Tecnologia

Significado e tradução da palavra “upgrade” (e exemplos de aplicação)

Upgrade

Upgrade, traduzido como “atualizar” em português brasileiro, é um jargão popular na área de computação como “backup” e derivados. A linguagem é utilizada para denotar as novas atualizações disponíveis a um produto. Isto é, quando determinado produto disponibiliza uma versão mais recente para download. Essa atualização é chamada upgrade.

O jargão é amplamente adotado por integrantes das áreas de eletrônicos e informática. Quando se trata de equipamentos, o termo pode ser empregado como denominação de troca de firmware, hardware ou software.

A troca dos programas são feitas por versões mais recentes ou melhoradas, livres de antigos erros – os famosos bug.

O objetivo da troca é acrescentar funcionalidades novas ou aperfeiçoar e corrigir as pré-existentes.

Significados de upgrade

No caso das compras de aparelhos de laptop novos e da mudança de peças, o upgrade (troca) pode se chamar patch.  

Quando se fala de MP3 e demais formatos de áudio, upgrade ganha sua própria denotação. Nestes arquivos, upgrade diz respeito à substituição de qualidade no arquivo por um de codificação melhorada.

A noção de upgrade é muito abrangente e variada no campo da informática. Ela pode ganhar uma série de gêneros e subgêneros que levem o termo a sua própria interpretação. Esses gêneros são definidos de acordo com a finalidade e função de cada upgrade empregado.

Upgrade de software

Um software deve ser atualizado pelos mais diversos motivos e razões. Desde para implementar a ele um novo recurso, até uma atualização menor para guinar a performance.

Em tempo, um software pode passar por atualizações maiores e significativas a fim de mudar a versão. Em outros casos, essa mudança pode ser mais radical, alterando completamente o produto geral.

Em alguns casos, o upgrade pode vir como uma ferramenta para reparar falhas no sistema ou erros na segurança.

Algumas das ferramentas usadas para o upgrades de softwares podem ser listadas como:

  • APT
  • PackageKit
  • YaST
  • Windows Update
  • RPM
  • Windows Anytime Update
  • Yum

Upgrade

Upgrade de rotina

Os upgrades de rotina, como o nome sugere, são atualizações menores. O seu impacto no sistema é baixo, bem como os riscos de terminar em um processo desastroso. Os upgrades rotineiros focam em problemas de escala menor e pequena expressão. Eles tendem a ser lançados para corrigir bugs menos relevantes, que pouco ou nada interferem significativamente. Em outras palavras, o upgrade de rotina potencializa a boa performance de seu software otimizando a operação.

Acréscimo de função

A adição de novos recursos e funcionalidades podem ou não alterar na versão atual e dominante. Se a versão em uso do software for alterada, o nome correto a ser utilizado é upgrade de produto. Do contrário, é um upgrade que tem como intuito adicionar recursos ou operações novas ao software. Nesse caso, chama-se somente upgrade de adição.

Upgrade de segurança (hardware)

Já no ramo de jogos para computadores, o upgrade utilizado visa atualizar os hardwares. As atualizações de jogos se concentram em otimizar e atender as demandas e novidades do mercado. Afinal, os softwares mais atuais requerem uma potência maior às máquinas. O upgrade de segurança também serve para fins de comparação entre o desempenho das peças. Essa medida é chamada de benchmarks. Elas são desenvolvidas para comparar os benefícios que são acrescentados com o upgrade do hardware. Ele analisa diversos aspectos de relevância e impacto: consumo de energia, desempenho, performance  e quaisquer outros atributos pertinentes à aquisição dos consumidores ao produto.

Upgrade do firmware

Em um equipamento de caráter eletrônico, o upgrade é um grupo instrucional de operações diretamente ligado.  O conjunto é ganha um armazenamento passageiro em um chip – também chamado de circuito integrado. Ele administra a memória do famigerado hardware. Entre eles, EEPROM? PROM, ROM ou EPROM, com um único E. Esse corresponde a memóris de flash, isto é, a criação do componente em tempo real.  

Após essas diferenciações, tende a surgir a dúvida: qual a diferença, concreta ou simbólica, de update para upgrade? Os termos com certeza causam dúvida pela semelhança. E, não raro, causam dúvidas aps cidadãos mais leigos dos jargões informáticos. Abaixo, tiraremos suas dúvidas sobre a diferenciação desses termos e conceitos da computação.

Update e upgrade, qual a diferença?

Não raro, estes dois termos semelhantes sãp confundidos pelos internautas. É comum que as expressões update e upgrade sejam usadas comp sinônimos, mas não é certo.  Muito embora dividam semelhanças, as palavras carregam sentidos diferentes. A metodologia e esquematização de ambas os conveitos merecem exceções e alguma atenção diferenciada.   

A ideia de update se relaciona com o método de atualização substituinte. Ela manifesta uma troca em recursos e programações gerais.  Enquanto isso, o upgrade é aplicado em cenários mais vastos e amplos. O update se caracteriza como substituição e troca, enquanto o upgrade é adição e acrescentamento.

É de suma importância notar que um dos conceitos está reservado exclusivamente ao campo computacional. Nesse caso, tende a ser incoerente outras aplicações. De maneira que o upgrade transmita maior qualidade e abrandamento.  É importante observar, assim sendo, que alguns termos tecnológicos e high-tech ficam reservados às suas áreas.

Abaixo, você poderá conhecer conceitos e contextos para o upgrade. Isto é, situações e considerações onde pode ser utilizado corretamente.   

Upgrade 

Upgrade e suas aplicações

“Maria deu um upgrade no visual!”

Na frase, upgrade é usado fora do contexto da computação. O frase indica que Maria: melhorou, mudou, reformou, otimizou e/ou mexeu no visual.

“Estou baixando um upgrade pro programa”.

Na frase, upgrade é usado dentro do contexto da computação e informática. A frase indica: novidade, renovação, melhoria, inovação, atualização.

“Demos um upgrade na cama”

Na frase, upgrade é usado fora do contexto da computação e informática. A frase indica: apimentar, temperar, inovar, movimentar, esquentar.

“Essas olheiras dizem que você está precisando de um upgrade”

Na frase, upgrade é usado fora do contexto da computação e informática. A frase indica: descanso, revigoração, cafeína.

“Um novo upgrade foi disponibilizado”

Na frase, upgrade é usado dentro do contexto da computação e informática. A frase indica: atualização, renovação, melhoria, novidade.

“Esse livro deu um upgrade no meu cérebro!”

Na frase, upgrade é usado fora do contexto da computação e informática. A frase indica: evolução, otimização, salto, reforma, avanço.