Língua Portuguesa

Famigerado: significados e conceitos

É comum ouvimos uma palavra ou expressão sendo utilizada sempre em determinado contexto e com isso adquirimos uma noção de seu significado, mas quando instados a explicar exatamente o que é essa definição, ficamos surpresos por perceber que jamais consultamos um dicionário ou outra fonte de pesquisa para termos ciência da definição precisa, exata, do termo específico. Uma dessas palavras e que será motivo de maiores detalhes no presente artigo é “famigerado”.

Já deve ter ouvido ou lido o termo antes, não? Normalmente é empregado para se referir a algo ou alguém de forma pejorativa, mas será que pode ser classificado como um adjetivo depreciativo?

Veja também – Significado de delator

É comum verificar o uso da palavra famigerado em contextos, em situações como essas:

“O segundo filme da franquia foi a mais aguardada e famigerada”.

“O famigerado técnico da Copa de 1990 retornou”.

“O famigerado astrólogo obcecado por c*”.

“Foi a mais famigerada das decisões em um século de existência”.

“O livro famigerado do autor que o colocou em desgraça”.

“O famigerado presidente que apresentou para a família tradicional o chuveiro dourado”.

“A famigerada partida que pôs o time em colapso”.

“O jogo famigerado que enterrou a franquia por mais de uma década”.

“O famigerado humorista que era contra o feminismo, políticas de apoio a minorias e direitos trabalhistas. Em suma, não via graça no Iluminismo”.

“A música famigerada que foi alvo de censura em vários países do mundo”.

Ou seja, com esses exemplos fica-se entendido que não parece bom negócio ser famigerado em algo. Mas saiba que o termo, apesar de ser mais empregado com determinada finalidade, detêm significado, ao menos mais de um significado, que alivia um pouco a sua imagem.

Se você ficou curioso para conhecer a definição exata da palavra famigerado, do seu significado ou significados, continue na leitura, pois responderemos todas as questões relacionadas ao assunto.

Saiba mais sobre famigerado a seguir.

Confira!

Famigerado

Definindo famigerado

Existem ao menos dois usos correntes da palavra famigerado. O primeiro, talvez, o menos conhecido é para se referir a uma pessoa muito popular. Veja alguns exemplos:

“O filho famigerado do Dr. Teteco”.

“A caçula famigerada do 315”.

“O mais famigerado dos executivos da construtora”.

“A balada famigerada do Baixo Augusta”.

“O prato famigerado do chefe narcisista, autoritário, arrogante, estúpido, possessivo, intratável, mas muito competente, o que torna tudo o mais perdoável nessa sociedade de verdadeiros glutões”.

Claro que e não estiver inteirado das definições possíveis da palavra a interpretação pode se tornar dúbia, equivocada, errônea.

Para evitar tal erro, confira, para fins de fixação, a origem etimológica da palavra.

Famigerado vem do vocábulo latino “Famigeratus” cujo significado em nosso idioma seria o mesmo que “famoso”, “afamado”.

Ou seja, nem sempre ser referido, classificado, apontado como um famigerado significa algo ruim, pois a fama, a celebrização pode ocorrer tanto de maneira negativa, como positiva.

Um empresário bem sucedido pode ser considerado um famigerado sem ver motivo para se sentir ofendido, pois se trataria de uma constatação óbvia do fruto de seu empenho, de seu trabalho.

O emprego mais popular

Já um agressor de uma mulher ou criança também pode se tornar um famigerado, no entanto, será alçado nessa condição da pior maneira possível.

Um indivíduo pode se tornar um famigerado, independente da qualidade de seus atos, em razão de sua vida profissional, amorosa ou pelos locais que frequenta.

Contudo, como deve desconfiar, há o emprego mais popular, esse sim com caráter pejorativo.

Famigerado também é recorrido para designar uma pessoa conhecida, não necessariamente em grande escala, mas dentro de uma comunidade, um círculo social comum, pequeno, restrito, embora a repercussão possa romper fronteiras e ter alcançe ilimitado, por ter má índole, ou apresentar tal fama, ser considerada um tipo suspeito, mal conceituada perante o coletivo que a cerca.

Famigerado

Uma terceira significação

Há ainda outra forma de uso da palavra famigerado e que se mantém no campo dos adjetivos negativos.

Usa-se também para as ocasiões de se classificar, referir, apontar, descrever a ocorrência em que uma determinada pessoa toma para si um pertence de um terceiro, de outra pessoa. Famigerado seria o equivalente a “bandido”, “mau caráter”, “malfeitor”, “crápula”, “desonesto”, “imoral”.

Portanto, é sempre prudente ter ciência, considerar o contexto em que se faz uso do termo, o histórico da pessoa que recebe tal denominação, classificação, adjetivo, para que se interprete da melhor forma, da forma correta, o porquê de se escolher tal palavra para se referir, descrever um determinado tipo.

Sinônimos de famigerado

Veja a seguir quais palavras são consideradas como sinônimos do termo analisado neste artigo. São elas:

  • Célebre;
  • Afamado;
  • Celebrado;
  • Famoso;
  • Notável;
  • Suspeito;
  • Estranho;
  • Renomado;
  • Famígero;
  • Popular;
  • Conhecido.

Mais exemplos de frases com famigerado

Segue mais alguns exemplos de frases valendo-se dos significados de famigerado para que compreenda seus possíveis usos:

“A famigerada série da HBO que mudou o patamar das produções televisivas”.

“O famigerado arco de Frank Miller que colocou o herói mais próximo do sal da terra e longe das pirotecnias dos supervilões fantasiados”.

“A famigerada obra do Ronin em busca de vingança que levou seu autor ao estrelato e ajudou a difundir a cultura japonesa ao longo do século XX – e até o presente”.

“A famigerada obra do escritor gaúcho que o fez se tornar campeão de vendas”.

“O famigerado filme do diretor brasileiro que ajudou a glamorizar e popularizar a barbárie nas favelas”.

“A famigerada atriz que tem medo de índio, de sem-terra, de metalúrgico, mas não de corruptos e de suas terríveis encenações”.

“O famigerado presidente de um grande clube paulista cujo momento de maior glória será o de confirmar a sua saída”.

“O famigerado jogador de futebol que quando sai para a balada, quer se tratando como homem, mas na ocasião de assinar contrato e pagar impostos, quer se tratando como menino. É o novo Shazam”.

“A famigerada professora Rose que não dá aulas, mas um show batido de Stand-up”.

“O famigerado gerente que desconta toda a sua frustração e revolta por sua irrisória genitália nos funcionários impotentes”.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

About the author

yasmin