiba que ele ainda pode variar desde memes e nomes de usuários até as músicas mais tocadas.

E aqui o significado costuma ter a mesma origem e significado. Ao ser usada como gíria entre a galera norte-americana, swag tem o mesmo valor que a palavra “estilo” que usamos por aqui. Sendo uma derivação da palavra swagger (escreve-se swagga), a melhor definição para o termo é usá-lo como adjetivo para garantir que alguém é muito bom no que faz. Ou seja, a pessoa tem swag.

Para valorizar essa onda, saiba que a maioria dos memes são bem curiosos e engraçados, onde são feitas cenas de poses engraçadas ou passos de dança, ironizando e destacando a moda swag usada por uma infinidade de celebridades que adotam o estilo. Para zombar de outros músicos, ainda existem frases e versos de músicas com imagens e o termo swag.

Falando mais de música, a gíria swag também é muito usada por artistas como o astro pop Justin Bieber e seu guarda-roupa cheio de novidades swagger.

Swag

Mas o que é swagger?

Dentro dos versos de hip-hop, é fácil encontrar a presença da palavra swagger, assim como nas músicas de Kanye West, Lil Wayne e do já citado próprio Jay-Z. Saiba que a palavra swagger é um vocábulo alternativo que remete mais à atitude.

Termo que derivou a palavra swag, ele significa mais o jeito de se comportar de certa pessoa e até mesmo definir seu estilo de vida. Podemos dizer que aquele que tem swagger é o centro das atenções, passando ares de extrema e excessiva autoconfiança e mesmo muito ostentação.

No dia-a-dia, seria aquele amigo ou amiga que veste apenas roupas cool e fashionista, fala em gírias e se liga muito em moda. Esse é aquele tipo que tem swagger.

A dificuldade em entender gírias atuais

Você já deve ter ouvido, em shoppings, escolas e baladas que gírias e muitos outros termos da moda acabam surgindo nesses locais. Mesmo assim, apenas algumas conseguimos entender de imediato, enquanto outros, precisam de mais contexto e ficam complicadas para se absorver.

Sendo assim, mais um termo da moda que complica a vida de muita gente, ainda podemos ressaltar que muitos adolescentes acreditam que o termo swag é uma referência às roupas do Justin Bieber ou algum astro do rapper com a mesmo estilo.

Enfim, há ainda quem diga que o termo swag é uma referência àquelas calças “cagadas”, enquanto outra parte acha que seu significado é apenas uma referência para quem quer aparentar estilo, mas o tem.